• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Aprender a pequisar, previnir e curar doenças

    Deborah Moratori
    01/12/03

    A Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. O principal objetivo dos médicos é promover a saúde e é justamente a saúde humana o objeto de estudo deste profissional. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las.

    Um profissional graduado em medicina está habilitado para fazer diagnósticos, pedir exames, prescrever medicamentos e realizar cirurgias. Também faz parte do trabalho do médico pesquisar novas drogas e equipamentos e participar de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Hospitais, clínicas e postos de saúde e consultórios particulares, estes são os locais de trabalho do médico que também pode atuar na área acadêmica, dando aulas em faculdades.

    Opções na cidade


    "O diploma é um direito que você tem de trabalhar, mas não garante o emprego."
    Frederico Baêta Guimarães (UFJF)
    Em Juiz de Fora, há dois cursos superiores de medicina. Com mais de 20 anos de funcionamento, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora atualmente passa por um processo de reforma curricular.

    "No momento, o curso passa por mudanças que têm por objetivo realizar a integração entre as disciplinas do ciclo básico e deste com o ciclo profissional, inserindo o aluno nos cenários de prática profissional já nos primeiros anos de faculdade", esclarece o vice-diretor da faculdade, o professor do Departamento de Patologia, Frederico Baêta Guimarães.

    Fazem parte do ciclo básico, disciplinas mais genéricas, como é o caso da anatomia. Ao ciclo profissionalizante correspondem, basicamente, as matérias das especializações médicas.

    Com atuação bem mais recente, há três períodos instalada na cidade, a faculdade de medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos já está funcionando de acordo com essa nova visão curricular.

    O diretor da faculdade, o cirurgião torácico Narciso Francisco Pazinatto, explica que os conteúdos das disciplinas foram adaptados, "essa nova proposta aborda de uma forma mais objetiva o conteúdo para que o aluno possa desenvolver o seu raciocínio e para que ele seja estimulado a um conhecimento médico mais adequado".

    Essa visão moderna que busca abranger, além do conhecimento que é indispensável para exercer a profissão, a parte humanística e psíquica na atividade profissional do médico está sendo adotada pelas principais faculdades de medicina, como é o caso do curso da Universidade Federal de Minas Gerais.


    "A Medicina é uma das profissões mais nobres,
    porque trabalha com a saúde."
    Narciso Francisco Pazinatto (Unipac)

    O curso
    Onde estudar
    Salário
    Especialidades
    Como está o mercado?

    UFJF Unipac
    duração 6 anos (12 semestres)
    turno integral
    vagas 160 120
    mensalidade pública R$ 1.844
    internato HU (UFJF), UBS's conveniadas, Santa Casa, Pronto Socorro Municipal, Maternidade Terezinha de Jesus, hospitais João Penido Municipal e Albert Sabin

    O curso de Medicina

    Além desses dois ciclos que agora estão sendo integrados, na maioria das faculdades, os três últimos semestres do curso, são em regime de internato. Nesta última fase, as disciplinas são ministradas e praticadas em hospitais conveniados com a faculdade. É uma espécie de estágio supervisionado em que o aluno adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes.

    Há ainda as disciplinas optativas, oferecidas por alguns cursos. Essas disciplinas possibilitam ao aluno um primeiro contato com especialidades médicas com o objetivo de facilitar a escolha para aqueles que optarem pela especialização após a faculdade. A especialização, conhecida como residência médica, é uma espécie de pós-graduação em que o médico vai estar estudando uma área de seu interesse por um período que varia de dois a quatro anos. Clique aqui para conhecer as especialidades!

    A residência é oferecida, em Juiz de Fora, no Hospital Universitário e na Santa Casa de Misericórdia. Para concorrer às vagas, os recém-formados submetem-se a um exame seletivo.

    O que diz a lei?

    É obrigatório o registro do diploma no Conselho Regional de Medicina
    A atividade profissional é regulamentada pela Lei Federal nº 3268, de 30/09/57

    Onde estudar


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.