Artigo
Tratamento cir?rgico
das fissuras labiopalatais
::: 17/09/2002

As fissuras labiopalatais podem aparecer associadas ?s s?ndromes heredit?rias determinadas por heran?a ou por altera?es cromoss?micas. Nesses casos, por?m, s?o raras e representam 5% do total. A maioria dos casos ? n?o sindr?mico, ou seja, ? uma altera??o isolada e, nessas condi?es, devemos fazer a distin??o entre l?bio leporino (com ou sem palato fendido) e palato fendido, isoladamente, j? que se constituem em patologias desenvolvimental e geneticamente distintas.

O l?bio leporino, com ou sem palato fendido, ocorre aproximadamente de um para 500 a um para mil rec?m-nascidos, sendo a ra?a amarela e homens os mais afetados. J? o palato fendido tem incid?ncia de aproximadamente de um para mil e quatrocentos rec?m-nascidos, sendo mais freq?ente em mulheres e n?o tem influ?ncia racial.

A presen?a de l?bio leporino causa forte impacto emocional nos pais e familiares, por ser aparente, localizada em segmento de muita import?ncia est?tica, causando desarmonia facial e afetando uma estrutura muito envolvida no processo de alimenta??o do rec?m-nascido. H? uma grande ansiedade para que se fa?a a corre??o cir?rgica rapidamente.


Por?m, consideramos que s? ap?s 3 meses de vida a crian?a tem condi?es de submeter-se ? cirurgia reparadora, uma vez que se encontra em curva ascendente de crescimento e, na avalia??o pr?-anest?sica, apresente condi?es satisfat?rias para a anestesia geral.

J? a fissura palatina n?o causa tanto impacto inicial por estar dentro da cavidade oral. A ansiedade aparece quando, ao sugar, a crian?a elimina o leite pelo nariz e n?o consegue se alimentar corretamente. Todas essas dificuldades s?o facilmente contorn?veis com o uso de placas palatinas pr?-moldadas, de f?cil manejo pela m?e ou familiares, al?m de orienta??o da posi??o correta para alimentar o beb?.

O fechamento cir?rgico do palato, precocemente, tem sido bastante estudado, para evitar articula?es anormais dos fonemas, que se iniciam entre seis a nove meses de idade. Entretanto, este reparo deve ser efetuado em excelentes condi?es locais e anat?micas, com as menores chances de complica?es locais e com menores riscos de uma segunda cirurgia. Ap?s o primeiro ano de vida, o crescimento do palato j? ? significativo, as estruturas anat?micas s?o mais facilmente identific?veis, tornando mais exeq??vel a cirurgia.

Em nosso meio, devido aos pacientes apresentarem com freq??ncia hipoproteinemia e anemia hipocr?mica, ficou estabelecido que a idade ideal para fechamento da fissura palatina ? aos 18 meses de idade, podendo ocorrer ap?s um ano de idade, dependendo do tipo de fissura e das condi?es cl?nicas da crian?a.

O tratamento destes casos baseia-se principalmente em um trip?, constitu?do pelo cirurgi?o pl?stico, fonoaudi?logo e ortodontista que trabalham harmonicamente, objetivando um melhor resultado final. ? importante tamb?m o concurso do pediatra e do anestesista para o necess?rio suporte pr?, per e p?s-operat?rio.

Em Juiz de Fora, este tratamento se desenvolve com excel?ncia no Servi?o de Cirurgia Pl?stica do Hospital Universit?rio, h? mais de 25 anos. Todos os profissionais exigidos no tratamento de fissuras labiopalatais s?o encontrados na Universidade Federal de Juiz de Fora, estando ausente do HU apenas devido ? estrutura f?sica, a Odontologia, que mant?m largo interc?mbio com os Servi?os do Hospital Universit?rio.

A cirurgia pl?stica tem ambulat?rios para atendimento ? popula??o de segunda a quinta-feira, em hor?rios diversos que poder?o ser informados no pr?prio hospital, via telefone. Cirurgias para corre??o de fissura l?bio palatina est?o acontecendo semanalmente no Hospital Universit?rio, com ?timos resultados tanto para a equipe, quanto para os familiares que se prop?em a tratar suas crian?as, j? que na equipe interdisciplinar a fam?lia ? o ponto chave.

Colabora??o: doutora Mar?lia de P?dua Dornelas Corr?a
Professora Assistente da Cirurgia Pl?stica
Supervisora da Resid?ncia M?dica em Cirurgia Pl?stica - HU UFJF
e-mail: centroeplasticcenter@acessa.com


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br