O que nos cerca A regi?o oferece ?timos circuitos de viagens,
at? mesmo quando o tempo e a grana est?o curtos!



Vista panor?mica da
cidade de Tiradentes,
sob o olhar da Matriz de Santo Ant?nio. Em segundo plano, a Serra de S?o
Jos?.
Em tempos bicudos como esse, que a grana anda curta, o barato pode estar bem perto. Em todos os sentidos! No feriado, a dica ? curtir as cidades da regi?o, que oferecem bons e variados roteiros tur?sticos, com pre?os bastante acess?veis.

Aqui, a programa??o passa pelo caminho do ouro, em algumas belas cidades mineiras, pela rota do caf?, nas fazendas hist?ricas do Vale do Para?ba, e aventura-se no ecoturismo. A escolha ? dif?cil, mas o roteiro privilegiou cidades pr?ximas a Juiz de Fora, dado o pequeno tempo das viagens e os custos mais baixos.

Hist?ria contada atrav?s da arquitetura
Matriz de Santo Ant?nio, em
Tiradentes Seguindo pela BR-040, sentido de Belo Horizonte, uma das op?es de viagem nos leva a Tiradentes e a S?o Jo?o Del Rey. Parece que uma n?o vive sem a outra, pois estas cidades s?o t?o pr?ximas que vale a pena conhecer as duas. Tudo no mesmo dia, at? d? tempo, mas n?o ? aconselh?vel, j? que s?o muitas as atra?es.

Chafariz de S?o Jos?, em
Tiradentes As ruas de p?-de-moleque encantam, n?o menos que seus monumentos, igrejas e casarios coloniais. Em Tiradentes, tudo ? perto. A cidade ? pequenininha e d? para conhecer num dia s?. Visitar a Matriz de Santo Ant?nio ? quase que uma obriga??o, pois ? a mais bela obra arquitet?nica da cidade. Com seus altares revestidos em ouro, ? a segunda Igreja do pa?s que mais cont?m ouro em seu interior. Tem tamb?m o Chafariz de S?o Jos?, com suas tr?s bicas: a da sa?de, do amor e da fortuna. A Serra de S?o Jos? emoldura a cidade e esconde trilhas e cachoeiras, para os mais dispostos. Tem at? um caminho de pedra constru?do pelos escravos que liga Tiradentes ? S?o Jo?o Del Rey, atravessando a Serra.

Tiradentes tamb?m ? famosa pelo com?rcio de m?veis antigos, verdadeiras rel?quias! Al?m de oferecer ?timos restaurantes e pousadas, para aqueles que quiserem curtir um pouco mais o romantismo desta aconchegante cidade.

Matriz de S?o Francisco, em
S?o Jo?o Del Rey S?o Jo?o Del Rey ? uma cidade um pouco maior e boa parte das atra?es fica no Centro Hist?rico. A Maria Fuma?a - s?mbolo da cidade - um trem a vapor inaugurado em 1881, que at? hoje percorre o trajeto S?o Jo?o Del Rey-Tiradentes, trilhando o Rio das Mortes. As atra?es tamb?m s?o muitas, come?ando pelas diversas igrejas. As mais importantes s?o a Matriz de S?o Francisco, com suas belas palmeiras, e a Igreja do Ros?rio. Tem ainda o Teatro Municipal, a Ponte da Cadeia, a Casa da Pedra, o sobrado onde nasceu Tancredo Neves...enfim, um roteiro para ningu?m botar defeito!


O encanto das fazendas de caf?

Fazenda Pau D'Alho No sentido contr?rio e entrando em outro per?odo hist?rico, seguimos a BR-040, em dire??o ao Rio de Janeiro e, posteriormente, a RJ-151, que leva ? Valen?a, ou a BR-393, para Barra do Pira?, onde encontramos diversas fazendas hist?ricas do per?odo ?ureo cafeeiro. O melhor de tudo: muitas delas preservam a sua arquitetura original at? hoje. Algumas viraram hot?is-fazenda e possuem programas para um fim de semana inesquec?vel. Geralmente, muito caros. Mas, a maioria, tamb?m oferece simplesmente visitas guiadas, com um almo?o ou um caf? da tarde especial, com direito ao melhor da cozinha mineira: p?o-de-queijo, leite da ro?a e broa!

Ao todo s?o 36 fazendas, situadas nos munic?pios fluminenses de Rio das Flores, Vassouras, Valen?a e Barra do Pira?, formando o que est? sendo chamado de ?corredor cultural?. Elas fazem parte do projeto Uma Janela para a Cultura, coordenado pelo Instituto de Preserva??o e Desenvolvimento do Vale do Para?ba (Preservale), com apoio do Sebrae/RJ e da Associa??o Brasileira de Ag?ncias de Viagens do Rio de Janeiro (Abav/RJ). A id?ia ? resgatar a riqueza e a cultura de uma das ?pocas mais produtivas do Brasil-col?nia.

