• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Relação candidato/vaga do Vestibular 2006 da UFJF


    Aplicação do sistema de cotas ocasiona mudanças e divide canditados em três grupos diferentes pela disputa de cursos na UFJF

    Andréia Barros
    Réporter
    21/10/05

    Veja a relação candidato/vaga do Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora e ouça as dicas do Pró-reitor de Recursos Humanos, Edson Faria. Clique ao lado!

    Veja!

    Os candidatos que participam do Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se auto-definiram como negros e que se inscreveram nos cursos de Odontologia, Física, Direito-diurno, Artes, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação - diurno, Turismo - diurno, Economia - diurno e Geografia - diurno não participam da primeira fase do processo seletivo. "O candidato deve ficar atento aos cursos com menos de quatro candidatos por vaga porque a Universidade não vai avisar a quem ficará de fora da primeira etapa. Isso já estava previsto em edital", lembra o pró-reitor de Recursos Humanos da UFJF, Edson Faria.

    Essa é uma das surpresas - anunciadas nesta sexta-feira, dia 21, em entrevista coletiva à imprensa - já que, normalmente, em vestibulares anteriores, estes já foram cursos mais procurados entre os candidatos. Outra novidade, é que a partir do sistema de cotas, adotado este ano, a coordenação do exame dividiu os candidatos em três grupos, como na tabela abaixo:

    Grupo Acanditatos que se auto definiram como negros e que estudaram mais de sete anos em escolas públicas 920 candidatos para 111 vagas
    Grupo Bcandidatos que estudaram mais de sete aos em escolas públicas 5220 candidatos para 329 vagas
    Grupo Ccandidatos fora do sistemas de cotas 10.962 candidatos para 1.035 vagas

    A concorrência, a partir de agora, ocorrerá entre os candidatos de cada grupo (veja a relação candidato/vaga clicando aqui). A Universidade contabilizou 17.102 inscritos para o vestibular, incluindo alunos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O número caiu em relação ao ano passado, quando 22.310 candidatos participaram do vestibular. A UFJF reservou 70% das vagas para o grupo C.

    O novo sistema fez com que a relação candidato/vaga fosse menor devido à concorrência distribuída. Por causa disso, segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, a questão das cotas pesou no componente cultural do processo seletivo. O fato de, no grupo A, a maior procura ser para os cursos noturnos revela um novo perfil de estudantes prontos a ingressar na UFJF. "Vamos ver que medidas podemos tomar para avaliar essa situação daqui para frente. É uma nova história para o vestibular de Juiz de Fora. É a diversidade de experiências agora que irá fazer o nosso corpo discente", avalia.

    Edson Faria adianta que para o próximo ano, as vagas destinadas aos inscritos nas cotas irão aumentar para 40% e, a previsão para 2008 é que chegue a 50%. A UFJF é pioneira neste sistema em Minas Gerais.

    Cursos
    Apesar de tantas surpresas para o vestibular 2006, no geral, o curso de Medicina continua tradicionalmente sendo o mais concorrido pelos vestibulandos, e a Psicologia está entre os mais procurados pelos três grupos. Este ano, o Pism teve crescimento significativo. "Cresceu cerca de 25%, e isso é uma característica que mostra que a ligação entre a UFJF e o ensino médio tem dado bons frutos", analisa o pró-reitor. O Programa aponta que os mais disputados são Pedagogia-noturno, com 8,2 candidatos por vaga e Geografia-noturno, com 7,2. São 2.956 estudantes disputando 626 vagas.

    No grupo A, que, ao todo, conteve 920 inscritos, os cursos mais concorridos foram Pedagogia-noturno, com 22 candidatos por vaga, e Psicologia, com 19,5. Para o Grupo B, com 5.220 vestibulandos, os mais procurados foram Medicina, com 39,2, e Psicologia, com 31,3. O Grupo C conta com 10.962 inscritos, e os cursos com maior número de relação candidato/vaga são Medicina, com 38,7 e Psicologia, com 14,8.

    Se por um lado, há separação dos inscritos, não haverá distribuição na hora das provas. A Universidade seleciona a correção através do número de cada inscrição.

    Atenção:
    As provas da primeira fase acontecem nos dias 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h. A divulgação para a segunda etapa será no dia 19 de dezembro, e as provas nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro, de 14h às 18h. O resultado sai em 9 de fevereiro de 2006. Outras informações: www.vestibular.ufjf.br/

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.