Semana Santa com arte, cultura, religiosidade e sossego Fugir do roteiro tradicional que inclui sol e mar ? uma op??o interessante para quem quer passar o feriado com tranq?ilidade


Marinella Souza
Colabora??o*
07/03/2008

O destino favorito dos juizforanos para a Semana Santa ? o litoral, em especial, o capixaba e o carioca, mas para quem quer desbravar a regi?o mineira, as cidades hist?ricas s?o uma excelente op??o. Para a consultora de viagens, M?nica Campos, ficar e Minas ? uma ?tima alternativa para fugir dos tumultos dos aeroportos e garantir a tranq?ilidade do feriado.

"Normalmente, durante os feriados mais prolongados, os aeroportos ficam uma loucura, uma viagem para as cidades hist?ricas e para hot?is fazenda da regi?o ? excelente para fugir da rotina e, realmente, descansar".

O grande atrativo dessas regi?es, segundo M?nica, s?o as constru?es, as igrejas, os passeios de maria-fuma?a e a contempla??o da natureza. "Quando a pessoa vai para o litoral, a praia por si s?, j? ? uma atra??o, mas em Minas, a paisagem e as possibilidades s?o muitas. ? um roteiro t?pico para quem quer descansar".

Estar nas cidades hist?ricas na Semana Santa ? respirar arte, cultura, tradi??o, f? e tudo mais que, originalmente, as terras de Minas oferecem. Embora n?o tenha o mar, belezas naturais n?o faltam e as hist?rias e rituais religiosos comuns ?s cidades pequenas nessa ?poca do ano s?o excelentes op?es de conhecer mais das tradi?es do pa?s.

As op?es

Tiradentes, S?o Jo?o Del-Rei, Ouro Preto e Congonhas do Campo essas s?o as cidades a serem visitadas pelos turistas e cada uma tem a sua peculiaridade que possibilita muitas novidades em poucos dias. "A Semana Santa ? um feriado mais curto, as vezes nem compensa ir para praia. Ficando na regi?o a pessoa vai poder se beneficiar de belas paisagens e muita divers?o" , diz.

O aconchego e o acolhimento dessas cidades que se preparam para receber os turistas durante a Semana Santa tornam o passeio ainda mais especial. E engana-se quem pensa que a ?nica divers?o ser? visitar igrejas.M?nica conta que essa viagem pode revelar agrad?veis surpresas. "Tem cachoeiras, ecoturismo, sem contar nos bares".

Foto de cachoeira Foto de Igreja

Os bares e restaurantes na beira da cal?ada s?o o charme que agradam os juizforanos. Para a consultora, n?o h? mineiro que resista a isso e o passeio se torna uma op??o cada vez mais interessante. Ali?s, a culin?ria mineira pode ser considerada a grande atra??o do roteiro. Grande parte dos restaurantes dessas localidades, ainda utiliza o fog?o ? lenha como meio para trabalhar seus alimentos, o que d? um gostinho especial ao passeio.

Para quem est? disposto a mergulhar na tradi??o mineira, essas cidades oferecem missas, prociss?es, encena?es da paix?o de Cristo e festas que v?o muito al?m da troca de ovos de chocolate durante o feriado mais doce do ano.

Conhe?a as peculiaridades de cada cidade

Na Semana Santa, Ouro Preto ? enfeitada com tapetes feitos de serragem e outros materiais. O ponto alto das comemora?es come?a na quinta-feira ? noite, na cerim?nia de lava-p?s da Igreja Matriz. Ma Igreja de S?o Francisco de Assis, a imagem de Nosso Senhor ? retirada da cruz e os fi?is saem em prociss?o pelas ruas. No s?bado, acontece a Vig?lia Pascal e na manh? de domingo, a cidade sai em mais uma prociss?o para celebrar a Ressurrei??o.

Em S?o Jo?o del Rei, as celebra?es em latim e as prociss?es s?o a grande atra??o para quem quer um contato mais intenso com as tradi?es mineiras. E quem n?o quiser perder a oportunidade de interagir com a natureza pode visitar algumas belas cachoeiras da cidade. Museus e o Memorial Tancredo Neves tamb?m fazem parte do roteiro.

Uma esticadinha at? Mariana vale a pena pela hist?ria do local. A cidade faz parte do Circuito do Ouro, da Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real. Na Semana Santa, h? a Solenidade dos Passos, a Semana das Dores de Nossa Senhora e as Prociss?es e Serm?o do Encontro, al?m de muitas cerim?nias lit?rgicas.

Em Tiradentes a op??o ? um passeio pelas igrejas tradicionais onde se pode assistir ?s celebra?es da Semana Santa, al?m das prociss?es comemorativas da data. Mas o ponto alto da bela cidade hist?rica, ? mesmo o passeio de trem. A pequena Congonhas do Campo merece destaque pelo aconchego que proporciona. E para quem n?o quer saber das cidades hist?ricas, a consultora indica o Circuito das ?guas que prometem divers?o e deslumbramento com belas paisagens. "Caxambu e S?o Louren?o s?o lugares incr?veis", revela.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF