• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    UFJF divulga relação candidato/vaga


    Curso de medicina registra o maior índice já visto, com mais de 50 candidatos/vaga. Mais de 400 inscritos estão dispensados da 1ª fase

    Renato Costa
    Repórter Trainee
    23/10/2006

    Clique no ícone ao lado para fazer o download da relação candidato por vaga do Vestibular 2007 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    veja

    Já está disponível a relação candidato/vaga de todos os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A lista é referente a relação por vaga dos candidatos ao Vestibular 2007 e dos que concorrem à terceira etapa do Processo de Ingresso Seletivo Misto (PISM).

    Novamente, o Vestibular funcionará com o sistema de cotas, adotado em 2005. Serão 40% das vagas destinadas aos estudantes vindos do ensino público, sendo que 25% dessas vagas serão reservadas aos candidatos que se auto declaram negros.

    Mais de 400 candidatos são dispensados da primeira etapa
    Os inscritos que optaram por cursos que tenham alcançado quatro (ou menos) candidatos por vaga estão dispensados da primeira etapa do Vestibular. Essa medida beneficiou 431 pessoas. É bom lembrar que essa regra não vale para os candidatos do PISM, e que ela funciona separadamente para cada grupo do sistema de cotas.

    No grupo A, dos candidatos vindos do ensino público e que se declaram negros, estão dispensados da primeira fase os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas diurno, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica diurno, Estatística, Filosofia, Física, Geografia diurno, História diurno, Letras diurno, Química (Licenciatura) e Turismo diurno e noturno.

    Para os alunos vindos do ensino público, inscritos no Grupo B, não fazem a prova da primeira fase os candidatos dos seguintes cursos: Ciências Econômicas noturno, Estatística, Filosofia, Física e Química (Licenciatura).

    No Grupo C, os do não-optantes por cotas, ficam dispensados da prova os candidatos aos cursos de Estatística, Física, Matemática e Química (Licenciatura). Os candidatos do Vestibular cuja relação candidato/vaga seja superior a quatro farão as provas da primeira fase normalmente, que acontece nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2006.

    Medicina alcança média recorde
    Apenas na 3ª etapa do PISM o curso de Medicina não ficou com o primeiro lugar entre os mais concorridos. A maior relação candidato/vaga foi de 8,7 do curso de Geografia Noturno. Mas, nos três grupos de candidatos pelo Vestibular, os candidatos ao curso de Medicina serão os que vão enfrentar a maior média. No grupo A, são 17,3 candidatos por vaga, enquanto no grupo B a média sobe para 29,7. A maior média fica no Grupo C: 51,4 candidatos por vaga, a maior já registrada em todas as edições do vestibular da UFJF.

    Segundo o Diretor da Comissão Permanente de Seleção, Flávio Takakura (foto), a perspectiva é que essa média possa ser maior no ano que vem. "No Vestibular 2008, 50% do total de vagas serão destinadas para os optantes pelas cotas, então é possível que o índice de candidatos por vaga aumente", explica.

    Número de inscritos continua caindo
    Neste ano, 16.699 inscritos concorrem a 2.126 vagas oferecidas. O número de inscritos é ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, que ficou em 17.102 candidatos. Porém, esses índices são bem menores se confrontados com cerca de 20 mil inscritos em 2005. Para Takakura, a queda não está ligada à adoção do sistema de cotas. "Com a implantação do ProUni e a inauguração de faculdades no interior dos estados a média vai cair, e isso está acontecendo em várias universidades do Brasil. Acaba ficando mais interessante financeiramente para o estudante fazer um curso superior sem sair de sua cidade", explica.

    Os alunos do Vestibular 2007 fazem suas provas da primeira fase nos dias 17 e 18 de dezembro, e os inscritos na primeira e segunda fases do PISM de 19 a 22 de dezembro. A segunda fase acontece de 4 a 7 de janeiro de 2007, data em que os candidatos inscritos na terceira fase do PISM fazem suas provas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.