Entrevista para emprego


Saiba como superar a ansiedade, o nervosismo e a timidez durante uma entrevista para emprego. Anote as dicas!

Renata Cristina
*colabora??o
29/06/05

O psic?logo, especialista em RH, Eduardo Santos, d? dicas de como se sair bem em uma entrevista. Clique!

Leia!

Entrevista! Voc?, provavelmente, j? passou ou ir? passar por essa situa??o que mistura um pouco de tens?o, expectativa e ansiedade. As rea?es s?o t?o diversas que, em alguns casos, os extrovertidos ficam s?rios, os t?midos se calam e a maioria fica com o cora??o acelerado e com os nervos ? flor da pele!

Mas nem tudo est? perdido. Uma boa prepara??o focada nos objetivos do primeiro contato pode te ajudar a conseguir a vaga. O estudante de Comunica??o Social, Thiago de Souza, disputou uma concorrid?ssima vaga no departamento de imprensa da Brasil Center Comunica?es e obteve sucesso. Para isso, ele contou com uma forte aliada: a informa??o. "Tentei conhecer um pouco a respeito da empresa e do meu campo de atua??o. ? importante que o candidato saiba se ? realmente aquilo que ele almeja", ressalta.

A administradora de empresas, Carolina Fernandes Braga (foto ao lado), tamb?m j? enfrentou uma s?rie de entrevistas durante o per?odo de faculdade e ap?s a formatura. Empresa j?nior, laborat?rio de exames, bancos, automobil?sticas e um escrit?rio de advocacia foram alguns dos locais em que a profissional tentou uma vaga. "Na maioria deles consegui o trabalho, me preparando para responder as poss?veis perguntas tanto sobre minhas experi?ncias anteriores, quanto das minhas perspectivas de trabalho, ou sobre minha personalidade", diz.

Apesar do sucesso, ela garante que se sente incomodada com a inseguran?a e o nervosismo dessa etapa de sele??o. "Sei que s?o sensa?es naturais antes da entrevista, j? que n?o sabemos como ser?o as perguntas", avalia. No caso de Souza, o "encontro com uma pessoa desconhecida" ? o seu principal fator de expectativa. "O entrevistado n?o te conhece e ir? fazer um "ju?zo" de voc? que, ?s vezes, n?o corresponde com a realidade."

A universit?ria, Mariana Petraglia (foto ao lado), considera-se t?mida e, por esse motivo, sempre fica nervosa quando ? entrevistada. "Tento me concentrar ao m?ximo para ficar mais calma e ser o mais natural poss?vel. Acho que n?o devemos for?ar a "barra" e mostrar uma pessoa diferente do que somos. Isso ir? se revelar mais tarde", garante.

O psic?logo e consultor em recursos humanos, Eduardo Santos, explica que o objetivo de uma entrevista ? obter dados que d?em subs?dio ao entrevistador para escolher, com a maior probabilidade de acerto poss?vel o candidato que se adequa melhor aquele cargo. E para os que temem essa etapa inevit?vel ele adverte: "Um bom entrevistador n?o est? ali para derrubar o candidato com pegadinhas e situa??o amb?guas. O entrevistador experiente sabe que nem toda pessoa consegue demonstrar o seu real potencial espontaneamente".

Prepara??o

A prepara??o faz a diferen?a durante uma entrevista. Isso n?o quer dizer que voc? tenha que decorar um texto sobre a sua experi?ncia profissional ou sua vida. O ideal ? parar e refletir um pouco sobre o cargo que voc? almeja, suas poss?veis ?reas de atua??o e de que forma voc? poder? contribuir para a empresa. Por isso, a informa??o ? sua melhor arma. Procure saber mais sobre voc? mesmo, recorde seus pontos de destaque na carreira e, ? claro, pesquise sobre o lugar onde quer trabalhar. Isso tudo pode fazer a diferen?a.

Veja algumas dicas importantes do psic?logo e consultor Eduardo Santos:

  • a) Um bom primeiro passo ? obter informa?es sobre a empresa. Procure conhecer seus valores, filosofia, ?ltimas not?cias veiculadas na m?dia. Visite o site da empresa, conhe?a sua ?rea de atua??o, seus produtos e servi?os.

  • b) Uma das primeiras fontes para a elabora??o de perguntas ? o seu curr?culo. Tenha sempre em mente o que voc? redigiu neste documento.

