• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Capital mineira é candidata a Cidade Criativa da UNESCO pela gastronomia

    Nome do Colunista Arthur Raposo Gomes 6/05/2019

    Tutu de feijão, doce de leite e frango com quiabo, além do tradicional e querido pão de queijo. Só de pensar em alguns exemplos da gastronomia mineira, confesso que já fiquei com fome.

    Realmente, a culinária de Minas Gerais é diferenciada, variada e conquista turistas de toda parte. Mas, agora, os mineiros – representados pela capital, Belo Horizonte – têm tudo para serem reconhecidos não só pelo o que colocam na mesa, mas também pelo trabalho e incentivo da cultura alimentar como fator de desenvolvimento local e como política pública municipal.

    BH é candidata a Rede das Cidades Criativas, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na categoria “Gastronomia”. E, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, as expectativas são as melhores: “tem grandes chances de conquistar esse título”.

    O processo de candidatura teve início no início de abril, com a publicação do edital por parte da Unesco. Agora em maio, a partir do dia 9, oficinas serão realizadas com a intenção de colaborar na montagem do dossiê, entregue à Unesco até o final do mês de junho.

    Gilberto Castro, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), defende que BH reúne os sabores e saberes mineiros, sendo assim, uma boa representação do estado: “Fruto desta vocação é o empenho permanente da cidade em consolidar um amplo e abrangente programa de ações públicas, em parceria com a cadeia produtiva, que abarca a gastronomia e a cultura alimentar como eixo central de uma agenda de desenvolvimento urbano sustentável, promovendo o fortalecimento deste segmento no contexto da economia criativa”.

    Boa sorte, BH!

    Arthur Raposo Gomes é Graduado em Publicidade e Propaganda, está se formando em Jornalismo. Chegou a cursar um ano da faculdade de Gestão de Turismo. Já morou em muitas cidades de Minas Gerais, e visitou várias outras também. Com interesse por questões que valorizam o sentimento da identidade local ou regional, tem experiência em organização e cobertura de eventos, gestão e produção de conteúdo web, além de assessoria de imprensa; e acredita na linha de pensamento que diz que o lazer é fundamental para a vida pessoal e profissional do ser humano.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.