Nas trilhas das Minas Um pouco sobre as maravilhas do Estado de Minas Gerais



Com uma culin?ria de dar inveja e recantos carregados de hist?ria, Minas Gerais torna-se um roteiro de cultura e lazer. Para voc? aproveitar os feriados de abril, a equipe ACESSA.com traz uma pequena mostra do que pode encontrar por a?.

O estado foi palco de descobertas da riqueza de min?rios do pa?s. Do ouro ?s pedras, Minas viu muita gente abrir caminhos por suas terras e derramar sangue por seus tesouros. Do brilho da Mica (o ouro de tolo) da serra de Ibitipoca a Ouro Preto. De Tiradentes ? Diamantina.




Ibitipoca

O munic?pio de Lima Duarte abriga o belo parque natural de Ibitipoca, com rochas claras e ?guas escuras. O Arraial de Concei??o de Ibitipoca esconde hist?rias de bandeirantes e inconfidentes, hoje lembrados, por exemplo, na figueira centen?ria, onde foram enforcados, em frente ? igreja matriz. O artesanato em madeira, os tapetes e colchas de tear e a culin?ria com o tradicional p?o de canela e o escondidinho (caldo de mandioca com carne seca e queijo). Os costumes locais noivas s?o uma viagem ? parte. N?o ? dif?cil esbarrar com uma noiva que foi roubada da fam?lia. O acesso ainda ? o maior empecilho e respons?vel pela preserva??o do local.

Localiza??o Dist?ncia Custo

Ouro Preto

Ouro Preto foi a sede de um dos mais importantes movimentos pela independ?ncia do Brasil, a Inconfid?ncia Mineira, e ainda abriga a obra de Ant?nio Francisco Lisboa, Aleijadinho, o mestre barroco do pa?s. Tombada como Patrim?nio Cultural da Humanidade, Ouro Preto exibe monumentos religiosos como a Igreja Nossa Senhora da Concei??o de Ant?nio Dias, Igreja S?o Francisco de Assis, Igreja N. S. dos Pretos do Alto da Cruz, Igreja N. S. do Pilar. A Casa dos Contos, que serviu inclusive de c?rcere para os inconfidentes, o Teatro Municipal, o Museu da Inconfid?ncia, a Casa Thom?s Ant?nio Gonzaga e atrativos naturais como o Parque do Itacolomi s?o outros pontos d?gnos de visita.

Localiza??o Dist?ncia Custo

Diamantina

N?o menos preciosa, Diamantina tamb?m ? Patrim?nio Cultural da Humanidade. Oriunda do Arraial do Tijuco, foi com a descoberta do diamante no s?culo XVIII, que o Arraial se tornou mais pr?spero. O povo extremamente musical ? rico em bandas e, aos s?bados, faz serestas. Tamb?m s?o habilidosos com a tape?aria, ouvesaria e lapida??o de pedras. A Igreja Matriz de Sant'Ana, a Bas?lica do Sagrado Cora??o de Jesus, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim dos Militares, a Casa de Chica da Silva, o Passadi?o das Dores, o Caminho dos Escravos, e o Mercado dos Tropeiros s?o alguns dos pontos tur?sticos.

Localiza??o Dist?ncia Custo

Tiradentes

Em pleno m?s de abril, podemos homenagear o m?rtir mineiro Joaquim Jos? da Silva Xavier, o Tiradentes, que deixa o nome para uma cidade que ficou famosa por abrigar um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil, sem ter sala fixa de cinema. A cidade tamb?m abre espa?o para a gastronomia e para os motociclistas. Cheia de pontos tur?sticos como o Largo das Forras, o Largo do ?, Chafariz, a igreja Nossa Senhora das Merc?s e a Matriz de Santo Ant?nio e a Maria Fuma?a.

Localiza??o Dist?ncia Custo

S?o Jo?o del Rey

Embarcando no trem de Tiradentes, a pr?xima parada ? em S?o Jo?o del Rey, munic?pio que recebeu este nome em 1713 em homenagem a Dom Jo?o V, rei de Portugal. Na ?poca da Inconfid?ncia Mineira, a Vila de S?o Jo?o del-Rei chegou a ser escolhida para abrigar a nova capital do pa?s. T?pica cidade mineira, com suas ladeiras crivadas de igrejas barrocas e casar?es, chama a aten??o tamb?m pela quantidade de museus e espa?os culturais. No passeio ? cidade tamb?m vale a pena ver o memorial em homenagem a Tancredo Neves, ex-presidente eleito, natural de S?o Jo?o del Rey. No equisito eventos, o Inverno Cultural de l?, em julho, costuma atrair turistas de todo o pa?s pela qualidade de suas atra?es, em oficinas, mostras e shows.

Localiza??o Dist?ncia Custo



Informa?es pesquisadas nos sites de cada cidade. Mat?ria produzida pela rep?rter Fernanda Monteiro em 2004