De pernas de fora Os shorts que eram muito usados como conforto para ficar em casa, s?o destaques e assumem papel fundamental na composi??o do modelito


Renata Solano
*Colabora??o
05/01/2008

Para quem n?o est? sabendo como lidar com o calor que tem feito, fique tranq?ilo! A moda ver?o 2008 pensou exatamente em sa?das para esse problema. As pe?as-chaves do ver?o como os vestidos, as saias e os shorts ficaram ainda mais curtinhas.

"O objetivo ? deixar o corpo ? vontade, por isso os tecidos est?o mais leves e as pe?as est?o menores", descreve a produtora de moda, Ethel Lacerda.

E ela afirma que os shorts funcionam n?o s? durante o dia, mas tamb?m ? noite, aliados a acess?rios grandes ou confeccionados com tecidos especiais e nobres, como o cetim e a seda.

"Os modelos curtos est?o na moda como os microvestidos, as minissaias e, principalmente os micro shorts. Dentro dessa moda os shorts balon?s ganham um destaque muito grande", descreve o produtor de moda Marcelo Mostaro.

Seu estilo

Seja no corte estilo balon? ou no formato convencional, os shorts t?m aparecido nas vitrines das lojas e, conseq?entemente, no guarda-roupas das mulheres. A pe?a, que era muito usada como conforto para ficar em casa, toma propor?es e assume o papel de fundamental para a composi??o de um modelito especial para o ver?o.

Foto de short Foto de short Foto de short

No entanto, Marcelo orienta que as mulheres que possuem os quadris mais largos escolham os modelos de short convencionais, como corte reto e sem bolsos do lado, os chamados cargos.

A moda n?o consegue favorecer todos os tipos de corpo, por isso, ? preciso tomar alguns cuidados. Mas, ao mesmo tempo, a possibilidade de usar brilhos e bordados est? permitindo que a mulher se sinta ? vontade para usar muito paet? e bordado com sementes da flora brasileira", orienta, Marcelo.

Foto de short Foto de short Foto de short

"O leque de cores aparece bem variado, op?es como gelo, branco, azul cobalto, vermelho, alaranjado, roxo, verde, amarelo", orienta a vendedora de uma loja em Juiz de Fora, Lilian Franco.

Al?m disso, t?m op?es de comprimento, estilo e tecidos. "Temos diversos estilos de shorts, desde mais curtos at? mais compridos e, com cortes mais modernos ou mais cl?ssicos. O balon? ? uma op??o muito forte para o ver?o, mas o jeans b?sico tamb?m tem tido muita procura", afirma Lilian.

Foto de short Foto de short Foto de short

Assim, a op??o de usar short para ir ? praia, ? piscina, ou mesmo ao shopping e ?s festas ? o que o ver?o pede e a moda permite. Portanto, use e abuse dos shortinhos, sejam eles de seda, brim, jeans, tecido ou malha.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF