Estourar espumante s? em datas especiais

Por

Estourar espumante, só em datas especiaisAberto de forma incorreta, bebida perde gás e essência. Vendas de espumante para a virada aumentam 25%

Pablo Cordeiro
*Colaboração
31/12/2009

Sempre pedido nas viradas de ano, o espumante faz a festa da criançada, com o estouro da rolha, e a alegria dos adultos, com o sentimento de bons fluidos para o ano que chega. No entanto, para melhor degustação, abrir a garrafa com o estouro prejudica a qualidade do produto. "Para fins festivos vale a pena estourar. No entanto, o modo correto de abrir é tirando a rolha, pois evita que a garrafa perca o gás carbônico e o espumante fique sem essência", explica o sommelier José Gomes.

Para a ceia da virada, o sommelier recomenda que o espumante seja consumido bem gelado, entre 6°C e 8°C, e com moderação. "Para combinar é interessante o espumante com petiscos, canapés, frutos do mar, comida japonesa. Ou sozinho", destaca. Para os mais afoitos, o produto, mesmo tendo menor concentração de álcool, se comparado com outras bebidas alcoólicas, pode provocar ressaca no dia seguinte. "É mais difícil, mas se a pessoa consumir litros pode acontecer. O espumante é mais leve. A cerveja tem 5,5% de teor alcoólico e o espumante, 2,5%, em média."

E o champagne?

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

*Os preços foram fornecidos em dezembro de 2009

Os textos são revisados por Madalena Fernandes