Fazenda Ponte Alta, em Barra
do Pira? Saindo de JF, chegar at? estas fazendas dura pouco mais de uma hora. Passar o dia conhecendo melhor alguma delas, custa, em m?dia, R$ 25, com direiro a almo?o. Num dia d? para conhecer at? quatro fazendas.


Casarios coloniais de S?o
Jos? das Tr?s Ilhas S?o Jos? das Tr?s Ilhas ? outro roteiro inspirador! O lugarejo ainda ? um distrito de Belmiro Braga, e fica a apenas 56 Km de Juiz de Fora, seguindo pela BR-040 e, depois, pela MG-353. Seu casario em estilo colonial e a Igreja de Pedra, constru?da no s?culo XIX, pelos bar?es do caf?, s?o as principais atra?es. O distrito j? serviu de loca??o para alguns filmes nacionais, como ?Menino Maluquinho? e ?Lavoura Arcaica?, ainda in?dito no Brasil.

Tamb?m ? poss?vel visitar Tr?s Ilhas, pela RJ-151, aproveitando a bela paisagem da estrada, seguida pelos rios Paraibuna e Preto, sem falar na estrada de ferro e nas fazendas hist?ricas do Vale do Para?ba.

A natureza ? a atra??o

Vista do Parque Estadual de
Ibitipoca Matas, morros, trilhas, corredeiras e cachoeiras. Se seu esp?rito est? procurando aventuras, o que n?o falta na regi?o s?o excelentes roteiros e paisagens de cair o queixo. A come?ar por Ibitipoca, que dispensa coment?rios. O Parque Estadual Florestal de Ibitipoca, que est? situado nos munic?pios de Lima Duarte e Santa Rita de Ibitipoca, fica a mais de 1500 m de altitude. A vista ? deslumbrante e o mar de morros infinito! As cachoeiras, in?meras. Das belezas naturais destacam-se a Ponte de Pedra, o Lago dos Espelhos, a Cachoeira dos Macacos, a Gruta das Brom?lias com seus sal?es e a da Janela para o C?u, considerada uma das mais bonitas.

De JF at? Concei??o de Ibitipoca, pela BR-040, posteriormente, BR-267, d? uma viagem de cerca de duas horas. D? para ir e voltar no mesmo dia, passar a noite acampado em algum dos diversos campings oferecidos, ou ent?o, nas pousadas. Atualmente, foi estabelecido um limite de visitantes no parque, por motivos de preserva??o. Mas ainda d? para curtir e muito este encontro com a natureza.

Outras cidades que exploram o turismo ecol?gico s?o Carrancas, situada na regi?o das Vertentes, Rio Preto, na Zona da Mata (divisa entre os estados do Rio e Minas) e Aiuruoca, no circuito hidromineral do sul. O forte destes lugares s?o as in?meras cachoeiras e os esportes que podem ser praticados nas trilhas ou nas corredeiras, como trekking, rafting e rapel.

Cachoeira, em Aiuruoca
Parte do munic?pio de Aiuruoca foi transformado no Parque Estadual do Pico do Papagaio (tradu??o de Aiuruoca). As atra?es est?o divididas em duas ?reas principais, a da Reserva do Matutu e as proximidades da Cachoeira dos Garcia. Para chegar at? a cidade, basta pegar a BR-040 e depois a BR-267, sentido Caxambu.


Fazenda de Santa Clara,
regi?o de Rio Preto Em Rio Preto, o roteiro pode ser o ecoturismo ou um passeio pelas belas fazendas da regi?o, como a de Santa Clara, que j? chegou a ter 2800 escravos no per?odo cafeeiro. A cidade ? pequenininha, mas aconchegante. Possui diversas cachoeiras e a maior atra??o ? a Serra do Funil, bom para acampar e curtir a natureza, visitando as grutas, e admirando o mar de morros, nos mais de 1000 metros de altitude. Pegando a BR-040, depois a MG-353, passando por Monte Verde, a viagem n?o dura nem uma hora.

Complexo da Fuma?a, em
Carrancas Em Carrancas, o que n?o falta ? cachoeira. Tem tantas, que d? para confundi-las. Um dos pontos mais agrad?veis ? o Po?o das Esmeraldas. Com ?gua cristalina, o po?o ? grande e a profundidade chega a mais de tr?s metros em alguns pontos. No ver?o, a ?gua fica quentinha! O turismo vem crescendo nesta cidade, e a infra-estrutura tem acompanhado. Pegando a BR-040, passando por Tiradentes, pela BR-265, depois de Itutinga, voc? chega l?.

Depois destas dicas, a desculpa para n?o viajar n?o vai ser pelo dinheiro!