• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo
    Sábado, 7 de janeiro de 2017, atualizada às 12h17

    Conheça a região de Visconde de Mauá na Serra da Mantiqueira

    Bruno Caniato
    *Colaboração

    A cerca de 200 km de Juiz de Fora, a região de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, é rica em belezas naturais. Adeptos do ecoturismo podem se aventurar nas cachoeiras, rios e vales desta região da Serra da Mantiqueira, bem como conhecer a cultura e as vilas históricas do local.

    Oficialmente, Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende (RJ). Informalmente, porém, a nomenclatura se refere ao conjunto das vilas de Mauá, Maromba e Maringá e seus arredores, sendo partes da região situadas em Minas Gerais. O Portal ACESSA.com conversou com Nilo Gomes, editor do portal regional Porteira do Mato e professor da UFRJ, que conhece e desenvolve projetos na região há quarenta anos, para conhecer um pouco mais sobre as atrações turísticas e culturais em Visconde de Mauá. Confira.

    Belezas naturais

    A região é conhecida pelas suas montanhas – integra o círculo das chamadas montanhas mágicas de Minas Gerais – e pelos seus rios e cachoeiras, com belezas naturais, como o Rio Preto, que divide os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Também vale a pena conhecer a Cachoeira de Santa Clara, no Vale de Santa Clara, que fica no lado mineiro da região, pertencente ao município de Bocaina de Minas, que conta com cerca de seis mil habitantes.

    Cultura

    As vilas e aldeias são melhor visitadas a pé ou de bicicleta. A cultura da região é uma pluralidade em que se misturam tradições da roça mineira com a roça fluminense. Há grupos musicais, e muitos dos artistas da região se apresentam no Centro Cultural de Visconde de Mauá, situado na Aldeia dos Imigrantes, na Vila de Mauá, por onde a região começou, entre fins do XIX e início do XX, estendendo-se depois para as Vilas de Maringá e da Maromba. Todas as vilas são cortadas pelo Rio Preto; uma margem do rio se encontra em Minas e o outro no Rio.

    Uma visita indispensável é à Vila de Mauá, com seus agradáveis bares e restaurantes. A Vila de Maromba também é atraente, principalmente pela igreja, localizada bem no meio da praça. A Vila de Maringá possui ótimos bares e restaurantes, além de pousadas, e é um destino popular entre o público mais jovem.

    Eventos

    O evento que mais atrai público, tanto local quanto de fora, é a Festa do Pinhão. Realizada anualmente em abril ou em maio, o festival celebra a colheita do pinhão, fruto dos pinheiros do tipo araucária que são característicos de toda a região de Visconde de Mauá. Nela se pode conhecer a culinária regional, que usa o saboroso pinhão para fazer desde bolos a licores.

    Há também a Feira dos Produtores Orgânicos, com alimentos produzidos sem agrotóxicos, e os eventos artísticos realizados no Centro Cultural Visconde de Mauá, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Resende, que responde pelo lado fluminense da Vila de Mauá.

    *Bruno Caniato é estudante do 10º período de Jornalismo da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.