• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    E-book reúne série de premiadas fotografias de Minas Gerais

    Arthur Raposo Gomes Arthur Raposo Gomes 4/02/2019

    Bonito registro, né? Essa fotografia foi clicada pelo Mateus Buyse e escolhida através de votação popular no Instagram, como a mais bela foto na categoria Natureza, do concurso-campanha “Contos de Minas”.

    Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) – que já foi assunto aqui da coluna, já que está na mira da reforma administrativa do governador Zema (Novo) –, o concurso visa explorar as terras mineiras através do olhar dos próprios turistas, conhecendo também a história por trás das lentes, reunindo essas fotos e casos em um livro digital. Essa é a terceira vez que a campanha, que também tem o objetivo de motivar os turistas a compartilhar clicks e divulga destinos turísticos mineiros, é realizada.

    A primeira etapa do concurso ocorreu no início do mês de dezembro de 2018, quando os interessados postaram a foto, legendada pelo breve relato e acompanhada pela hashtag #contosdeminas2018 e também aquela que determinaria a categoria: cultura, natureza ou gastronomia.

    Em seguida, todas as imagens publicadas foram avaliadas por uma comissão convidada pela Setur-MG, que selecionou, previamente 15 fotografias, levadas, posteriormente, à votação popular. As três fotos mais curtidas de cada seguimento foram publicadas no e-book.

    Eu entrevistei o autor da foto do campo de girassóis. Mateus – que atua como médico na capital mineira e já foi premiado em outros concursos de fotografia – conta que, para ele, “fotografia é liberdade, registro da vida na sua forma mais pura”. “Só a fotografia é capaz de materializar sentimentos, trazer paisagens sublimes aos olhos do espectador, registrar a história e ensinar a humanidade”, acredita ele.

    O médico e fotógrafo ainda relembra como foi que aconteceu o click vitorioso: “Uma vez por mês, faço uma viagem de carro partindo de Belo Horizonte até Uberlândia para visitar meus pais. A viagem que dura sete horas sempre acaba aumentando para oito, pois, em todos os momentos, preciso parar o carro para fazer algumas fotografias”. Ele completa dizendo que, “ao longo de seis anos fazendo essa travessia, as estradas mineiras nunca deixaram de surpreender, revelando belas plantações, trabalhadores dedicados, fauna exuberante e hábitos preciosos do povo mineiro. A sorte dessa vez foi fotografar os girassóis no momento mágico que é o fim da tarde”.

    Se a foto do Mateus foi feita no entorno de Santa Juliana – cidade localizada a cerca de 690km de Juiz de Fora –, no e-book publicado também é possível encontrar registros clicados em Catas Altas, Poços de Caldas e São Brás de Suaçuí, por exemplo.

    Ficou interessado em conferir todas as outras imagens selecionadas? O e-book com as fotos está disponível aqui.

    Ah! Você fez algum registro bonito durante viagens por Minas Gerais? Marca o perfil do Instagram da nossa coluna @turistandonasgerais , pois eu quero ver também!

    Bora lá?

    Arthur Raposo Gomes é Graduado em Publicidade e Propaganda, está se formando em Jornalismo. Chegou a cursar um ano da faculdade de Gestão de Turismo. Já morou em muitas cidades de Minas Gerais, e visitou várias outras também. Com interesse por questões que valorizam o sentimento da identidade local ou regional, tem experiência em organização e cobertura de eventos, gestão e produção de conteúdo web, além de assessoria de imprensa; e acredita na linha de pensamento que diz que o lazer é fundamental para a vida pessoal e profissional do ser humano.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.