Bibliotec?rio O estigma de "guardador de livros" j? foi deixado para tr?s,
e hoje o profissional ? conhecido como um gestor de informa?es

Renato Costa
*Colabora??o
13/02/2007

Se voc? quer saber mais sobre algum assunto, mas n?o sabe onde procurar, o bibliotec?rio ? a pessoa indicada para resolver esse problema. O estigma do "guardador de livros", ou da senhora ranzinza que pedia sil?ncio dentro da biblioteca n?o faz mais parte da rotina dos bibliotec?rios que, embora n?o apare?am, fazem um trabalho de fundamental import?ncia.

Organizar informa?es ? a pe?a chave do trabalho de quem ? formado em Biblioteconomia. O profissional atua n?o s? na biblioteca em si, mas em qualquer lugar onde exista a necessidade de um gestor de informa?es, como grandes empresas, ve?culos de comunica??o e assessorias.

O bibliotec?rio Henrique Ferreira (foto abaixo) comenta que existe um falso senso comum com rela??o ? profiss?o. "Muita gente acha que bibliotec?rios s?o todos os que trabalham em bibliotecas. Na verdade, existem os bibliotec?rios e tamb?m os colaboradores, mas quem faz o trabalho que exige forma??o e registro profissional ? o graduado em Biblioteconomia", explica.

Curso T?cnico em Juiz de Fora

Estante de uma biblioteca O Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) est? com um projeto em andamento para oferecer o curso t?cnico de Biblioteconomia na institui??o. "Por enquanto ? uma proposta, mas se tudo correr de acordo com o previsto j? abriremos vagas no processo de sele??o para o segundo semestre", afirma o diretor do CTU, Paulo Rog?rio Guimar?es. A previs?o ? que sejam oferecidas de 25 a 30 vagas por semestre.

De acordo com Henrique Ferreira, o aluno formado em curso t?cnico n?o substitui o bibliotec?rio. "O t?cnico pode trabalhar como um auxiliar, mas n?o pode se responsabilizar por uma biblioteca, ou ter o registro de bibliotec?rio. A n?o ser que haja uma flexibiliza??o nas normas, o curso superior continua sendo indispens?vel", explica.

Mercado de Trabalho

Henrique Mariano, bibliotec?rio A pessoa que quer se tornar um bibliotec?rio deve cursar a Faculdade de Biblioteconomia, e possuir registro em um dos Conselhos Regionais da classe. O mercado de trabalho em Juiz de Fora absorve profissionais vindos de outros locais, uma vez que n?o h? curso superior de Biblioteconomia na cidade. Em Minas, existem cursos em Belo Horizonte, Formiga e Tr?s Cora?es.

Embora muitas escolas funcionem com professores respons?veis pelas bibliotecas, o Minist?rio da Educa??o (MEC) exige que as institui?es de ensino superior contratem bibliotec?rios para as suas unidades. Henrique, que tamb?m ? representante do Conselho Regional de Biblioteconomia na Zona da Mata (CRB), ressalta a import?ncia do registro para o exerc?cio da profiss?o. "Todo bibliotec?rio deve ser registrado no CRB de sua regi?o, para o livre exerc?cio da sua profiss?o", explica.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Comunica??o Social da UFJF