Ainda dá tempo de passar no vestibular?


Se você não estudou durante o primeiro semestre e pretende recuperar o tempo perdido, fique de olho nas dicas!

Renata Cristina
*colaboração
19/07/05

Os professores Marcelo Marins (química), Dimas Cuconato (biologia) e Laura Müller (português e literatura) dão as dicas para quem deseja recuperar o tempo perdido. Ouça!

Confira Confira Confira

Segundo semestre! Se você acaba de ter este estalo e quer recuperar o tempo perdido, ainda é hora! É isso mesmo! Quem garante são os professores de cursinhos pré-vestibulares, experts no assunto.

Marcelo Marins, Dimas Cuconato e Laura Müller reuniram algumas técnicas de estudo para suas respectivas disciplinas, química, biologia e português, além de dicas gerais para passar no vestibular. Eles dão uma atenção especial para aqueles alunos relaxados, que passaram o primeiro semestre tranqüilos e, agora, querem "mudar de vida".

Cada um tem a sua opinião sobre o assunto e, de acordo com a sua experiência, acreditam em um determinado modelo de estudo. Resumos, exercícios e horários de estudo estão entre os itens citados e que podem garantir uma vaga na faculdade. Escolha a opção que mais combina com você e mãos à obra!

Marcelo Marins
Comece a estudar agora! Monte um horário de estudo firme e tente recuperar os pontos não vistos. É importante que o aluno aproveite esse tempo de folga para colocar a matéria em dia e, ao mesmo tempo, criar o hábito da leitura e de estudo. Mesmo para aquela pessoa que estudou, recomendo que não perca o ritmo nas férias e guarde uma parte do dia para revisar os conteúdos. O segundo semestre é mais corrido, portanto, o estudante deve aproveitar ao máximo esse tempo livre, em julho, para estudar e garantir a aprovação no vestibular.

Química
Realize alguns exercícios propostos em apostilas e livros. Procure passar por todos os pontos já vistos, dando importância aos destaques feitos pelo professor em sala de aula.

Clique aqui e aprenda outras dicas para estudar química!

Dimas Cuconato
Os estudantes precisam estar atentos ao senso de responsabilidade. Após assumirem o compromisso com o vestibular e estarem conscientes da importância do estudo, eles poderão fazer uma revisão da matéria.

Aconselho também que aproveitem ao máximo a experiência dos professores, conversando com eles sobre os conteúdos e formas de estudo. Nem sempre o aluno tem maturidade suficiente para montar um horário de estudo ou se organizar para uma determinada disciplina. Escolha um professor e converse com ele sobre suas dúvidas, pergunte, esclareça. Tudo isso vai contribuir para o seu crescimento como aluno e, inclusive, para o vestibular. Acredito que uma semana de decanso também pode ajudar. Se o aluno está muito esgotado, sem concentração, é melhor relaxar agora, na primeira semana de férias e depois se programar para uma revisão.

Biologia
No caso das minhas disciplinas, que são genética, ecologia e evolução é preciso relacionar o conteúdo ao cotidiano. Essas matérias são práticas. Leia textos, compare com as situações do dia-a-dia e acompanhe sempre as novidades de revistas e jornais, por exemplo. Outro item importante, é a participação nas aulas.

Clique aqui e aprenda outras dicas para estudar biologia!

Laura Müller
O aluno deve avaliar quais são as matérias que ele tem maior dificuldade e se concentrar nelas. É interessante que ele faça o fichamento de cada conteúdo para facilitar eventuais revisões, etc. Priorizar os tópicos mais difíceis também é importante. Uma boa alternativa para as férias são os grupos de estudo. Dessa forma, o aluno que entende melhor uma disciplina pode ensinar aos outros, revisando a matéria e vice-versa.

Português - Literatura
Para estudar literatura é importante conhecer os livros que estão na lista do vestibular. Se o aluno ainda não teve oportunidade de ler a obra, o ideal é que ele pegue um resumo e se concentre nos enredos, nos personagens. Uma boa dica é estudar as características gerais de cada autor.

Clique aqui e aprenda outras dicas para estudar literatura!

Confira as dicas de outras matérias e boa sorte!

*Renata Cristina é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.