Circuito do Pico da Bandeira Um dos passeios mais realizados pelos turistas e moradores locais
? a subida noturna para ver o nascer do sol



*Guilherme Ar?as
Colabora??o
07/08/2007
Paredao do Parque Serra
da Canastra

Leia mais:

Acredita-se que por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Imp?rio no pico mais alto da Serra do Capara?. Desde ent?o, o lugar ficou conhecido como Pico da Bandeira e, hoje, ? destino certo de aventureiros e viajantes de todos os cantos. Se voc? ainda n?o conhece, embarque nessa viagem a 2.892 metros de altitude.

O Pico da Bandeira ? o terceiro ponto mais alto do Brasil. Localizado no Parque Nacional do Capara?, criado, em 1961, pelo presidente J?nio Quadros, empresta sua beleza e impon?ncia para os estados de Minas Gerais e Esp?rito Santo. Do alto, o visitante parece estar em um verdadeiro mar de vales e planaltos.

Um dos passeios mais realizados pelos turistas e moradores locais ? a subida noturna para ver o nascer do sol, um verdadeiro show de imagens que s? a natureza ? capaz de oferecer. O meio do ano ? um per?odo ainda mais movimentado, j? que o frio, a falta de chuva e a lua cheia parecem atrair os aventureiros.

O turista que deseja chegar ao Pico da Bandeira vai encontrar um caminho com rochas e vegeta??o de campo rupestre. A maioria dos visitantes utiliza as ?reas de camping para realizar a subida. Parte das pessoas acampa na Tronqueira, localizada a cerca de seis quil?metros da Portaria de Alto Capara?, ou no Terreir?o, no ?ltimo plat? anterior ao Pico da Bandeira.

O acesso ao acampamento do Terreir?o ? feito somente a p? ou em lombo de animais de carga. O local fica a 10,5km da Portaria do Parque em Alto Capara? e 4,5km do acampamento da Tronqueira. As duas ?reas oferecem servi?os como banheiro e tanques para lavar roupas e pratos.

foto do Pico da bandeira foto do por do sol foto da ?rea de camping

A dica do engenheiro el?trico, Thiago da Silva Castro, morador de Espera Feliz, uma das cidades do circuito, ? subir o Pico da Bandeira pelo lado de Minas Gerais e descer pelo Esp?rito Santo.

"A parte mineira do Parque do Capara? tem mais cachoeiras e a subida at? o Pico ? mais longa, por?m menos ?ngreme. J? o trecho do Esp?rito Santo ? mais curto, mas o visitante faz mais esfor?o para subir. Por isso, uma dica legal ? fazer esse percurso, que voc? acaba conhecendo todo o parque", orienta.

Ainda de acordo com Thiago, os menos aventureiros, que n?o tiverem f?lego para subir at? o Pico, podem aproveitar o passeio com as diversas cachoeiras que existem no local. "A subida do Pico ? desgastante. Voc? acorda de madrugada, passa frio e muitos reclamam o tempo todo. Mas quando chega l? em cima e v? o nascer do sol e o tapete de nuvens encobrindo as cidades, voc? pensa que valeu a pena o esfor?o e j? planeja a volta no ano seguinte", afirma.

foto da flora do Pico da bandeira foto de um quat? foto do cora??o de cristo

Apesar de o Pico da Bandeira ser a principal atra??o dos turistas que fazem a viagem, as cidades que fazem parte do circuito reservam a tranq?ilidade e harmonia das t?picas cidades mineiras. A culin?ria dos pequenos munic?pios fazem o passeio ainda mais aconchegante.

De acordo com a Ag?ncia de Desenvolvimento Regional do Circuito Tur?stico Pico da Bandeira, fazem parte do circuito as cidade de Alto Capara?, Alto Jequitib?, Caiana, Capara?, Carangola, Espera Feliz, Faria Lemos, Luisburgo, Manhua?u, Manhumirim, Martins Soares, Pedra Dourada, Reduto, Simon?sia, Tombos e Dores do Rio Preto (ES).

foto do vale verde foto do pico da bandeira foto da cachoeira do Aur?lio

foto de um muquir? foto do vale encantado foto do por do sol


Como chegar

Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muria?-MG, vira-se ? direita, em Fervedouro, no sentido Carangola. No trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitib?/Alto Capara?. No Trevo de Alto Jequitib? contornar ? direita, sentido Alto Capara?.

Os ?nibus geralmente t?m, como destino, as cidades de Manhua?u ou Manhumirim. Chegando l?, uma empresa de ?nibus disponibiliza cerca de cinco hor?rios di?rios, at? as 19 horas, para Alto Capara?. A partir de Alto Capara? o Parque pode ser atingido a p?, por caminhada de 4km, ou ent?o atrav?s do aluguel de jipe.