Bastidores, com voc?s: as estrelas A valoriza??o excessiva do corpo j? tem influenciado
inclusive as crian?as

Renata Solano
*Colabora??o
05/10/07

Atrav?s de um estudo apresentado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi revelado que n?o s?o apenas os adolescentes que est?o insatisfeitos com o pr?prio corpo.

Apesar de a maioria estar com o peso normal, muitos se sentem insatisfeitos. Alguns querem ser mais magros e outros gostariam de ganhar peso.

Uma das explica?es poss?veis para o fato de as crian?as estarem t?o insatisfeitas pode estar na cobran?a dos pais e na preocupa??o exagerada que eles t?m com o controle do peso dos filhos.

Exemplo disso ? a inser??o cada vez mais cedo e o incentivo "for?ado" dos pais corujas na carreira de modelo. Al?m disso a crian?a precisa lidar com a cobran?a da sociedade e a divulga??o pela m?dia de modelos de beleza.

Em Juiz de Fora, o mercado da moda d? oportunidade para modelos mirins desfilarem, ou mesmo se projetarem em an?ncios comerciais. Dessa forma, a preocupa??o com o corpo esbelto e o rosto perfeito fazem alguns meninos e meninas perderem parte da etapa da inf?ncia.

O descontentamento pode resultar em transtornos alimentares (anorexia e bulimia), baixa auto-estima, ansiedade e depress?o.

A m?dica nutr?loga Alice Amaral diz que somente em casos de obesidade e, com prescri??o m?dica ? que podem lan?ar m?o de uso de medicamentos para emagracimento. Al?m do mais, lembra "uma dieta rigorosa ? uma dieta pontual, ou seja, n?o duradoura, porque quem perde peso r?pido, recupera tamb?m r?pido".

Mas o quadro no mundo da moda come?a a mudar. Depois de o mundo perder v?rios modelos famosos por causa desse dist?rbio, a sociedade passa a atentar-se e mobilizar-se contra o problema.

Outra realidade

Fernando Prado 
desfilando sem camisa Mas em Juiz de Fora, a realidade ainda parece ser diferente, os modelos que participam de eventos de moda, bem como de campanhas publicit?rias, preferem passar a sensa??o de sensualidade com corpos sarados ao inv?s de se mostrarem mag?rrimos demais.

"Fa?o dieta at? definir o abdome, mas ficar magro demais n?o ? bom porque fico com cara de doente, o rosto fica muito chupado, ou seja, muito seco", afirma o modelo Fernando Prado (foto acima), 26 anos.

Al?m do mais, as passarelas est?o come?ando a aderir a consci?ncia de qualidade de vida, dessa forma n?o selecionam pessoas magras demais com apar?ncia de doentes ou drogados. "Isso fica ruim para a marca, parece que ela quer representar e passar essa imagem negativa, como aconteceu em uma campanha da Forum, tempos atr?s", afirma a produtora de moda Patr?cia Alvim.

Em Londres, por exemplo, a modelo Charlotte Carter, 22 anos, foi rejeitada por uma ag?ncia por ser magra demais. A not?cia saiu nas v?speras do desfile da Semana da Moda, e a modelo foi proibida de desfilar porque perdeu muito peso.

No entanto, n?o ? poss?vel achar que um ser representa todos de sua esp?cie, tampouco que profissionais de uma mesma ?rea tenham comportamentos homog?neos. Portanto o padr?o ? aplic?vel em 80% dos modelos.

Castings

At? a peneira final passam muitas pessoas com vontade e um desejo vaidoso, mas nem sempre todos t?m afinidade. E a conversa n?o sai muito de dietas e s?ries de muscula??o tanto na ala masculina como na feminina, segundo o ex-modelo R?mulo Veiga (foto abaixo), 23 anos.

foto de R?mulo Veiga

"Existem poucos com quem se pode conversar a respeito de outras coisas. Depois de um tempo, e como existem poucas op?es em Juiz de Fora, os modelos se tornam amigos, a? sim, o papo varia", completa R?mulo.

Na semana que precede os desfiles, algumas pessoas abusam do cuidado com o corpo, e passam a utilizar m?todos radicais para buscar a boa forma. Beber ?gua destilada, tomar anabolisantes s?o m?todos comuns usados por alguns modelos para buscar defini??o de m?sculos.

A modelo Lara Ribeiro, 15 anos, conta que tem facilidade para emagrecer, mas que suas amigas fazem dietas rigorosas. "Algumas tomam somente suco e chupam lim?o na semana da sele??o para ficarem magras, outras ficam s? na saladinha", revela.

Na ?poca dos desfiles, dieta mais que nunca, mas ser? por qu?? A n?o ser que se coma igual ao Obelix, ningu?m engorda visivelmente em apenas uma semana de desfile.

"Em Juiz de Fora, na parte masculina, ? constrangedor. A maioria dos modelos malha, e passam ?leo no corpo, antes de entrar na passarela. Como se eles fossem as estrelas, e n?o os estilistas e as roupas", conta R?mulo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF