At? quando posso ficar na Universidade?


Fique atento ao tempo m?ximo de curso na sua Universidade! Voc? pode ser jubilado, ou seja, perder a sua vaga se demorar muito para formar

Renata Cristina
*colabora??o
16/06/05

O coordenador de programas de gradua??o da UFJF, J?lio Portela, fala sobre o tempo de perman?ncia e orienta os alunos sobre os processos de trancamento e dilata??o de curso.

Confira

Em 1999, quando o estudante de Comunica??o Social, Rafael Saldanha, entrou na universidade, ele n?o imaginava que ficaria por l? uns bons anos. "Passei no Vestibular com apenas 18 anos e n?o estava acostumado com a liberdade do ambiente Universit?rio. Freq?entava mais a cantina do que a sala de aula", recorda. A partir de ent?o, o resultado n?o poderia ser diferente: reprovado!

Justamente neste momento, a sua faculdade estava mudando de curr?culo e desde o 3? per?odo, ele deveria ter se adaptado ? nova grade. Saldanha explica que fez v?rias disciplinas desnecess?rias e somente no 5? per?odo iniciou sua adequa??o.

Em 2003, o estudante foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e teve que optar entre a Faculdade e o trabalho. "Fui convocado para a cidade de Vi?osa (MG), tranquei o per?odo com o objetivo de tentar uma transfer?ncia para Juiz de Fora em seis meses". Contudo, os planos de Saldanha tiveram que ser prorrogados, pois o estatuto do banco foi alterado e os pedidos de transfer?ncia s? poderiam ser feitos com um ano de trabalho. A solu??o foi esperar mais um semestre e atrasar mais um pouco a faculdade.

Em janeiro de 2004, Saldanha j? havia negociado a mudan?a para Santos Dumont (MG), uma cidade mais pr?xima de Juiz de Fora, mas houve um bloqueio por parte do Governo, antes mesmo que ela fosse formalizada. "N?o pensei duas vezes: deixei o trabalho e voltei para a cidade disposto a me formar".

A determina??o de Rafael fez com que em apenas um ano e meio, ele conclu?sse todo o curso e, inclusive, no dia da entrevista com o portal ACESSA.com, ele havia acabado de terminar sua monografia. Satisfeito com o resultado, o futuro jornalista acredita que atraso no curso foi v?lido para o seu amadurecimento e crescimento profissional.

Assim como Saldanha, outros estudantes passam por uma s?rie de obst?culos para chegar ao final da faculdade, como ? o caso do acad?mico de educa??o f?sica, Estev?o Garcia (foto ao lado). Ele se matriculou em 09/09/99, ?s 9 da manh?, e brinca que a coincid?ncia nos n?meros teve influ?ncia direta na sua trajet?ria pela Universidade Federal de Juiz de Fora. "Como vim de S?o Paulo, precisava trabalhar para cobrir minhas despesas, portanto priorizava o trabalho e j? cheguei a ter at? cinco empregos".

Garcia lamenta que desconhecia programas de apoio estudantil, como as bolsas para alimenta??o, moradia e transporte (veja no site da UFJF), fato que dificultou sua estadia na cidade. "Com o passar do tempo, me engajei no movimento estudantil e passei a ver com outros olhos a quest?o do trabalho". Quando Estev?o vai se formar? Segundo ele, at? a reitora j? fez essa pergunta, mas a previs?o ? para dezembro de 2005.

Outra situa??o semelhante aconteceu com o estudante de engenharia civil, Eduardo Martins Vieira, que trabalhava durante oito horas di?rias e assistia aulas ? noite. "Estou na faculdade desde 94 e agora tive que deixar o emprego para concluir o curso. ? a minha ?ltima chance e n?o quero perd?-la", garante.

Fique de olho


O coordenador de programas de gradua??o da UFJF, J?lio Portela, alerta que um estudante poder? permanecer na universidade o dobro de anos do tempo m?nimo de seu curso, ou seja, se voc? faz uma faculdade de quatro anos, poder? permanecer durante oito anos nela.

Ainda assim, uma outra chance ? dada ao aluno, a partir dos processos de dilata??o de curso. Nesse caso, o estudante j? chegou ao prazo m?ximo e a coordena??o verifica as possibilidades de estender esse per?odo, caso haja interesse de ambas as partes. Portela adverte que a dilata??o s? ? feita por meio justificativas, como trabalho, mudan?a da cidade, etc.

J? para trancamento de matr?cula o tempo m?ximo ? de dois anos. Esse procedimento s? pode ser realizado uma vez, durante toda a faculdade.

*Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF