• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Guia completo do Vestibular 2004 da UFJF
    Estudantes falam sobre o que esperam das provas

    Ludmila Gusman
    *Colaboração: Renata Silva
    12/12/03

    A um dia do início do Vestibular 2004 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os 18.799 estudantes, que farão as provas neste fim de semana, já começam a movimentar a cidade. O restante, cerca de 6.831 candidatos dos módulos I e II do Pism, devem chegar na próxima semana, já que o exame começa dia 19 de dezembro e se encerra dia 22. Ao todo, são 25.630 candidatos concorrendo a uma das 2.400 vagas na Federal.

    Com estes números, o comércio comemora. Afinal de contas, essa época do ano é uma ótima ocasião para alavancar as vendas que, segundo os próprios comerciantes, não foram satisfatórias em 2003. (Leia a matéria!). Hotéis e restaurantes lotados são os primeiros indícios de que Juiz de Fora acaba de receber os novos visitantes, boa arte deles vindos de outras cidades.

    Nos dias 13 e 14 de dezembro, os candidatos participam da primeira etapa respondendo às questões objetivas de português, literatura, biologia, física, matemática, história, geografia e química.

    GUIA DO VESTIBULANDO

    Muita expectativa

    Locais das provas

    Mudança no local das provas

    Conteúdo, horário, atraso

    Horário para os adventistas

    Como faço para ir de ônibus?

    Divulgação do gabarito

    Esquema de trânsito

    Informe Vestibulando

    Outras informações

    Preparamos um GUIA ESPECIAL para quem vai realizar as provas na cidade. Se você é de Juiz de Fora, neste guia encontrará todas as informações como horários e locais das provas, esquema de trânsito e recomendações importantes fornecidas pela Coordenação do Vestibular. Mas se você não mora na cidade, além destas orientações você tem o auxílio do nosso sistema de Mapas Interativos que vai ajudá-lo a chegar ao local da prova sem atraso.

    Clique nos links da tabela acima para saber mais sobre o Vestibular

    O que dizem os vestibulandos

    Não tem como esconder que a ansiedade é grande! Preocupação e stress são sintomas da "vestibulite" diagnosticada pelos estudantes que enfrentam a maratona das provas. Para espantar o azar, eles recorrem a estratégias de estudo e planos para sair bem na seleção.

    Ao contrário dos estudantes preocupados, existem ainda aqueles que estão bem tranquilos e apostam na sorte e descontração, como é o caso do estudante Leonardo Petrillo, que afirma ter começado a estudar nesse mês.

    Com tantas diferenças de estilo na batalha do vestibular, a verdade é que para a maioria deles, os dias 13 e 14 de dezembro representam um dos momentos decisivos de suas vidas. A aprovação no curso pretendido pode significar um 2004 diferente, longe de apostilas, cursinhos e inúmeras aulas.

    Confira alguns depoimentos e as expectativas dos candidatos ao Vestibular 2004:



    "Acho que a prova vai ser bem difícil, pois as provas da UFJF são bem elaboradas. Estou bem ansioso e por isso vou estudar mais essa semana".

    Gustavo Santos (Engenharia)





    "Já estou lá dentro! Não estou nenhum pouco nervoso e pra ter idéia comecei a estudar nesse mês. Vou detonar nessa prova!"

    Leornardo Petrillo (Direito)



    "Considero as provas do PISM tranquilas, mas os candidatos que optaram pelo PISM 3 são os que tiveram bons resultados nos anos anteriores, então, a concorrência será acirrada. Estou indo pra briga!!! A ansiedade é inevitável, mas me considero bem preparada".

    Talita Miana (Odontologia)

    "Apesar do meu curso ter poucos candidatos por vaga, estou preocupada. Tenho medo dos três candidatos que estão disputando uma vaga serem bons mesmo! Está difícil de dormir, pois fico preocupada com o que falta para estudar".

    Juliana Brandi (Administração)



    "Não me considero nervoso, mas preocupado com o número de relação candidato/vaga. Nesse ano, o curso de Comunicação apresentou um aumento nessa relação e isso me deixa ansioso. Vou seguir o meu ritmo de estudo para chegar no dia da prova tranquilo. Uma pessoa segura, faz uma prova melhor".

    Bernardo Malta (Comunicação Social)



    "Estou bastante ansiosa, pois com o PISM o vestibular tradicional diminuiu o número de vagas. Esta semana estou estudando mais, porém na sexta-feira paro para relaxar e me concentrar para a prova".


    Belissa Machado (Direito)

    "Esta é a segunda vez que faço vestibular e tive um ano difícil, de stress e desânimo em relação ao estudo. Não consigo diminuir o ritmo. Esta semana vou revisar ao máximo as matérias".

    Daniela Mota (Psicologia)



    "Já passei por todas as fases. Chorei, me stressei e me descabelei. Agora eu tô rindo à toa! Estou estudando no mesmo ritmo e vou até o fim, com pensamento positivo para fazer uma boa prova!"


    Carolina Oliveira (Farmácia e Bioquímica)

    "Este é meu segundo ano de vestibular. Fiquei muito mais stressada. Meu sistema imunológico abaixou e fiquei doente de 15 em 15 dias. Essa semana vou dar uma revisada, mas sexta-feira paro tudo".

    Ana Carolina (Farmácia e Bioquímica)



    "Espero que a prova seja bem elaborada, em nível médio de dificuldade. Vou tentar manter um bom ritmo de estudo e sexta dar uma revisada".


    Evane Gonçalves (Medicina ou Odontologia)



    "Estou na expectativa. Neste final de semana, tive aula de 7h da manhã até às 19h, mas consegui esclarecer muita coisa. Não tenho idéia de como será a prova. Estou nervosa, mas confiante em Deus!"


    Raquel Nascimento (Psicologia)



    *Renata Silva é estudante do 5º período
    de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.