O amigo n?mero um dos animais

O m?dico veterin?rio, Luiz S?rgio, fala sobre o perfil do profissional, o mercado de trabalho e as poss?veis ?reas de atua??o. Clique!

Veja!

Renata Cristina
*Colabora??o
08/03/04

O estudante que sonha em fazer Medicina Veterin?ria deve se preparar para cinco anos de muito estudo. Ao contr?rio do que podem pensar os apaixonados por animais, o aluno n?o fica o tempo todo rodeado da "bicharada". Os primeiros anos do curso s?o dedicados ?s disciplinas te?ricas, tais como biologia celular, biof?sica, bioqu?mica, anatomia veterin?ria, gen?tica e, at? mesmo, estat?stica... UFA!

Tanto estudo pesado pode levar o aluno ao des?nimo logo no in?cio da gradua??o. No entanto, o m?dico veterin?rio, Dr? Paulo Theodomiro (foto ao lado), que possui 20 anos de atua??o na ?rea cl?nica, anima os jovens: "Aqueles que amam os animais precisam vencer essas dificuldades".

Segundo ele, para o aluno n?o se decepcionar, ? preciso gostar de biologia e ter sangue frio. "? importante lembrar que ele ir? lidar com cad?veres durante as experimenta?es de fisiologia", atesta. ? necess?rio ainda disposi??o de sobra para encarar aulas nos laborat?rios e uma carga hor?ria pesada.

Ao contr?rio do Dr? Paulo, o m?dico veterin?rio Dr? Luiz S?rgio Camargo (foto ao lado), optou pela pesquisa, atrav?s da biotecnologia. Atualmente, ele trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa) e desenvolve estudos sobre reprodu??o in vitro e clonagem.

Para seguir a carreira de pesquisa, ele aconselha que o aluno trace esse caminho durante toda a faculdade. "Fa?am est?gios e procurem contatos relacionados ao meio. Logo ap?s a gradua??o, ? imprescind?vel um mestrado e doutorado", pondera.

N?o sei o que fazer

O profissional graduado pode atuar em diversas ?reas (ver quadros) que v?o desde a cl?nica, cirurgia e obstetr?cia veterin?rias at? o controle de reprodu??o e insemina??o artificial de animais; nutri??o, melhoramento e cria??o de animais; tecnologia, higiene e inspe??o de produtos de origem animal; planejamento de projetos agropecu?rios; sa?de p?blica; ensino t?cnico e superior de disciplinas.

Clique nas imagens para saber mais sobre as diversas ?reas



Como est? o mercado?

"Hoje, o mercado ainda absorve esses profissionais", garante Dr. Theodomiro. Segundo ele, tal fato se d? pelo diverso campo de atua??o no setor. "A medicina veterin?ria est? fazendo o mesmo percursso da medicina humana, ou seja, est? evoluindo. A tend?ncia ? que cada vez mais existam especialistas".

Camargo tamb?m acredita nessa potencialidade do mercado. "Temos m?dicos veterin?rios trabalhando com animais ex?ticos em zool?gicos, com animais de grande porte em fazendas, em ?reas de preserva??o ambiental. H? poucos anos, cresceu outra demanda, a de alimentos animais, onde o veterin?rio inspeciona a produ??o.

No caso de Juiz de Fora, o pesquisador aconselha: "Para trabalhar com cl?nica, ainda h? espa?o. No entanto, para animais de grande porte h? uma demanda maior em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi?s e Tocantins".

Her?is da Bicharada

Os her?is da bicharada come?aram sua hist?ria desde quando o homem primitivo come?ou a domesticar o primeiro animal. Algumas refer?ncias sobre a medicina animal datam do s?culo XVIII - AC. J? a medicina veterin?ria moderna teve sua origem em 1762, quando Claude Bourgelat criou, na Fran?a, a primeira Escola de Veterin?ria.

No Brasil, o imperador Dom Pedro II demonstrou interesse pela habilita??o de profissionais quando visitou a Escola Veterin?ria de Alfort, em 1875. Contudo, seu ideal s? se concretizou em 1910, no governo de Nilo Pe?anha. Em 1920, foi fundada a Sociedade Brasileira de Medicina Veterin?ria - SBMV.

Onde estudar

Em Juiz de Fora, por enquanto, o curso ? oferecido apenas pela UNIPAC. Outra tradicional escola da regi?o que disp?e do curso ? Universidade Federal de Vi?osa (UFV).

Se voc? quiser saber sobre outras faculdades no Brasil que oferecem o curso de Medicina Veterin?ria, consulte a p?gina do Guia do Estudante, na internet: www.guiadoestudante.com.br.

*Renata Cristina e estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF