Culinória chinesa desperta curiosidades

Por

Culin?ria chinesa desperta curiosidades Arroz, carne de porco, peixe, frango, soja e derivados, verduras e legumes s?o os ingredientes principais da alimenta??o no pa?s das Olimp?adas 2008



Daniele Gruppi
Rep?rter
06/08/08

A China est? em evid?ncia, atualmente. O pa?s sede das Olimp?adas desperta a curiosidade dos juizforanos em rela??o ? cultura e ? gastronomia. Os rolinhos primavera e o frango xadrez s?o alguns dos pratos conhecidos no Brasil, mas a culin?ria chinesa ? bem variada, sendo considerada uma das mais ricas do mundo.

Pratos ex?ticos, como grilos, escorpi?es, lacr?ias, cigarras e cobras s?o comuns. Entretanto, a base da alimenta??o inclui o arroz, peixe, camar?o, soja, verduras e legumes. Se no Brasil a carne de boi predomina nas refei?es di?rias, na China ? a de porco.

A t?cnica em nutri??o Geicilene Cristina dos Santos estudou a cozinha chinesa e afirma que os pratos s?o fartos, diversificados e saud?veis. "Os chineses t?m a consci?ncia da import?ncia de uma alimenta??o saud?vel".

O chin?s Wu Wei Shi ou Roberto - nome que adotou (foto abaixo) - mora h? 16 anos em Juiz de Fora. Apesar de estar no pa?s h? bastante tempo, ele diz que n?o gosta muito da comida brasileira. Os pratos s?o muito condimentados, engorda muito. Em casa, ele prefere comer pratos t?picos do pa?s de origem.

Logo quando os chineses acordam, j? na primeira refei??o, o arroz aparece. O arroz chin?s ? preparado apenas com ?gua, sem tempero. Alice Lee, h? 28 anos no Brasil, explica que o prato lembra a canjiquinha amarela, tradicional na mesa dos brasileiros. Para acompanhar, uma dose de ch? chin?s ou leite de soja. Roberto diz ainda que se come tamb?m de manh? macarr?o de arroz e p?o doce.

Alimenta??o com verduras e legumes
No almo?o e jantar, os chineses se deliciam com os legumes e verduras. "Comemos muito repolho, acelga, couve chinesa, mostarda, broto de bambu e de feij?o", diz Roberto. O peixe, o camar?o, a soja e a carne de porco, al?m do arroz s?o ingredientes que costumam ser degustados junto com os legumes e as verduras.

Se existe um ditado que os chineses n?o desperdi?am nada, Roberto pode confirmar a teoria. "No Brasil, joga-se osso fora, mas ele faz muito bem para a sa?de. Quando algu?m est? com problema na coluna, compramos osso para ajudar a melhorar", conta Roberto.

Os chineses tamb?m adoram sopa. Em rela??o ao tempero, o molho shoyo ? um dos principais. Roberto diz que ? usado tamb?m o glutamato monoss?dico e pitadas de a?car. O sabor mescla o picante com o agridoce, o salgado e o doce.

Roberto diz que na China encontram-se as mesmas frutas existentes no Brasil e ressalta a melancia, a ma?? e a manga. A bebida alco?lica t?pica ? uma esp?cie de cacha?a, mas ele afirma que as pessoas mais novas n?o gostam e que em festas a cerveja ? a mais pedida.

O chin?s declara que os refrigerantes n?o s?o muito consumidos. "N?o gostamos muito. Tem g?s e faz ficar gordo", comenta. Apesar da comida chinesa n?o ser muito difundida no Brasil, Alice revela que ? poss?vel encontrar facilmente, em terras tupiniquins, os alimentos tradicionais da China, principalmente em S?o Paulo.

Ela conta que est? bem adaptada na cidade e que n?o tem vontade de voltar a viver em sua terra natal. Roberto revela que sente saudades e que pretende voltar ? passeio a Pequim, cidade onde nasceu. "S? fui l? tr?s vezes depois que vim para o Brasil. Quero ir de novo, mas n?o tenho tempo por causa do trabalho".