Fui promovido!


Conseguir melhorar de cargo dentro de uma empresa depende do funcion?rio conhecer e desenvolver suas pr?prias habilidades

S?lvia Zoche
Rep?rter
29/04/05

A psic?loga, especialista em RH, fala o que uma pessoa deve fazer para se desenvolver profissionalmente na empresa em que trabalha. Clique!

Ou?a!

Para crescer profissionalmente, ? preciso muito mais que reconhecer as pr?prias habilidades, ? necess?rio desenvolv?-las! N?o ? ? toa que Davidson Winter (foto ao lado) assume, hoje, uma fun??o bem diferente da que fazia na empresa Keeper, quando foi contratado h? nove anos atr?s. Davidson come?ou como office boy, aos 14 e, atualmente, aos 23, ? gerente de tecnologia, respons?vel pela Seguran?a de Trabalho, Meio Ambiente e Planejamento de Produ??o da mesma empresa.

Ele conta que o importante ? se dedicar e se esfor?ar. "Aprendi com algumas pessoas sobre isso. Eu vim de uma fam?lia modesta. Tenho que construir algo pra mim o quanto antes. Quando comprei um terreno, alguns amigos me acharam bobo por n?o ter comprado um carro. Mas eu n?o quero chegar aos 40 anos e ter que pagar aluguel", comenta. E ele quer continuar sua evolu??o profissional, por isso garante que vai para outra cidade trabalhar com Meio Ambiente. "N?o agora e nem em grandes centros. Existe muita cidade de interior com ind?strias que precisam se adequar ?s normas ambientais", explica.

Como office boy, Davidson fazia seu trabalho de banco na parte da tarde, e a manh? ficava um pouco ociosa. "Eu n?o gostava de ficar ? toa. Ent?o, eu lia alguma coisa e ajudava tamb?m um funcion?rio que trabalhou aqui, o senhor Felipe. Ele era gerente de tecnologia. Ele foi uma pessoa muito humilde e me ensinava tudo", relembra.

Depois de seis meses na empresa, foi indicado para trabalhar no setor de faturamento. S? largou o cargo de office boy, quando teve que assumir, tamb?m, a ?rea de cobran?a, onde permaneceu por dois anos. Para ficar atualizado, fez um curso t?cnico de Seguran?a do Trabalho. "Como a empresa terceirizava esse servi?o, assim que formei, fui contratado para cuidar dessa parte tamb?m", diz.

Logo em seguida, come?ou a faculdade de Engenharia Ambiental, ? noite. "N?o ? f?cil, porque n?o existe um hor?rio certo para sair do trabalho, para almo?ar... Mas eu quero investir em mim", diz. E a vis?o de Davidson foi correta. Na ?poca em que come?ou a gradua??o, a empresa teve que, obrigatoriamente, se ajustar ?s normas de gest?o ambiental. "Pude ajudar na esta??o de tratamento que n?o existia. Agora, a f?brica est? de acordo com a ISO 14000".

No fim de 2002, seu amigo de trabalho, Felipe, faleceu. Como Davidson tinha uma no??o do trabalho, assumiu interinamente e, tr?s meses depois, assumiu o cargo em definitivo. Fez, ent?o, cursos de programa??o, manuten??o, entre outros, para se aperfei?oar. "A empresa me ajuda nestes cursos. Eles me ap?iam nas decis?es de estudar", diz.

N?o satisfeito, o rapaz iniciou uma p?s-gradua??o de Engenharia de Produ??o, que termina no 1? semestre deste ano. Antes, havia feito 12 mat?rias de outra especializa??o em Gest?o Ambiental e Ind?stria. "Na verdade, s?o 15 mat?rias. Puxei as 12 para completar meu curso de gradua??o e me sentir mais seguro na ?rea de meio ambiente".

Vis?o de equipe

H? tr?s anos na empresa MRS Log?stica, e em Juiz de Fora, Alysson Barros Paolinelli (foto ao lado) come?ou como superintendente de Planejamento Estrat?gico, um ano depois assumiu a superintend?ncia de Planejamento e Controle de Produ??o e, no dia 02 de maio de 2005 (segunda), aos 33 anos, assume o cargo de diretor de Planejamento e Controle de Produ??o.

Antes de mais nada, ele enfatiza que, em cargos de comando, ? preciso ter "as melhores pessoas trabalhando com voc?". O comunicado de que seria diretor deixou Paolinelli surpreso, mas, ao mesmo tempo, com sentimento de que possui potencial e perfil para assumir a nova responsabilidade. "Isso mostra que meu trabalho ? reconhecido e que o mercado precisa de uma renova??o, n?o s? de pessoas, mas nos processos, na forma de gest?o", diz.