  • c) Procure trabalhar com resultados, ou seja, o que voc? acrescentou nos trabalhos anteriores. Resultados enchem os olhos e vendem bem a sua imagem. N?o invente dados, isto pode ser fatal. Procure apresentar tudo aquilo que diferencie voc?: posi??o no ranking de produtividade ou vendas, pr?mios recebidos, metas alcan?adas, promo?es por m?rito, sugest?es que foram implantadas, projetos especiais que tenha participado, etc.

  • d) Se preocupe com sua apresenta??o pessoal. Cabelos penteados, unhas limpas e aparadas, barba feita, sapatos limpo e roupas bem passadas e discretas. Cuidados com os acess?rios, use o bom senso. Lembre-se: n?o ? um desfile de modas. Quando for obter informa?es sobre a empresa procure descobrir o tipo de roupa que ? usado no expediente. Em caso de d?vidas o esporte fino e uma ?tima op??o. Mulheres devem evitar maquiagem forte e decotes ousados.

  • e) Identifique o local exato da entrevista com anteced?ncia para no dia n?o ser surpreendido.

  • f) Ao ser recebido cumprimente o(s) entrevistador(es) com um firme aperto de m?os. Durante a entrevista olhe nos olhos do entrevistador, procure gesticular sem excessos, e n?o se apavore caso precise parar um pouco para pensar.

  • g) Calma ? a palavra chave em uma entrevista. Sabemos que a situa??o em si j? ? apavorante para a maioria das pessoas, mas se n?o conseguirmos controlar o nervosismo teremos nossas chances reduzidas. Por isso procure chegar com pelo menos 10 minutos de anteced?ncia. Concentre-se e controle sua respira??o. Isto ir? ajud?-lo.

  • h) Existem dicas que s?o uma faca de dois gumes. Por isso n?o crie uma imagem que voc? n?o ?. Cada empresa procura um colaborador que se encaixe em sua cultura. Dependendo da vaga ou empresa a prefer?ncia pode ser por algu?m introvertido, quando na realidade achamos que o extrovertido ? o padr?o. Enquanto uma pode ser melhor ocupada por pessoa mais racionalista, outra pode ser por algu?m mais intuitivo.

Perguntas freq?entes

Em geral, as entrevistas possuem algumas perguntinhas b?sicas e voc? j? pode ir pensando sobre alguns temas. Vida familiar, experi?ncia profissional, cursos de idiomas, trabalhos de destaque s?o alguns assuntos recorrentes. Dessa forma, voc? garante desembara?o e, quem sabe, uma vaga!

  • Vida familiar
  • Sa?de
  • Vida social
  • Projetos para o futuro
  • Experi?ncia profissional - fale sobre sua suas experi?ncias mais significativas, o que cada emprego lhe acrescentou de experi?ncia, o que voc? sabe fazer, situa?es que contribu?ram para o seu crescimento profissional. ? o momento para apresentar aqueles resultados que citamos anteriormente.
  • Problemas enfrentados em trabalhos anteriores - ? quase imposs?vel voc? nunca ter tido uma situa??o dif?cil (ass?dio, press?o, injusti?a, dificuldade de relacionamento, erros, etc.). Relate o que for pedido e complete com aquilo que isto contribuiu para o seu desenvolvimento. Lembre-se: os nossos erros s?o ?timas oportunidades de aprendizagem. A melhor forma de responder a uma pergunta ? ser direto e contextualiza-la. Relate quando, onde, como aconteceu e o qual a li??o aprendida.

Fique atento

Sabe aquela frase no lugar e hora errados? Ent?o, voc? n?o vai querer dar uma dessas, vai? Portanto, fique atento a pergunta que foi feita e n?o fuja do assunto. Seja natural, objetivo e n?o transforme a entrevista em um desabafo pessoal. Tome cuidado com as seguintes situa?es:

  • Cuidado ao criticar empresas e trabalhos anteriores. Tem certas coisas que ter?o que ser ditas, mas use o bom senso.
  • N?o fuja das perguntas e n?o seja muito sucinto. Objetividade ? muito importante, contudo procure dar conte?do ?s suas respostas.
  • N?o invente dados ou caracter?sticas que voc? n?o tenha ou n?o seja. Voc? pode estar entregando a corda que ir? enforc?-lo.
  • N?o chegue atrasado. Caso aconte?a algum imprevisto incontorn?vel ligue e avise com anteced?ncia.
  • N?o beba e n?o use calmantes para amenizar seu nervosismo, normalmente o efeito ? pior.

Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF