Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013, atualizada às 16h30

Medida para dificultar o envio de spam entra em vigor no Brasil


Da Redação
Internet

Desde a última terça-feira, 1º de janeiro, ficou mais difícil enviar spams para os usuários que estão no Brasil. A medida só foi possível devido à troca da porta de saída de e-mails na rede. Até então, a utilizada era a de número 25, que estava sendo usada indevidamente por hackers internacionais. A partir da 0h da última terça-feira, 1º, a porta de saída passa a ser a 587, permitindo que os spams sejam bloqueados pelos provedores.

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que coordenou a troca da porta de saída, o excesso de spams ocorria porque o hacker invadia e escravizava o computador de um usuário brasileiro, passando a enviar e-mails indesejados, como propagandas e anúncios em geral e até sites pornográficos. O usuário tinha o seu computador usado indevidamente e ainda pagava o custo da operação.

Os provedores do Brasil já fizeram a mudança em seus programas. Os usuários ACESSA.com podem utilizar as duas portas de entrada, mas quem quiser optar por usar somente a 587, pode entrar em contato com o suporte da empresa, pelo telefone (32) 2101-2000, para obter auxílio na mudança. "Como existem diferentes aplicativos, cada um tem um caminho específico para fazer a mudança," explica o supervisor de suporte da ACESSA.com, Cícero Toledo.

O Comitê Gestor da Internet estima que 10 milhões dos 70 milhões de usuários brasileiros de e-mails terão de fazer a mudança. 

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Medida para dificultar o envio de spam entra em vigor no Brasil