III Semana Rainbow da UFJF acontece entre os dias 7 e 18 de agosto

Para celebrar Dia do Orgulho LGBT+ e iniciar ações da Semana, Universidade pintou as faixas de pedestres no campus com as cores do arco-íris

Angeliza Lopes
Repórter
27/06/2019

Na véspera do Dia do Orgulho LGBT+, em 28 de junho, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), Pró-reitoria de Extensão e coordenação do projeto “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBT+”, lançou na tarde desta quinta, 27, a III Semana Rainbow da UFJF. O evento está agendado para acontecer entre os dias 7 e 18 de agosto.

O coordenador do projeto, Marcelo Carmo Rodrigues explica que nesta nesta quinta a Universidade está divulgando uma programação preliminar de como será o evento para este ano, com previsão de 50 a 60 ações durante os 12 dias, entre elas: shows, teatro, rodas de conversa, conferências, oficinas, workshops e exposições por toda a cidade. "Recebemos a autorização para realização do evento na segunda, 24, por isso, os contratos ainda não estão fechados. Vamos firmar parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora para que as atividades sejam divididas pelos equipamentos públicos da Universidade e Prefeitura. No início da próxima semana, vamos abrir um Chamamento Público para atrair empresas que queiram apoiar financeiramente o evento", destaca.

Ele destacou que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas Universidade, a UFJF abraçou o evento. "Realizamos a Semana, em sua maior parte, com recursos de emendas conquistadas pela deputada federal Margarida Salomão. O discurso em favor da inclusão e da diversidade não tem volta ou retrocesso". O LGBTQ+day está agendado para dia 17 de agosto, das 10h às 17h, na praça cívica da UFJF.

Conforme pesquisa realizada por acadêmicos da Faculdade de Turismo da UFJF, em 2018, os eventos da Semana Rainbow, somados ao Miss Brasil Gay geraram para o comércio local R$ 2,5 milhões. "Temos a faca e o queijo na mão e estamos perdendo a oportunidade de nos mantermos como referência nacional neste setor do turismo. Este evento não é apenas cultural, mas possui grande responsabilidade política de diálogo sobre questões afirmativas".

Editais

Na sexta, 28, a UFJF vai divulgar os quatro editais para a escolha do novo nome da Semana, tema, concurso fotográfico e apoio a projetos culturais. "Através destes editais que conseguimos diversificar, cada vez mais, a programação da Semana Rainbow. A oportunidade de apoio deve contemplar até 10 projetos", detalha o coordenador. Os contemplados serão selecionados por uma Comissão Organizadora paritária composta por discentes, docentes, técnico-administrativos e colaboradores terceirizados.

A programação também contará com o III Seminário da Especialização em Gênero e Sexualidade - perspectivas interdiciplinares", com possibilidade de participação e apresentação de trabalhos acadêmicos de toda UFJF e outras Universidades. Também estão confirmadas três conferências.

Compondo ainda a programação cultural, será realizado nova edição do Festival de Cinema com tema voltado para "50 anos da revolução de Stannewall", movimento que simbolizou início das lutas LGBT, mundialmente. O tema também será lembrado durante os shows de intervalo do Miss Brasil Gay, conforme divulgado em coletiva de imprensa em abril.

Marcelo do Carmo conta, ainda, que a organização divulgará nesta edição o teaser do documentário chamado MISS, com produção dos acadêmicos da UFJF. "Reunimos o acervo histórico de todo o movimento LGBT na cidade e estamos colhendo entrevistas para lançar o documentário em 2020. A intenção é que ele concorra ao Primeiro Plano e circule por outros festivais de cinema de todo o país".  

Mais ações afirmativas

Quem passar pela Universidade a partir desta quinta, 27, vai se deparar com as faixas de pedestres localizadas em frente ao Direito e à Faculdade de Letras pintadas com as cores do arco-íris, em alusão à bandeira rainbow, que simboliza o movimento. "Talvez essa seja a ação afirmativa mais importante realizada este ano, pois ratifica o posicionamento da Universidade sobre a diversidade, inclusão, gênero e sexualidade", afirma Marcelo.

Por dois anos consecutivos, Juiz de Fora permaneceu membro do International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), o que tornou possível a presença de representantes da Universidade no Congresso realizado em Nova York, nos Estados Unidos, e em São Paulo. "Em parceria com a EMBRATUR, JFC&VB e Miss Brasil Gay, conseguimos lançar primeiro pacote internacional para um evento LGBT no Brasil", detalha o coordenador.

Outros avanços, resultados de ações dentro da especialização em Gênero e Sexualidade da UFJF, serão a negociação para abertura a partir de agosto de um Posto Avançado, na Delegacia da Mulher da Polícia Civil de Juiz de Fora, para acolhimento da população LGBT em situação de violência, e, um projeto para a capacitação e intermediação, com intuito de gerar emprego e renda para população LGBT em vulnerabilidade na cidade.

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, lembra ainda que a Universidade tem trabalhado para garantir direitos de seus acadêmicos. "A UFJF foi pioneira com Resolução de 2015 que permitia que o graduando usasse nome social nos documentos internos. No início do ano, recebemos demandas de estudantes transgêneros que solicitaram detalhes em seus nomes sociais que não estão especificados na Resolução. Fizemos duas reuniões e vamos votar amanhã (sexta) nova Resolução para contemplá-los", detalha. O diretor ainda lembra que a instituição não cobra para alteração do nome nos diplomas. "É mais uma ação sem burocracia para garantir os direitos de todos".

Canais do evento

www.semanarainbowufjf.com
Instagram: semanarainbowufjf
Facebook: semanarainbowufjf
Marcar #lgbtqjuizdefora

ACESSA.com - III Semana Rainbow da UFJF acontece entre os dias 7 e 18 de agosto