• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    MBA: hora da especialização Profissionais procuram aliar teoria ao mercado de trabalho em cursos de MBA

    Renata Cristina
    *Colaboração
    31/10/2006

    Eles surgiram nos Estados Unidos, mas em pouco tempo se adaptaram à realidade brasileia. Os cursos de MBA - Master of Business Administration - são equivalentes a uma especialização na área de administração ou negócios, embora tenham aplicações em campos diversos, como gestão, recursos humanos, contabilidade, finanças, estratégias, marketing, entre outras.

    Se nos dias atuais, o diploma universitário é um requisito mínimo para ingressar no mercado de trabalho, esse nível de especialização garante aos interessados um intercâmbio entre a vida profissional e os mais recentes estudos sobre o objeto do curso. Foi pensando em atualização que o empresário José Santos (foto abaixo à esquerda) resolveu ingressar no MBA.

    Trabalhando há dez anos com o próprio negócio, Santos comenta que para fazer a escolha de uma pós-graduação avaliou fatores como a aplicabilidade do programa do curso ao seu dia-a-dia e viu no MBA de Gestão de Negócios uma solução adequada.

    O empresário José Santos em entrevista à
ACESSA.com "O MBA faz uma abordagem bem ampla sobre gestão e abre um leque de possibilidades para profissionais de diferentes áreas", afirma.

    Embora o empresário aprove o modelo do curso, ele coloca em xeque a questão de especialista, devido ao caráter multi-temático das aulas. "Para mim, não há problema, mas há pessoas que se queixam de não se tornarem especialistas de "alguma coisa", pondera.



    Características do curso
    Ao contrário de um mestrado ou doutorado, com enfoque na área acadêmica, este tipo de pós-graduação alia questões práticas às teóricas. Além das aulas focadas no mercado de trabalho, em geral, os estudantes devem elaborar um plano de negócios ao longo de um ano de curso, de forma a aplicar seus conhecimentos.

    O coordenador do curso de MBA Renato Dantas em
entrevista à ACESSA.com Há dez turmas consecutivas, o coordenador do curso de MBA, Renato Dantas, da Fundação Getúlio Vargas e Instituto Vianna Jr., observa o plano de negócios dos pós-graduandos, denominado Projeto Integrado de Negócios (PIN). Segundo Dantas, alguns dos alunos utilizaram esses conhecimentos em suas vidas e muitos deles se inspiraram para uma nova proposta de trabalho. "Temos vários casos, mas me recordo de um aluno que abriu uma fábrica de embalagens e de outro que abrirá um café", atesta.

    Por ser um curso com origem no exterior, há muitas dúvidas quanto aos seus pré-requisitos. No entanto, o Ministério da Educação determina a exigência de nível superior em todos os casos. Ainda assim, confere certificado de reconhecimento do curso às instituições de nível superior, fato que deve ser analisado na hora de escolher o seu MBA.

    Outro motivo de dúvida frequente relaciona-se as parcerias entre as instituições de ensino. No caso do MBA entre a FGV e o Vianna Jr., o primeiro oferece a grade de ensino e professores, sendo que o segundo entra com a instalação do curso na cidade e orientação aos alunos. Outro exemplo de parceria em Juiz de Fora, acontece com o Centro de Ensino Superior (CES) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    De acordo com o coordenador do curso de MBA, Marco Tanure Sanábio, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, o foco do programa é o empreendedor. "Não importa a formação, mas o interesse em dar um upgrade na carreira. Por esse motivo, temos todos os perfis em nosso curso, desde economistas e administradores até médicos e engenheiros", analisa.

    Onde estudar em Juiz de Fora
    A cidade oferece uma série de oportunidades para os interessados em ingressar em cursos de MBA. Veja as opções:

    MBA UFJF
    • Cursos: são oferecidos cursos em finanças, gestão de negócios, marketing, logística empresarial, gestão hospitalar e acreditação, gestão estratégica de pessoas, auditoria e regularão de estabelecimentos de saúde, comércio exterior, turismo, cooperativas de crédito e métodos de apoio à questões estratégicas.
    • Informações: (32) 3229-3521 ou 3229-3522 ou ainda 3229-3524.
    MBA FGV-Vianna Jr.
    • Cursos: são oferecidos cursos em finanças, auditoria, controladoria, gestão empresarial, marketing, gestão estratégica da tecnologia da informação, desenvolvimento e gestão de pessoas, direito empresarial e direito tributário.
    • Informações: (32) 3217-2940.
    MBA UFRJ-CES
    • Curso: é oferecido o curso de gestão empresarial.
    • Informações: (32) 3273-8220.
    MBA Estácio de Sá
    • Cursos: é oferecido o curso de MBA em Gestão Organizacional.
    • Informações: (32) 3249-3600.
    ATENÇÃO: se você conhece algum curso de MBA, na cidade, envie um email para redacao@acessa.com". As informações acima foram confirmadas em outubro de 2006

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.