Turismo em Santos Dumont ? pouco explorado Cidade possui grande potencial tur?stico. Para quem gosta de turismo de aventura e rural, Santos Dumont oferece diversas op?es de passeios

Daniele Gruppi
Rep?rter
19/09/2008

Pr?ximo a Juiz de Fora, Santos Dumont ? uma cidade que oferece atrativos naturais e culturais aos visitantes. Apesar de apresentar grande potencial tur?stico, a atividade ainda ? pouco explorada.

Para o turism?logo Reinaldo Andrade de Oliveira, o munic?pio que faz parte do Circuito Caminho Novo deveria investir em estrutura nos principais pontos tur?sticos para poder receber e encantar os turistas.

Reinaldo afirma que para quem gosta de turismo de aventura e rural, Santos Dumont oferece diversas op?es de passeios. S?o destaques na cidade tamb?m o artesanato e gastronomia. O queijo reino com doce de leite e os biscoitos finos s?o guloseimas famosas.

Oliveira d? as dicas dos locais que vale a pena conhecer. O Museu Casa de Cabangu ? um dos pontos tur?sticos mais conhecidos, al?m de uma ?rea natural, encontra-se um acervo composto por objetos particulares de Santos Dumont. Pr?ximo ao Museu h? a Fazenda do Cabangu onde se encontra um arquivo com documentos, objetos e fotos da avia??o no Brasil.

Entretanto, a parada obrigat?ria quando se vai a Santos Dumont, ? a represa Ponte Preta. Ela se apresenta como o local ideal para fazer uma boa caminhada e tamb?m para nadar, andar de barco, pescar, acampar e curtir o dia livre para o lazer.

A represa tem 18 quil?metros de extens?o e chega at? 20 metros de profundidade, e em alguns trechos chega at? 300 metros de largura. ? formada pelas ?guas do Rio Pinho. Dos dois lados h? estradas de ch?o que leva ? outros distritos, como Formoso, S?o Jo?o da Serra e at? mesmo a outro munic?pio, como Aracitaba.

Foto da Casa de Cabangu Foto da Casa de Cabangu Foto do avi?o de Santos Dumont

O Parque da Lagoa possui 65 alqueires cobertos com mata nativa, abrigando uma rica flora e fauna. Formada pelas ?guas do rio Pinho h? as Corredeiras Luiz Cunha e Tico-Tico. Para os visitantes se refrescarem, a Cachoeira da Fuma?a ? considerada a mais bonita do munic?pio.

Em Santos Dumont, h? tamb?m um Horto Florestal, que ? uma reserva que possui v?rias esp?cies de animais, flora e fauna preservadas. Outro passeio ? percorrer as trilhas que acompanham a Estrada Real.

Foto da Represa Ponte Preta Foto da represa da Ponte Preta Foto da Represa da Ponte Preta

Composta, em sua totalidade, por dez quil?metros at? a divisa com o Munic?pio de Ant?nio Carlos, a Estrada Real se localiza-se na subida da Serra da Mantiqueira, conhecida na regi?o tamb?m como Serra do Navio, cal?ado por paralelep?pedos e cal?amento originais de sua constru??o. Durante o percurso pode-se observar bela paisagem natural, antigas fazendas e dois chafarizes da ?poca de sua constru??o, al?m de algumas inscri?es em pedras, tal como uma homenagem posterior a sua cria??o a Mariano Proc?pio datada de 1928.

Foto da Fazenda Cabangu Foto da Estrada Real Foto de um lago
Hist?ria do munic?pio

A hist?ria da cidade vai muito al?m da homenagem ao pai da avia??o, Alberto Santos Dumont. O povoamento da regi?o onde se localiza o munic?pio est? associado ? abertura do "Caminho Novo", que fazia liga??o entre a sede da Capitania, situada no Rio de Janeiro, e a regi?o aur?fera das Minas de Cataguases.

Nessa ?poca, foram sendo descobertos ouro, mas de maneira espacialmente dispersa pela ?rea, tornando necess?ria a implanta??o de pontos de parada que pudessem oferecer suporte aos viajantes, pois careciam de locais para provis?o de alimentos, troca de animais e descanso. Dessa forma, o Governo da Metr?pole permitiu a concess?o de terras a quem quisesse cultiv?-las ? margem do Caminho Novo, propiciando assim o aparecimento de pequenos n?cleos populacionais.

Foto da cidade Domingos Gon?alves Ramos foi um dos que obteve tal concess?o. Ele se estabeleceu com sua fam?lia e dois genros: Pedro Alves de Oliveira e Jo?o Gon?alves Chaves. Este ?ltimo obteve do Capit?o-General da Capitania uma parte excedente da por??o norte da sesmaria do sogro, que, posteriormente, foi adquirida por Jo?o Gomes Martins. Suas terras corresponde na atual cidade ao bairro de Santo Ant?nio ou de Jo?o Gomes Velho. O outro genro, Pedro Alves, requereu excedentes da parte sul, l? estabelecendo engenhos e planta?es, em lugar que hoje tamb?m abriga parte da cidade.

O arraial era ent?o distrito de Santo Ant?nio do Paraibuna (atualmente Juiz de Fora). Atrav?s da Lei Provincial no 665, de 27 de abril de 1854, foi incorporado ? Barbacena. Em 1865, desmembra-se da Freguesia de Chap?u D'uvas e, dois anos mais tarde, eleva-se ? categoria de Par?quia. Com o Decreto no 3712, de julho de 1889, foi criado o munic?pio de Palmyra, hoje Santos Dumont.

No mesmo ano, atrav?s do Decreto n?mero 10.447, de 31 de julho, o munic?pio passou a denominar-se Santos Dumont, em homenagem ao filho da Terra Alberto Santos Dumont. Dados do IBGE de 2007 apontam que a cidade possui 45.922 habitantes.

* Hist?rico fornecido pela Ag?ncia de Desenvolvimento de Santos Dumont