Estilista e Produtor de Moda Os profissionais da beleza

Veja as dicas da estilista, Gabi Gon?alves, sobre o trabalho na ?rea de moda e saiba como anda o mercado para os interessados na atividade. Para ver, clique no ?cone ao lado!

Veja!


Renata Cristina
R?porter
11/09/2006

Veste aqui, troca de roupa, pensa em um modelito novo, desenha, costura, ajusta, lan?a moda! Pode at? parecer brincadeira de crian?a, mas o trabalho de todo profissional do mundo da moda ? bem diferente de um conto de fadas. ? o que o diga a produtora, Aline Firjam, que desde muito jovem atua no ramo. "Nunca temos hor?rios fixos e h? sempre muito trabalho", revela.

Nascida em uma fam?lia de industriais, Aline conviveu com in?meras etapas de confec??o e decidiu encarar a profiss?o, influenciada por seus pais. O caminho pelo setor levou-a ao curso superior em uma faculdade especializada no Rio de Janeiro e, mais tarde, ? p?s-gradua??o, no centro mundial da moda, Paris.

Atualmente, ela trabalha como estilista em uma confec??o, ministra cursos na ?rea e produz o Fashion Days, maior evento da categoria de Juiz de Fora e regi?o. Para quem quer encarar o batente? A produtora aconselha: "? preciso muito f?lego e acabar com esse pensamento de que moda ? glamour".

Este tamb?m ? um dos pontos levantados pela ex-modelo e atual produtora de moda Ariane Sarto. Com uma experi?ncia que saiu das passarelas para os bastidores, ela sabe muito bem a diferen?a entre glamour e trabalho. "Passamos horas nos preparando para um evento e temos que ser r?pidos, pois muita coisa sa? em cima da hora", revela.

Outra dica de Ariane: "Na profiss?o, a atualiza??o ? fundamental", ressalta. Isso significa estar por dentro de cabelo, maquiagem, tecidos, modelos, cen?rios, tend?ncias... tudo o que envolve o mundo da moda. No caso espec?fico da organiza??o de desfiles, ela explica que o produtor possui diversas responsabilidades que v?o desde a escolha de cada pe?a, at? o transporte das roupas, por exemplo.

?reas de atua??o

Se a sua id?ia ? arrega?ar as mangas e ingressar no mundo fashion, o mercado de trabalho est? em expans?o. Segundo Aline Firjam, o pa?s est? carente de profisionais no ramo. "A forma??o em moda ainda ? novidade em muitas cidades e faz a diferen?a", afirma.

Durante o curso superior, s?o dadas disciplinas te?ricas, como a Hist?ria e Cultura da Moda, al?m de mat?rias pr?ticas, atrav?s da promo??o de eventos e est?gios. O diploma garante ao profissional o direito de atuar como estilista, empres?rio, jornalista especializado em moda, consultor em projetos culturais e art?stico, assistente de produ??o e figurinista em teatro, cinema e TV.

Mercado alternativo

Foto ACESSA.com Al?m de trabalhar com cargos j? defindos pela gradua??o em Moda, h? tamb?m a alternativa de encarar o pr?prio neg?cio. Este foi o caso da bacharel em Artes Pl?sticas, Gabi Gon?alves (foto ao lado), que resolveu agregar seus conhecimentos adquiridos na faculdade ao desejo de atuar na ?rea de estilismo.

Gabi conta que com apenas 13 anos j? freq?entava a aula de corte e costura e sempre se interessou pelo of?cio. "A faculdade de artes me ajudou a enxergar novas possibilidades, que saem do padr?o de moda convencional", salienta.

H? dois anos, a estilista atua desenhando e confeccionando bolsas, que deram origem a uma grife que j? faz sucesso em todo o pa?s. "As pessoas est?o cansadas de serem como as outras, por isso acho que o caminho certo est? em propor o novo, o diferente", refor?a.

Homens na ?rea

Foto Arquivo pessoal Para quem pensa que no ramo s? h? espa?o para as mulheres est? enganado. "Os estilistas e produtores mais reconhecidos no mundo da moda s?o homens", se defende o produtor, Manoel Barros (foto ao lado), que investiu na ?rea e hoje ? um dos destaques promissores na regi?o.

O rapaz, de apenas 22 anos, diz que o mercado absorve muito bem os homens no setor, apesar da id?ia de moda estar associada ? figura feminina. "A fam?lia e a sociedade ? que discriminam", explica. No entanto, Manoel utilizou duas ferramentas importantes para ganhar o reconhecimento na cidade: o estudo e a experi?ncia na ?rea.

As faculdades de administra??o e arquitetura serviram de alicerce para a p?s-gradua??o em produ??o de moda. "Quero estudar e aprender cada vez mais. Para quem curte e gosta, ? uma profiss?o muito gratificante", recomenda.

Onde estudar

Em Juiz de Fora, ainda n?o h? o curso superior de moda, mas existem cursos de produ??o, estilismo, entre outos. Veja onde voc? pode encontrar:

Ag?ncia Elysee
Cursos tempor?rios com as produtoras Aline Firjam e Ariane Sarto.
Informa?es: (32) 3212-7794

Faculdade Est?cio de S?
Cursos de f?rias, durante os meses de Janeiro e Julho.
Informa?es: (32) 3249-3600