Cidades mineiras se enfeitam para o Natal Às vésperas do Natal, as cidades de Minas Gerais apresentam programação especial para a festa cristã. Luzes embelezam ruas e casas



Marinella Souza
*Colaboração
18/12/2007

Sendo o Natal uma época em que se fala muito de tradições, nada melhor do que celebrá-lo em um lugar onde as cultura e a tradição são os grandes atrativos. Sob esse aspecto, Minas Gerais oferece inúmeras opções.

Durante todo o ano, as cidades do interior proporcionam aos turistas oportunidades de entrar em contato direto com a história do país, que tem as terras mineiras como cenário em vários momentos relevantes. No Natal, essas cidades oferecem um espetáculo diferenciado para os que vão visitar.

Se nos grandes centros os shoppings centers são as grandes atrações dada a sua decoração colorida e iluminada, nas cidades históricas, as ruas são o ponto forte do Natal. Sempre iluminadas e festivas, durante o Natal, são palco de grandes atrações populares.

Em Ouro Preto, igrejas e sacadas dos casarões, praças e ruas recebem trato especial desde o início do mês de dezembro. A programação inclui corais, congados, grupos folclóricos e autos de Natal que dão um toque mineiro à festa mundial.

O objetivo da prefeitura da cidade é antecipar o fluxo turístico, que normalmente começa no início do ano, mas a diretora de promoção cultural, Sandra Forques, garante que não é só isso. "Estamos chamando a população para conhecer o trabalho dos grupos da cidade, é uma forma de valorizarmos a cultura local", diz.

Segundo Sandra, todos os anos a cidade festeja a chegada do Natal, mas em 2007, a festa ganhou uma nova cor. "Este ano temos novos parceiros que além de enriquecer a festa, deram a ela um novo caráter. Estamos oferecendo opções de compras para os turistas a fim de movimentar o comércio local, além de oferecer uma série de atrações populares, que encantam turistas e moradores", comemora Sandra.

Foto de São João Del Rei Outras cidades mineiras também possuem programação especial para o Natal. Em Diamantina, os pontos turísticos já estão enfeitados e os fins de semana são dedicados a apresentações natalinas até o dia 23 de dezembro.

Em Tiradentes corais, orquestras, serestas, teatros e uma visita do Papai Noel fazem parte da programação cultural o organizada pela cidade para receber os turistas e presentear os moradores.

São João Del Rey tem um motivo extra para comemorar o Natal. No início de dezembro a cidade completou 294 anos e, em virtude disso, a praça central foi revitalizada, recebendo a iluminação natalina pela primeira vez.

Segundo a diretora de Turismo da cidade, Poliana Rezende de Andrade, além da iluminação, apresentações culturais estão sendo realizada todas as noites. "Todos os anos a igreja São Francisco é iluminada, mas esse ano, além dela, a Praça Central e a ferrovia estão com decoração especial. Todas as noites músicos locais fazem apresentações na cidade", comenta.

Foto Sobrado Ramalho em Tiradentes Poliana comenta que a expectativa é de muitos visitantes até o Natal. "Nossa programação de Natal é voltada para a comunidade e para os visitantes. Só a iluminação da praça já empolga os turistas, a cidade já está lotada", comemora.

A capital do estado também já está toda iluminada e desde o início do mês já apresenta eventos específicos. Corais e concertos estão agendados todos os dias até a véspera de Natal em diversos pontos da cidade.

Em Juiz de Fora

Foto do CCBM A abertura do Natal em Juiz de Fora aconteceu no dia 09 de dezembro com a apresentação do Coral Descobrindo a Música com a participação de crianças e idosos que encantam milhares de pessoas durante o espetáculo nas janelas do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Três milhões de micro-lâmpadas enfeitam o CCBM. Além disso, a iluminação da cidade conta também com cinco milhões de microlâmpadas e lâmpadas de 25 watts, em vários pontos da cidade. A decoração de luzes poderá ser vista até o dia 6 de janeiro de 2008. Somente no Parque Halfeld são 300 mil microlâmpadas decorando as árvores do local, além da Casa do Papai Noel (abaixo).

As praças do Riachuelo e Antônio Carlos receberam decoração especial com cerca de 250 mil microlâmpadas. Os bairros Grama e Benfica também foram contemplados com 200 mil microlâmpadas. No Manoel Honório, a praça do bairro recebeu uma árvore de Natal, além de 200 mil microlâmpadas. Na Avenida Rui Barbosa, são 68 enfeites distribuídos ao longo da avenida e, na Getúlio Vargas, cortinas luminosas e enfeites fortalecem o espírito natalino.

A principal via da cidade, a Rio Branco, está sendo decorada com 75 cometas, 11.700 lâmpadas de 25W e 300 mil microlâmpadas. Na Independência, entre a Praça Antônio Carlos e o Parque da Lajinha, são 300 mil microlâmpadas e sete árvores de natal. A Praça de Santa Terezinha e o Trevo do Bom Pastor também foram contemplados com cem mil microlâmpadas e o Morro do Cristo será decorado com uma grande estrela com uma cauda de 15 metros.

Fotos de Juiz de Fora enfeitada
Foto de São João Del Rei Foto de São João Del Rei
Foto de São João Del Rei Foto de São João Del Rei

 

Casa do Papai Noel
Na Casa do Papai Noel, o bom velhinho recepciona as crianças, possibilitando a todos ver a belíssima decoração natalina de todos os cômodos. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Oficina do Papai Noel, a lareira e a iluminação especial da casa e do jardim, com seis mil microlâmpadas que vão proporcionar o clima de encantamento. A Casa do Papai Noel é visitação obrigatória das festividades natalinas de Juiz de Fora. Está aberta ao público entre os dias 10 e 25 de dezembro, de 9h às 21h, com a presença do Papai Noel. Após esta data, até o dia 6 de janeiro de 2007, a Casa ainda estará montada e aberta à visitação, mas sem a presença do bom velhinho.

 

 

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

** Fotos de Tiradentes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.