Que carreira seguir? Com as provas desde o in?cio do segundo grau, os adolescentes j? precisam pensar na faculdade bem mais cedo. Mas ser? que eles est?o prontos?

Leia ao lado alguns artigos no arquivo do Portal ACESSA.com escrito por Denise Melo e Eduardo Santos sobre as incertezas na defini??o da carreira. Clique no ?cone texto ao lado

Leia Leia

Renato Costa
*Colabora??o
21/12/2006

H? algum tempo, entrar para a faculdade era o desafio de quem estava no 3? ano do Ensino M?dio, ou de quem se preparava pelos "cursinhos". Com o vestibular seriado, que acontece durante os tr?s anos do segundo grau, a tarefa de conseguir uma vaga no ensino superior come?a cedo. Mas, ser? que os jovens est?o prontos?

Luis Felipe, estudante Segundo a estudante Paola Aquino, que est? no segundo ano do vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora (Pism - UFJF), grande parte dos alunos t?m outras preocupa?es. "A maioria est? mais preocupada em passar de ano", diz. Paola j? optou pelo curso de Letras, embora a confirma??o s? deva ser feita no ano que vem.

Priscila Vital, tamb?m no segundo ano do Pism, ainda est? sem saber por qual curso optar. "Cheguei a pensar em Fisioterapia, mas desisti", lembra. Com rela??o a fazer provas durante tr?s anos, ela aprova o m?todo. "Al?m de fazermos provas com o conte?do dividido, adquirimos experi?ncia para o Vestibular, caso n?o sejamos aprovados pelo Pism", diz.

Luis Felipe Fran?a (foto acima) e Nat?lia Andrade vieram de Valadares para fazer o primeiro ano do vestibular, e j? escolheram o curso: Medicina. Luis pensa que, apesar da pouca experi?ncia, os jovens vestibulandos est?o se esfor?ando. "Quem vem fazer o Pism vem com a inten??o de tentar a vaga mesmo, e se prepara durante o ano", ressalta. Nat?lia acha que quem se preparou se deu bem. "Para quem estuda, as provas est?o f?ceis", diz.

Resultados melhores nos ?ltimos anos

Ana Stuart, psic?loga A psic?loga Ana Stuart destaca o fato de, por estarem em uma fase de transi??o, os estudantes n?o encaram as provas com a maturidade que deveriam. "? um per?odo complicado para os adolescentes e s?o muito poucos que desde o primeiro ano do Vestibular se preparam visando uma vaga na faculdade", explica.

Ana comenta que no segundo ano de provas a tend?ncia ? a responsabilidade aumentar. "Alguns alunos que t?m resultados ruins no primeiro ano, chegando at? mesmo a repetir a s?rie, obt?m ?timos resultados nas provas seguintes. Isso porque est?o amadurecendo, percebendo a import?ncia dessas avalia?es no seu futuro", diz.

A fam?lia ? um personagem importante nessa hist?ria, at? mesmo na hora de definir a escola em que o aluno vai cursar o ensino m?dio. "Deve haver uma afinidade entre o jovem e o ambiente de estudo, para que ele aprenda a lidar com a press?o. O Vestibular ? uma obriga??o, ? chato, mas cada um deve lan?ar m?o de seus recursos pessoais para lidar da melhor maneira poss?vel com isso, contando com as opini?es da fam?lia", ressalta Ana.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de jornalismo da UFJF