• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Henrique Duque será o novo reitor da UFJF


    O candidato da chapa 10 perdeu entre alunos e professores, mas venceu a eleição por causa do peso dos votos dos funcionários

    Ricardo Corrêa
    Repórter
    09/06/2006

    Leia matéria falando sobre o que faz um reitor da UFJF e veja a idéia defendida pelo vencedor e pelo vencido no primeiro debate da Eleição

    Leia Leia

    Henrique Duque (chapa 10), ex-diretor da Faculdade de Odontologia, será o novo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em uma eleição apertada, e cujo resultado só saiu já no início da manhã desta sexta-feira, o professor venceu o adversário no segundo turno, Ignácio Delgado (chapa 20), ex-diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O candidato da chapa 20 era apoiado pela atual reitora, Maria Margarida Martins Salomão, mas acabou perdendo na contagem paritária de votos, como manda o Regimento Interno da UFJF. O resultado final, em percentuais, foi o seguinte: Henrique Duque somou 50.90% e Ignácio Delgado fez 49,10%.

    A diferença pequena e a soma voto a voto no confuso regimento deixaram apreensivos os dois candidatos e os torcedores das duas chapas em disputa, durante toda a madrugada. A apuração que começou às 23h só terminou às 6h40 desta sexta-feira. O resultado final só foi dado depois que a fórmula de paridade, em que estudantes, professores e técnicos-administrativos têm direito, cada, a 33.3% dos votos, foi aplicada. O processo aconteceu no ginásio do Centro Olúimpico da UFJF.

    Ignácio Delgado venceu entre os acadêmicos e entre os professores. mas os servidores técnico-administrativos fizeram a diferença. Como a distância entre Henrique Duque e Ignácio Delgado foi muito grande neste seguimento, o candidato da Chapa 10 acabou eleito na soma geral. Em número de votos, a vitória foi de Ignácio. Ele teve 4.199 votos entre os acadêmicos, 520 entre os professores e 392 entre os técnico-administrativos. Henrique Duque obteve 3509 entre os alunos, 431 entre os docentes e 641 entre os funcionários.

    No total, somados também os votos brancos e nulos, foram 7.864 alunos votantes, 977 professores e 1077 técnico-administrativos.

    Henrique Duque é professor há 35 anos e foi diretor da Faculdade de Odontologia nos últimos oito. Ele terá como vice o professor José Luiz Rezende Pereira. Os dois tomam posse no dia 5 de setembro, quando a reitora Margarida Martins Salomão deixa o cargo que ocupou nos últimos mandatos.

    Leia mais:

  • Leia mais sobre o cargo de reitor
  • Saiba um pouco das idéias defendidas pelo vencedor e pelo vencido na eleição da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.