Seja amigo da sua voz! 16 de abril, dia mundial da voz

Por



Artigo
Seja amigo da sua voz!
16 de abril, dia mundial da voz...

::: 16/04/2006

Como sempre, comemoramos o dia 16 de abril como o Dia Mundial da Voz. ? meu dever, como fonoaudi?loga especialista em voz, estar atenta para a conscientiza??o de todos os cuidados que se deve ter com ela.

Por isso, no m?s de abril de cada ano, dedico este espa?o para escrever sobre a import?ncia que devemos ter para cuidar da nossa voz. J? mencionei aqui, sua import?ncia para as inter-rela?es humanas.

Segundo o Comit? de Voz da SBFa, fonoaudi?logos estar?o, no dia 16 de abril, em todo o pa?s orientando a popula??o sobre a import?ncia da voz e quais os cuidados que se deve ter para mant?-la saud?vel. A iniciativa ? da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) com apoio dos Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia.

A campanha tem o objetivo de conclamar a popula??o para a?es educativas voltadas para a conscientiza??o vocal e suas implica?es na comunica??o, na sa?de e na cultura. A voz, mais do que um simples instrumento de comunica??o, desde a antig?idade e em diferentes campos de a??o, sempre esteve associada ?s diversas manifesta?es do corpo e do psiquismo humano.

Atualmente a Psicossom?tica confirma esta inter-rela??o e vem demonstrando ser a forma mais abrangente e privilegiada de estudo da natureza e das altera?es vocais. Abrange a totalidade dos processos de transi??o entre a pessoa humana e seu contexto s?cio-cultural.

A nossa voz est? presente em todos os nossos comportamentos. Para completar, citamos a Dra. Edm?e Brandi, que nos ensina:

"Ora, a voz ? vida. ? a express?o mais completa de uma exist?ncia. N?o ? s? gesto. ? manifesta??o som?tica. ? conduta existencial, ? comportamento de comunica??o, o meio por excel?ncia dos inter-relacionamentos humanos."

Para mais detalhes da campanha, navegue:
Conselho Federal de Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia


Cal Coimbra
? Psic?loga e Doutora em Fonoaudiologia.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com