Servi?o Social Textos menores que as monografias, os artigos cient?ficos s?o produ?es acad?micas importantes no curr?culo

A assistente social Roberta Ferreira fala sobre o perfil do profissional, mercado de trabalho e ?reas de atua??o. Clique e confira!


Ou?a!

Renata Cristina
*Colabora??o
15/02/04

Foto:
http://www.crb10.org.br/profissional-ico.gif "Trabalhar em prol do bem-estar da sociedade". Este ? o dif?cil papel do assistente social em um mundo cada vez mais cercado de rela?es inst?veis. Mesmo sem a gradua??o, h? importantes nomes mundiais como Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcut?, Betinho, Gandhi que s?o fortes exemplos para os que querem encarar a profiss?o.

Se considerarmos os ideais de cidadania, solidariedade, assist?ncia aos que est?o em situa??o de risco, a fun??o existe desde o surgimento do homem que, por si s?, desenvolveu sua capacidade de ajudar, atrav?s da sociabilidade. Ainda assim, a regulamenta??o da profiss?o s? aconteceu no s?culo XX, a partir do reconhecimento deste trabalho.

Ao longo da hist?ria, o Servi?o Social foi vinculado ? Assist?ncia Social, contudo quem atua na ?rea garante que esse ? um conceito ultrapassado. "O assistente social ? o profissional que, preferencialmente, ? chamado a implementar pol?ticas s?cio-assistenciais no interior das organiza?es p?blicas governamentais e n?o-governamentais, das organiza?es privadas, operando sob duas perspectivas: a presta??o de servi?os e a a??o educativa", cita o Manual do Vestibular da UFJF.

Gente que faz

Foto: ACESSA.com A assistente social Roberta Ferreira, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente trabalha com a 3? idade, no Abrigo Santa Helena.

Entre as suas atribui?es, est?o o acompanhamento dos idosos que chegam ao Abrigo, desde a sua admiss?o at? o trabalho interdisciplinar, contando com o apoio de psicol?gos, m?dicos, etc. "Realizamos tamb?m o aux?lio ?s fam?lias desses idosos, atrav?s de reuni?es mensais individuais ou em grupo", diz.

Ela afirma que o interesse pela ?rea surgiu de um desejo ?nico: "Optei pela profiss?o pela possibilidade de atuar em defesa do ser humano. ? um campo muito interessante, um trabalho muito rico, de troca de experi?ncias", conta.

Para os que t?m d?vidas quanto ? escolha, Roberta d? a dica: o profissional deve ter vontade de trabalhar com o ser humano. Embora toda profiss?o tenha esse car?ter, o estudante vai se dar bem se quiser atuar no sentido de defesa, dos direitos de cidadania e reconhecimento do outro.

Como est? o mercado?

Foto:
http://www.crb10.org.br/profissional-ico.gif O mercado de trabalho para o asistente social ? amplo. Ele pode atuar em diferentes ?reas e setores, tais como secretaria estaduais (regionais) e municipais, principalmente nas ?reas de sa?de, do judici?rio, de assist?ncia, educa??o, crian?a, adolescente, fam?lia, idoso; centros comunit?rios; instituto de seguridade social; hospitais e cl?nicas; empresas, sindicatos.

Na esfera p?blica, o profissional atua ainda em F?runs e Conselhos vinculados ?s Pol?ticas Sociais, da Assist?ncia, da Sa?de da Crian?a e do Adolescente, seja no plano de defesa e do exerc?cio dos direitos dos usu?rios destas pol?ticas, seja no ?mbito do controle social das mesmas, bem como de planos, projetos e or?amentos.

Na esfera privada, sua interven??o tem demanda em ?reas de ger?ncia de recursos humanos, administra??o de benef?cios, de planejamento e execu??o de projetos sociais.

Apesar de n?o possuir dados concretos, Roberta acredita que o mercado de trabalho absorve os graduados facilmente. "O profissional de servi?o social ? fundamental em diversos setores", pondera.

O curso

Para quem deseja encarar a profiss?o, pode se preparar para horas e horas de muita leitura. O curso tem em sua grade disciplinas como Sociologia, Filosofia, Economia, Psicologia e Pol?tica. Geralmente, nos ?ltimos per?odos, o estudante faz um est?gio pr?tico, que pode ser em um hospital, escola ou em outras institui?es.

Em Juiz de Fora, o curso ? oferecido pela UNIVERSO e Universidade Federal de Juiz de Fora.

Se voc? quiser saber sobre outras faculdades no Brasil que oferecem o curso de Servi?o Social, consulte a p?gina do Guia do Estudante, na internet: www.guiadoestudante.com.br.

Sites interessantes:
  • Conselho Federal de Servi?o Social
  • Associa??o Brasileira de Estudo e Pesquisa do Servi?o Social - ABEPSS
  • Executiva Nacional dos Estudantes de Servi?o Social - ENESSO

    *Renata Cristina e estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF