Particulares oferecem cursos de f?rias Com uma dura??o menor e com pre?os acess?veis, surgem
v?rias op?es para o aprendizado e a reciclagem

S?lvia Zoche
Rep?rter
19/01/2007

Ver?o e f?rias parecem sin?nimos de p? na estrada em dire??o ? praia, cabelos ao vento e mente livre da rotina di?ria. Mas n?o ? s? isso! Em Juiz de Fora, m?s de f?rias tamb?m ? um momento muito prop?cio para quem quer estudar, aprender e reciclar em um curto per?odo de tempo. ? uma boa forma de relaxar, ganhando conhecimentos.

Tr?s das onze institui?es de ensino superior particular, da cidade, est?o oferecendo no m?s de janeiro, cursos de extens?o que acontecem em poucos dias, com temas de interesse da comunidade, inclusive emitindo certificados. A Universidade Federal de Juiz de Fora, ?ncia universidade p?blica de Juiz de Fora, n?o possui os chamados cursos de f?rias, como s?o conhecidos. Mesmo porque, por causa da greve, o m?s de janeiro ? sin?nimo de aulas normais na institui??o.

Variedades
Este ano, entre as in?meras op?es oferecidas, as oportunidades s?o referentes a temas como decora??o, direito, comunica??o, turismo, matem?tica, gest?o entre outros. A diretora de extens?o comunit?ria do CES/JF, Ana Elisa Gomes Delage, diz que n?o h? lucro financeiro com estes cursos e que o objetivo principal ? aproximar a popula??o, em geral, do espa?o universit?rio.

Os cursos de inform?tica, comunica??o, moda e de atividades culturais foram os mais solicitados entre alunos da institui??o e entre as pessoas das comunidades onde s?o feitos projetos sociais, de acordo com Ana Elisa.

Esta ? a primeira experi?ncia com uma quantidade maior de cursos oferecidos. S?o 45 modalidades com professores escolhidos em uma sele??o que aconteceu dois meses antes. "Uma equipe experiente buscou professores que t?m did?tica e que s?o bem pr?ticos para ensinar como fazer, porque s?o cursos de menor dura??o", ressalta.

N?o existe um n?mero m?nimo e um n?mero m?ximo de alunos em sala de aula. A inten??o ? proporcionar capacita??o para quem sentir necessidade. "Quem realmente ganha ? a comunidade, estudando com acesso a m?dia, laborat?rios, estrutura e a bons profissionais", diz. Para facilitar o acesso, as aulas s?o ministradas no centro da cidade ( Rua Halfeld, 1179).

Experi?ncias para professores
Estes cursos de f?rias tamb?m s?o uma oportunidade para pessoas que desejam ministrar aulas e mostrar sua experi?ncia como docente ou ter a primeira chance como professor. A coordenadora geral de p?s-gradua??o, pesquisa e extens?o da Est?cio de S?/JF, Maria Cristina Drumond e Castro, conta que, al?m dos professores da faculdade, outros professores e profissionais do mercado podem ser selecionados para entrar na sala de aula.

"Meses antes de lan?armos os cursos, abrimos sele??o no site para os pessoas que querem dar aula. Elas enviam seus projetos e avaliamos", explica.

Os alunos da faculdade, aqueles que est?o pr?ximos de se formar, tamb?m podem participar do processo seletivo na Est?cio, que serve como um incentivo. "Geralmente, dois meses antes escolhemos os alunos atrav?s de sua orat?ria, did?tica e projeto enviado", comenta Maria Cristina.

Para a coordenadora, o curso de extens?o de carga hor?ria menor ? uma ?tima chance de profissionais se atualizarem e at? como titula??o para aqueles que possuem pr?tica, mas n?o t?m um certificado.

Experi?ncias para o primeiro emprego
Nos mesmos moldes, h? o curso para aqueles que desejam conquistar o primeiro emprego. "S?o cursos para jovens que ainda n?o entraram no mercado de trabalho. Mas eles acontecem entre os intervalos dos cursos de f?rias", diz Maria Cristina. No total, s?o 90 cursos oferecidos na institui??o, em janeiro.

J? os cursos de ver?o da Faculdade Machado Sobrinho s?o em menor n?mero. A escolha por oferecer quatro modalidades ? para o sucesso dos cursos e para a pr?pria satisfa??o dos alunos, segundo o coordenador do Centro de Pesquisa e Extens?o, Cid de Oliva Botelho J?nior. Os enfoques s?o para a ?rea de gest?o. Outro detalhe ? que procurar n?o repetir em semestres seguidos os cursos com maior demanda. "Para possibilitar aos alunos cursos novos".

A faculdade divide o ano em quatro m?dulos para oferecer as extens?es de curta dura??o. "Em janeiro ? a primeira vez e h? ind?cios de que este tenha sido o melhor. N?o sabemos ainda se h? melhor disponibilidade dos alunos ou se nossos cursos se tornaram mais conhecidos", diz Botelho.

A dura??o total de cada um dos cursos, agora em janeiro, oferecidos pelas institui?es variam entre 20 e 40 horas, com pre?os entre R$ 20 e R$ 40, dependendo da institui??o.