Aprender a pequisar, previnir e curar doen?as

Deborah Moratori
01/12/03

A Medicina ? a ci?ncia que investiga a natureza e as causas das doen?as humanas, procurando sua cura e preven??o. O principal objetivo dos m?dicos ? promover a sa?de e ? justamente a sa?de humana o objeto de estudo deste profissional. Ele pesquisa e trata disfun?es e mol?stias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combat?-las.

Um profissional graduado em medicina est? habilitado para fazer diagn?sticos, pedir exames, prescrever medicamentos e realizar cirurgias. Tamb?m faz parte do trabalho do m?dico pesquisar novas drogas e equipamentos e participar de programas de preven??o e de planejamento da sa?de coletiva. Hospitais, cl?nicas e postos de sa?de e consult?rios particulares, estes s?o os locais de trabalho do m?dico que tamb?m pode atuar na ?rea acad?mica, dando aulas em faculdades.

Op?es na cidade


"O diploma ? um direito que voc? tem de trabalhar, mas n?o garante o emprego."
Frederico Ba?ta Guimar?es (UFJF)
Em Juiz de Fora, h? dois cursos superiores de medicina. Com mais de 20 anos de funcionamento, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora atualmente passa por um processo de reforma curricular.

"No momento, o curso passa por mudan?as que t?m por objetivo realizar a integra??o entre as disciplinas do ciclo b?sico e deste com o ciclo profissional, inserindo o aluno nos cen?rios de pr?tica profissional j? nos primeiros anos de faculdade", esclarece o vice-diretor da faculdade, o professor do Departamento de Patologia, Frederico Ba?ta Guimar?es.

Fazem parte do ciclo b?sico, disciplinas mais gen?ricas, como ? o caso da anatomia. Ao ciclo profissionalizante correspondem, basicamente, as mat?rias das especializa?es m?dicas.

Com atua??o bem mais recente, h? tr?s per?odos instalada na cidade, a faculdade de medicina da Universidade Presidente Ant?nio Carlos j? est? funcionando de acordo com essa nova vis?o curricular.

O diretor da faculdade, o cirurgi?o tor?cico Narciso Francisco Pazinatto, explica que os conte?dos das disciplinas foram adaptados, "essa nova proposta aborda de uma forma mais objetiva o conte?do para que o aluno possa desenvolver o seu racioc?nio e para que ele seja estimulado a um conhecimento m?dico mais adequado".

Essa vis?o moderna que busca abranger, al?m do conhecimento que ? indispens?vel para exercer a profiss?o, a parte human?stica e ps?quica na atividade profissional do m?dico est? sendo adotada pelas principais faculdades de medicina, como ? o caso do curso da Universidade Federal de Minas Gerais.


"A Medicina ? uma das profiss?es mais nobres,
porque trabalha com a sa?de."
Narciso Francisco Pazinatto (Unipac)

O curso
Onde estudar
Sal?rio
Especialidades
Como est? o mercado?

UFJF Unipac
dura??o 6 anos (12 semestres)
turno integral
vagas 160 120
mensalidade p?blica R$ 1.844
internato HU (UFJF), UBS's conveniadas, Santa Casa, Pronto Socorro Municipal, Maternidade Terezinha de Jesus, hospitais Jo?o Penido Municipal e Albert Sabin

O curso de Medicina

Al?m desses dois ciclos que agora est?o sendo integrados, na maioria das faculdades, os tr?s ?ltimos semestres do curso, s?o em regime de internato. Nesta ?ltima fase, as disciplinas s?o ministradas e praticadas em hospitais conveniados com a faculdade. ? uma esp?cie de est?gio supervisionado em que o aluno adquire conhecimentos fundamentais nas ?reas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetr?cia, Pediatria, Cl?nica M?dica e Sa?de Coletiva que o tornem competente para prestar assist?ncia m?dica de qualidade, para atuar na promo??o da sa?de, na preven??o das doen?as e na recupera??o e reabilita??o dos doentes.

H? ainda as disciplinas optativas, oferecidas por alguns cursos. Essas disciplinas possibilitam ao aluno um primeiro contato com especialidades m?dicas com o objetivo de facilitar a escolha para aqueles que optarem pela especializa??o ap?s a faculdade. A especializa??o, conhecida como resid?ncia m?dica, ? uma esp?cie de p?s-gradua??o em que o m?dico vai estar estudando uma ?rea de seu interesse por um per?odo que varia de dois a quatro anos. Clique aqui para conhecer as especialidades!

A resid?ncia ? oferecida, em Juiz de Fora, no Hospital Universit?rio e na Santa Casa de Miseric?rdia. Para concorrer ?s vagas, os rec?m-formados submetem-se a um exame seletivo.

O que diz a lei?

? obrigat?rio o registro do diploma no Conselho Regional de Medicina
A atividade profissional ? regulamentada pela Lei Federal n? 3268, de 30/09/57

Onde estudar