Paolinelli ? de Curitiba, trabalhava em outra empresa de ferrovia e aceitou vir para Juiz de Fora por acreditar na possibilidade de crescimento da empresa. "Eu n?o vim com a id?ia de ser diretor, mas com o interesse de desenvolver bem o meu trabalho. Eu acredito neste neg?cio. Acredito que o transporte ferrovi?rio ainda vai crescer muito. E essa cren?a me d? for?a para crescer como pessoa, profissional e empresa".

Apesar de ser formado em Engenharia Eletr?nica, nunca exerceu a profiss?o. Como trabalhou em uma grande empresa na ?rea de Desenvolvimento e Gest?o de Pessoas por quatro anos, ele afirma que consegue chegar mais rapidamente a solu?es, mesmo n?o sendo t?cnico. "Em um ano, tornei-me assistente do diretor da empresa. A conviv?ncia com esse mundo criou uma base forte". Tanto que ele possui a facilidade de identificar o que existe de melhor em cada funcion?rio. "Consigo ver quem far? um trabalho melhor na ger?ncia ou em vendas, por exemplo. Quando voc? atua na ?rea certa, seu trabalho tem um resultado muito superior".

Uma dica de Paolinelli ? ler sempre. "Muita gente l?, mas n?o coloca em pr?tica. Se voc? fica muito preso somente no trabalho que voc? faz, voc? tem uma vis?o limitada. ? preciso olhar os fatos da empresa como se estivesse no morro e ter humildade de ver seus erros, as melhorias e motivar as pessoas para que as mudan?as possam acontecer. Se voc? n?o consegue ter uma vis?o do processo com um todo (processos, equipamentos e pessoas) n?o tem jeito". E ele enfatiza, mais uma vez: "Tenha as melhores pessoas com voc?".

Para quem est? formando recentemente, Paolinelli diz que ? imprescind?vel aprender como ? a vida de uma empresa durante dois anos, antes de partir para uma especializa??o, desde que que a pessoa n?o tenha interesse em tornar-se um professor ou pesquisador. "Se a inten??o ? crescer, ? melhor voc? conhecer a empresa em que trabalha, identificar-se com um ramo para depois fazer a p?s-gradua??o correta. Isso forma uma base de sustenta??o do crescimento no momento adequado". Paolinelli procura, a cada dois anos, se especializar em ?reas que sente ser importante para seu trabalho.

Desenvolvimento de habilidades

"Acho que o profissional precisa saber onde quer chegar. Ap?s definido isso, ele tem que saber como chegar l? e desenvolver-se para tal, apresentando resultados. Extrapolar as expectativas. A partir da?, ? contar com uma oportunidade e o reconhecimento." Essa ? a opini?o do gerente de suporte do provedor ACESSA.com, Henrique Casta?on Antunes (foto ao lado).

Aos 25 anos, trabalha h? cinco na mesma empresa. Ele garante que ? preciso ter metas para alcan?ar o objetivo. H? dez meses no cargo de gerente, Antunes vai come?ar uma especializa??o para ampliar sua vis?o de trabalho. Come?ou como estagi?rio do suporte t?cnico, por um ano e meio, na ?poca em que ainda fazia faculdade. Depois, um ano como t?cnico de suporte e antes da atual posi??o profissional, foi programador por um ano e meio.

A grande quest?o para a psic?loga especialista em Recursos Humanos, Maria Aparecida Frade Pires, (foto ao lado, ? esquerda), ? enxergar as oportunidades que a realidade oferece, para conseguir ascens?o na empresa em que trabalha. "Antes, ficava-se vislumbrando o que mercado oferecia, para sair de uma empresa e ir para outra. Hoje, as pessoas sabem que a exig?ncia ? maior. Voc? v? o seu colega se qualificando e voc? estagnado, ent?o, as pessoas v?em nos outros o modelo. E isso acontece em qualquer empresa", diz.

Um segundo ponto a ser pesquisado ? identificar quais s?o seus talentos e desenvolv?-los. "Antes, a pessoa esperava a empresa ver um potencial nela e descobr?-la. Hoje, voc? tem que se mostrar. ? importante o auto-conhecimento, a conduta, a organiza??o, a disciplina, o comprometimento, os valores e o papel social", afirma a psic?loga.

Gostar do que faz, buscar a realiza??o pessoal ? fato para conseguir mostrar um bom trabalho. Mas ainda existem pessoas que trabalham sem motiva??o. "Muita gente chega dizendo que precisa trabalhar para atender a demanda de outro, como a m?e que n?o quer o filho de 18 anos em casa, ? toa. Ent?o, ele diz que procura um emprego, porque a m?e quer".

Algumas empresas, que n?o possuem a estrutura de Recursos Humanos, contratam a orienta??o profissional para seus funcion?rios, mais conhecidos como colaboradores, para ajud?-los a crescer na empresa. "? um projeto de uma empresa que quer aproveitar melhor o talento de seus colaboradores. O endomarketing (a??o de marketing voltada para a satisfa??o e alian?a do p?blico interno) ? uma arma importante ", explica.

Cresce o funcion?rio e, conseq?entemente, a empresa em que trabalha.