• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Vestibular da UFJF é remarcado


    Instituição decide realizar as provas nos dias 16 e 17 de dezembro

    Ricardo Corrêa
    Repórter
    09/12/05

    Clique no ícone ao lado, para saber onde você vai fazer a prova para o Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora

    leia!

    A UFJF anunciou nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, a nova data das provas do Vestibular 2006. Os exames acontecem nos dias 16 e 17 próximos (sexta e sábado), às vésperas das provas do Pism, que começam no domingo, dia 18 e vão até o dia 21 de dezembro.

    A decisão foi informada em uma coletiva com a presença da reitora, Maria Margarida Martins Salomão, e várias outras autoridades do corpo de direção da Universidade. Na ocasião, a reitora também informou a data de reinício das aulas na instituição. Será no dia 9 de janeiro. O CTU e o Colégio João XXIII, no entanto, já retornam com as aulas na segunda-feira, dia 12.

    Para explicar a demora em definir o adiamento e a nova data dos exames seletivos, a reitora fez um discurso em favor do movimento grevista, reconhecendo que ele traz inconvenientes, mas que é importante para a melhora do ensino público no país. Margarida Salomão lembrou que, antes de reitora, é professora e já participou de muitas greves que, segundo ela, acontecem de dois em dois anos, há 25 anos no país.

    "Essa direção tem um profundo respeito pelo movimento docente, grevista. Na região são oferecidas 11.000 vagas no ensino superior mas as que causam toda essa ansiedade são as 2.100 da UFJF. De fato a qualidade do nosso ensino já está comprovada, mas essas vagas chamam atenção também porque são gratuitas. E são gratuitas porque fizemos muita greve no passado", ressaltou a reitora que reconhece o prejuízo causado, mas por um bom motivo.

    "Os motivos da greve não podem ser menosprezados. Elas são um transtorno sim, mas não obstantes são importantíssimas. Se não fossem as greves a situação seria muito pior", discursou a reitora, que ressaltou que o volume de verbas para as universidades federais melhorou bastante, mas que os professores precisam ser valorizados ganhando salários dignos da função de formadores. Ela ainda lembrou a pressão que UFJF sofreu da sociedade e disse que não está em questão a imagem da Universidade mas sua contribuição para a comunidade.

    Locais de prova pela internet

    Com os transtornos causados pela greve e o adiamento do vestibular, a Universidade decidiu mudar a forma de informar os locais de prova para os mais de 17 mil candidatos ao vestibular 2006 da instituição. Agora, os candidatos terão que consultar os locais de realização dos exames pela internet (confira!). Os meios de comunicação também vão receber uma cópia da listagem para que seja divulgada de acordo com as possibilidades. A reitora ressaltou que a UFJF estará reforçando a comunicação com os candidatos para manter as pessoas informadas.

    Questionada sobre os candidatos que por algum motivo não puderem participar da nova data do vestibular, a reitora informou que eles poderão requisitar a devolução do dinheiro da inscrição. A forma com que isso será feito, no entanto, ainda não está estruturada.

    De acordo com Margarida Salomão, a nova data foi escolhida exatamente por não coincidir com os vestibulares de outras importantes instituição, diminuindo assim os transtornos para candidatos que irão prestar o vestibular para várias universidades. Em relação à segunda-fase do vestibular, marcada para o início do mês de janeiro, não há mudanças. As datas continuam sendo de 3 a 6 de janeiro.

    O retorno as aulas

    Embora os professores tenham aprovado o retorno das atividades para a segunda-feira, dia 12, os estudantes da UFJF só retornam às salas de aula em janeiro. A reitoria decidiu que não valeria à pena recomeçar os trabalhos agora, faltando pouco tempo para as festas de fim de ano. Com isso, as aulas só serão reiniciadas no dia 9 de janeiro, com o semestre sendo encerrado no dia 24 de março. Assim, a previsão é de que o primeiro período de 2006 só comece de fato por volta do dia 24 de abril. Margarida Salomão realçou o fato de que todo o calendário será cumprido com as aulas repostas, sem prejuízos de aprendizado para os estudantes.

    LISTA COM OS LOCAIS DAS PROVAS DO VESTIBULAR

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.