Sexta-feira, 10 de maio de 2019, atualizada às 15h14

Evento oferece práticas integrativas as mães de crianças com autismo na UFJF

Da redação

Práticas integrativas, como ioga, constelação familiar e Reich serão apresentadas as mães ou cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sábado, 11 de maio, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em parceria com o Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo (Gappa), as atividades contarão com apresentações de terapeutas sobre suas técnicas de trabalho. O evento gratuito acontece no gramado da Reitoria, no campus, das 9h às 12h, e não necessita de inscrição prévia.

De acordo com a coordenadora do Gappa, Ariene Pereira, essa é a primeira vez que o grupo promove uma atividade inteiramente voltada às práticas integrativas para as cuidadoras de pessoas com autismo. “Trabalhamos com mais de 200 mães e observamos a dificuldade de muitas em lidar com as situações que se acumulam. A maioria precisa parar de trabalhar, porque vive em função dos filhos, fica depressiva e ansiosa. O uso de medicação também é frequente, o que causa dependência de alguns remédios tarja preta.”

Durante o encontro, os terapeutas promoverão uma aula prática de cada uma das formas de trabalho. Ariene ressalta a importância de atividades integrativas para o bem-estar, tanto de pessoas com autismo, quanto das cuidadoras. “Realizamos muitos eventos para conscientização e apoio a cultura e lazer. Os exercícios feitos neste sábado, no campus, podem ser praticados em casa também. Eles envolvem o corpo e a mente e ajudam em questões como respiração e postura.”

O evento é uma parceria entre o Gappa e o projeto de extensão Rede de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Autismo, da Medicina da UFJF.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Evento oferece pr?ticas integrativas as m?es de crian?as com autismo na UFJF