Guia do Vestibular da UFJF

Locais de Prova

Os locais para a realização das provas do Vestibular 2005 foram definidos de acordo com curso. Os candidatos ao Vestibular têm acesso aos endereços no site: www.ufjf.edu.br.

Para localizar a escola onde acontecerá a sua prova, você pode utilizar o serviço de Mapa Interativo do Provedor ACESSA.com. Para utilizá-lo é muito simples! Você vai precisar apenas ter um computador conectado à internet e o programa Macromedia Flash Player instalado no micro. O programa pode ser adquirido gratuitamente no endereço http://www.acessa.com/jfmapas/ajuda.php

Feito isso, é possível você interagir com o mapa e destacar o local exato onde será a prova, com todas as informações de como chegar lá. Quer um exemplo? Vamos supor que você fará a prova no Colégio Cristo Redentor, localizado à Rua Halfeld, 1179.

- O primeiro passo é acessar http://www.acessa.com/jfmapas.
- No campo disponível para a rua você vai digitar o endereço: Neste caso, Rua Halfeld.
- O Mapa disponibilizará uma lista, basta você escolher a opção que traz o número do local, ou seja, Rua Halfeld, 1179 - clique em ver mapa.
- Pronto, agora é só montar o seu. Neste exemplo, seu mapa pode ficar como o da figura abaixo. Mas as informações acrescentadas podem variar de acordo com a sua necessidade.

- Agora você pode imprimi-lo e levar com você ou enviar para um amigo através do e-mail.

- Para entender mais sobre como funciona o serviço de Mapas do Provedor ACESSA.com leia a reportagem completa em:
ACESSA.com cria mapas interativos

Orientações para as Provas

A Coordenação do Vestibular pede a todos os candidatos que cheguem ao local das provas com uma hora de antecedência e recomenda que os estudantes visitem o local um dia antes. No dia das provas os alunos não podem esquecer o Comprovante Definitivo de Inscrição e o documento de identificação usado na ficha. Quem ainda não recebeu o comprovante poderá recorrer ao Plantão do Vestibular, localizado no campus.

Após o início das provas, marcado para às 14h, haverá um período de 15 minutos de tolerância para a entrada dos candidatos. Quem chegar após às 14h15 será impedido de participar do Processo naquele dia. A prova tem duração máxima de três horas e mínima de uma hora.

As questões poderão ser resolvidas até às 17h e poderão ser feitas de caneta azul ou preta. Nas provas de matemática e física será permitido o uso de compasso e régua. Não será permitido o uso de boné ou chapéu, óculos escuro e qualquer equipamento eletrônico. Todas as questões valem um ponto. No sábado, dia 11, os candidatos respondem 16 questões de Língua Portuguesa, oito de Literatura, oito de Biologia e oito de Física. No domingo, dia 12, é a vez das provas de Matemática (16 questões), história, geografia e química com oito questões cada uma.

Os pontos da primeira etapa não serão acumulados. Sendo assim, os candidatos que zerarem qualquer um dos conteúdos ainda têm chances de passar para etapa seguinte.

Informe Vestibulando

Para os candidados que tiverem dúvidas quanto aos locais de prova, horários, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, alimentação, esquema de trânsito e infra-estrutura em geral, a Secretaria de Imagem Institucional da UFJF disponibilizará o Informe Vestibulando.

As centrais de informações estarão nos seguintes pontos: Cine-Theatro Central e Campus da UFJF (CDARA., ICHL, ICE e ponto de ônibus em frente à Faculdade de Direito). Na sexta, dia 10, o atendimento acontece das 9h às 18h e no sábado e domingo, 11 e 12, das 9h até o término das provas. As equipes do Informe marcam presença, ainda, nas cidades de Muriaé, Lavras, Volta Redonda e Belo Horizonte, onde também acontecem os exames da primeira etapa do Vestibular.

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) também estará disponível para o atendimento aos estudantes. O principal serviço oferecido será a emissão de segunda via do comprovante de inscrição para os alunos que não receberam em casa ou perderam o documento.

Ônibus

Os ônibus do Centro com destino ao Bairro São Pedro transitarão pela avenida Pedro H. Krambeck, rua Oreste Fabiano Alves e avenida Presidente Costa e Silva. Os ônibus do Centro com destino à UFJF transitarão pela avenida Pedro H. Krambeck e Rua Lauro Teles de Mesquita.

Esquema de Trânsito

Dentro do Campus, o trânsito funcionará em via única. O acesso poderá ser feito pela Avenida Independência ou pelo Bairro São Pedro. O estacionamento será permitido ao longo do anel viário da UFJF e na Faculdade de Engenharia.

A Polícia Militar estará alterando o trânsito no entorno da UFJF. Este esquema funcionará das 12h às 20h nos dois dias de provas. Estarão funcionando em mão única as seguintes ruas:

  • Avenida Pedro H. Krambeck, entre o trevo e a rua Oreste Fabiano Alves;
  • Rua Lauro Teles de Mesquita, entre avenida Pedro Krambeck e o portão da UFJF;
  • Rua João Lourenço Kelmer, entre o portão da UFJF e o trevo.

    Estarão interditadas para estacionamento:

  • Rua Adolpho Kirchmaier, entre as ruas João Lourenço Kelmer e a avenida Pedro Krambeck;
  • Rua Virgulino João da Silva, entre as ruas João Lourenço Kelmer e a avenida Pedro Krambeck;
  • Rua Joaquim Caetano, entre as ruas Adolpho Kirchmaier e Virgulino João da Silva;
  • Rua Pedro Geheim, entre as ruas Joaquim Caetano e João Lourenço Kelmer.

    Adventistas

    Os candidatos adventistas terão horário especial no sábado. Por questões religiosas eles não podem desempenhar nenhuma função até o pôr-do-sol de sábado. Esses candidatos devem estar na Coordenação dos Programas de Ingresso às 14h. Lá eles ficarão isolados até às 19h, quando começarão a prova. Assim como os demais, eles terão três horas para resolver as questões. No domingo, eles fazem prova no horário normal, às 14h.

    Gabarito

    No sábado o gabarito com a resolução das questões de cada prova só será divulgado após os candidatos adventistas terminarem a prova. Segundo a Secretaria de Imagem Institucional da UFJF, a previsão é que até às 22h45 os gabaritos sejam liberados. No domingo a divulgação será a partir das 17h.

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.