Gestor ambiental urbano Profissional sens?vel a quest?es ambientais, capaz de gerenciar uma equipe, aliando quest?es t?cnicas e humanas em suas atividades

A coordenadora do curso de gradua??o tecnol?gica de Gest?o Ambiental Urbana, Rachel Zacarias, fala sobre a necessidade de profissionais especializados na ?rea ambiental, em Juiz de Fora. Ou?a.

mat?ria em audio
S?lvia Zoche
Rep?rter
21/11/2006

Foto da avenida Rio Branco, 
mostrando um pouco de verde e um pouco da rua Prote??o ao Meio Ambiente, desenvolvimento sustent?vel, legisla??o ambiental ? algo bastante comentado na m?dia, mas ? s?o assuntos relativamente novos. Tanto que ainda h? muitas pessoas, inclusive empresas, que n?o sabem o quanto estas e outras quest?es referentes ao meio ambiente s?o importantes no dia-a-dia e fazem a diferen?a com o passar do tempo.

Uma pesquisa de mercado realizada em Juiz de Fora mostrou a necessidade da cria??o de um curso que formasse profissionais capacitados para atuar neste setor. Este foi um dos fatores apontados pela coordenadora do curso de tecnologia Gest?o Ambiental Urbana, Rachel Zacarias.

"O pr?prio mercado exige responsabilidade ambiental dentro do mundo competitivo. O consumo sustent?vel tamb?m ? uma realidade, ainda nem tanto no Brasil, mas h? consumidores que priorizam produtos fabricados coma preocupa??o com o meio ambiente. A empresa que n?o se preocupar, vai ficar com o mercado retra?do", diz.

"O curso surge da necessidade de termos profissionais que possam atuar no processo de gest?o ambiental, como o licenciamento ambiental. Como tudo ? muito novo, as forma?es tradicionais, como a engenharia, a Administra??o, at? a Pedagogia, n?o inseriram ainda na sua grade curricular a dimens?o ambiental", ressalta.

Foto da estudante Ederwanda Lage da Silva A primeira turma vai formar em janeiro de 2007 e Rachel comenta que h? alguns alunos que j? trabalham na ?rea. ? o caso da estudante Ederwanda Lage da Silva (foto ao lado), que atuava na ?rea de constru??o civil, conheceu o setor ambiental e pediu a transfer?ncia. "No mesmo per?odo comecei a fazer o curso de gest?o". Hoje, quase formada, ela diz que leva a experi?ncia do seu trabalho para o curso e usa os conhecimentos das aulas para o seu servi?o.

Ederwanda mexe com licenciamento ambiental de atividades industriais, mas depois do seu trabalho de monografia, conheceu mais de perto a gest?o de res?duos. "Meu trabalho foi sobre Gest?o de res?duos de servi?os de sa?de e educa??o ambiental nas empresas: a percep??o dos funcion?rios no processo".

Ela acredita que a educa??o ambiental nas empresas ? fundamental para a conscientiza??o dos funcion?rios. "Enquanto gestor, a gente tem vis?o de tudo e tem vontade de trabalhar em outras ?reas tamb?m. A ?rea de res?duos me atrai e pretendo fazer mestrado nesta ?rea".

Para ela, o gestor precisa ser mais cr?tico sobre a "problem?tica ambiental" e concorda que Juiz de Fora possui uma defici?ncia no mercado de profissionais desta ?rea. "Nem sempre quem atua neste setor tem conhecimento amplo e profundo".

O que se estuda

Foto da coordenadora do curso de 
gradua??o tecnol?gica de Gest?o Ambiental Urbana Rachel Zacarias Multi e interdisciplinar. Estas s?o caracter?sticas primordiais do curso para Rachel, que ressalta que um estudante de Gest?o Ambiental Urbana n?o aprende somente as partes t?cnicas. "Sen?o, muitos problemas ambientais, como o do lixo, j? estariam resolvidos. Precisamos de tecnologia, mas tamb?m da sensibilidade das pessoas. A base humana possibilita formar um gestor com uma vis?o mais integral", diz Rachel (foto ao lado).

Os alunos t?m aula de geografia, qu?mica, geografia, biologia, ?tica, responsabilidade social, entre outras disciplinas. Isto possibilita o gestor dialogar com o qu?mico da equipe, por exemplo.

O curso atrai pessoas sens?veis a quest?o ambiental, como repara a coordenadora do curso. "H? muitas atividades pr?ticas e isso torna o curso agrad?vel. Os professores s?o mestres e doutores em sua maioria, trabalham a vida acad?mica, mas tamb?m est?o no mercado. Esse ? um diferencial", analisa.

O curso, apesar de ser em dois anos, n?o ? f?cil, segundo Rachel. ? preciso estudar bastante e se empenhar mesmo depois de graduado. "Tem que continuar estudando e se aprimorando".

Alunos do curso de Gest?o Ambiental na 
Embrapa de Coronel Pacheco para avaliar os impactos ambientais Alunos do curso de Gest?o Ambiental na 
Embrapa de Coronel Pacheco para avaliar os impactos ambientais

O curso abre 50 vagas, atualmente, no vestibular. Para se formar, ? preciso fazer juntamente com as disciplinas uma monografia ou um est?gio de 200 horas. Nas duas fotos acima, os alunos foram a Embrapa de Coronel Pacheco avaliar os impactos ambientais.

Atribui?es

Para poder atuar no mesmo depois de se formar, ? preciso fazer o registro do t?tulo. No caso dos estudantes graduados pelo Instituo Vianna J?nior, o registro ? feito no Conselho Regional de Qu?mica (CRQ), no qual concede as seguintes atribui?es ao novo profissional:

  • Dire??o, supervis?o, programa??o, coordena??o, orienta??o e responsabilidade t?cnica no ?mbito das atribui?es respectivas
  • Assist?ncia, assessoria, consultoria, elabora??o de or?amentos, divulga??o e comercializa??o no ?mbito das atribui?es respectivas
  • Vistoria, per?cia, avalia??o, arbitramento e servi?os t?cnicos, elabora??o de pareceres, laudos e atestados no ?mbito das atribui?es respectivas
  • Desempenho de cargos e fun?es t?cnicas no no ?mbito das atribui?es respectivas
  • Produ??o, tratamentos pr?vios e complementares de produtos e res?duos
  • Estudo de viabilidade t?cnica e t?cnico-econ?mica no ?mbito das atribui?es respectivas

"O gestor pode trabalhar em empresas na ?rea de gest?o ambiental compondo uma equipe como respons?vel, contratando qu?mico, engenheiro, soci?logo e at? pedagogo, por exemplo. Pode tamb?m trabalhar em uma empresa pequena e ser respons?vel por tudo". Quanto maior a empresa, maior deve ser a equipe de gest?o ambiental, segundo Rachel.

H? campo de trabalho tamb?m em gest?o de unidades de conserva??o, como Ibitipoca. "Juiz de Fora tem sete ?reas de preserva??o", lembra. ? poss?vel trabalhar como gestor de res?duos, gestor h?drico, empreender o pr?prio neg?cio, trabalhar com processo de licenciamento ambiental e educador ambiental. "Dentro de ONGs. Mas ele n?o pode ser professor de ensino superior, porque ele recebe gradua??o e n?o licenciatura".