Prefeituras mineiras enfrentam dificuldades para realizar o Carnaval; outras, garantem a folia. Conheça quais

Arthur Raposo Gomes Arthur Raposo Gomes 14/02/2019

O Carnaval 2019 vem aí e a pergunta que eu faço para você, caro leitor da coluna, é: já decidiu onde vai aproveitar os bloquinhos?

Bom, antes de mais nada, sugiro que procure saber se aquela cidade onde tradicionalmente costuma curtir o Carnaval já confirmou a promoção dos dias de bloco. Digo isso pois, muitas cidades estão cancelando a realização do Carnaval por causa de dificuldades financeiras e atraso dos repasses do estado. Entre as prefeituras que, até então, já divulgaram que não organizarão oficialmente os momentos de folia nos respectivos municípios estão: Três Corações, no sul de Minas Gerais, e Viçosa, na Zona da Mata mineira.

Apesar disso, outras cidades já garantiram e divulgaram a programação dos dias carnavalescos. Em Juiz de Fora, por exemplo, são mais de 50 atrações. Confira!

Belo Horizonte (foto)

Desde os últimos anos, BH está ganhando força e fama no quesito carnaval. Em 2019, segundo a prefeitura da capital mineira, 590 blocos e cerca de 700 desfiles estão cadastrados – destinados para variados grupos de público. Vão ocorrer blocos afros, relacionados ao mundo brega, cosplay, LGBT, infantil... e até bloco onde o objetivo é curtir na companhia do cachorro e também que abrange o rock and roll, hip hop, rap e o funk!

Prados

Prados possui um dos mais procurados carnavais do Campo das Vertentes, mas, nesse ano, também correu risco de ter seus dias de folia cancelados.

Foi por meio de uma parceria feita entre a Prefeitura Municipal, comércio local e os tradicionais blocos C.R.E.S. Gato Preto e UCA, que a edição 2019 do Carnaval pradense está garantido. Serão cinco dias de muitos bloquinhos e desfiles na pequena cidade que fica a cerca de 150 km de Juiz de Fora.

Ouro Preto

Dispondo de um dos mais famosos carnavais de rua do Brasil, a histórica e universitária Ouro Preto permanece, entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março, com uma programação repleta de atrações: blocos caricatos, escolas de samba, carnaval infantil, cinco palcos montados no centro da cidade, além do carnaval universitário, que também faz parte da programação oficial do município.

Neste ano, o Carnaval de Ouro Preto é preparado como homenagem às “Damas do Samba” – mulheres que atuam ou já atuaram na formulação do carnaval ouro-pretano e que resistem como sambistas independentes.

Quem decidir por Ouro Preto no Carnaval, pode aproveitar também a riqueza dos museus e dos atrativos naturais, além da intensa gastronomia mineira.

São João Nepomuceno

Separada de Juiz de Fora por cerca de 65 km, São João Nepomuceno é outra cidade que tem o Carnaval 2019 garantido. A programação dos blocos tem início no dia 28 de fevereiro, se encerra no dia 05 de março e a relação de dias dos bloquinhos pode ser conferida aqui.

São João del-Rei

Tão universitária quanto Ouro Preto, São João del-Rei (SJDR) é outra cidade que recebe animados dias de folia carnavalesca. Além dos cinco dias de costume, SJDR apresenta um longo período de pré-carnaval iniciado na sexta-feira, dia 15 de fevereiro. Ao todo, serão 15 dias de muita música e diversão em conhecidos pontos da cidade histórica.

Tiradentes

O Carnaval 2019 de Tiradentes já foi noticiado aqui no Portal ACESSA.com. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a expectativa é que o município – localizado a 156 km de Juiz de Fora – receba 20 mil foliões e participantes dos bloquinhos organizados entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. Tiradentes ainda conta com uma série de belas cachoeiras que todo mundo que passar pela cidade deve conhecer.

Independente da cidade... bora lá curtir o Carnaval?

ACESSA.com - Prefeituras mineiras enfrentam dificuldades para realizar o Carnaval