Formatura da UFJF ? transferida para o Exposhop Quest?es de seguran?a na BR-040 ocasionaram a mudan?a do
Expominas para o Exposhop

Renata Cristina
Rep?rter
27/02/2007

Por duas vezes nesta ter?a-feira, dia 27, a Universidade Federal de Juiz de Fora teve que alterar o local de realiza??o da cola??o de grau unificada, prevista para acontecer no pr?ximo s?bado, dia 03, ?s 17h. Inicialmente, o evento seria realizado no Expominas, no entanto, um of?cio enviado pela Concer, empresa que administra o trecho da BR-040, pedia a transfer?ncia de local, por quest?es de seguran?a.

De acordo com a assessoria da Concer, algumas obras na a?rea, como a constru??o de um trevo de acesso ao Expominas, ampliariam a seguran?a dos 1.050 formandos, al?m de convidados. Em declara??o, a empresa afirma que "informou o risco para prevenir e n?o proibir o evento". Ainda assim, a Concer justificou que o trevo ainda n?o foi constru?do, pois foram registradas irregularidades no projeto apresentado pela Codemig.

Por volta das 7h30, a institui??o enviou uma mensagem ? imprensa, informando a mudan?a de local para o Exposhop. J? ?s 8h, outro e-mail declarava que o evento seria realizado no Expominas. Ao final da tarde, houve a confirma??o de que a cola??o unificada da UFJF passaria definitivamente para o Exposhop.

Em comunicado oficial, a Universidade informou que "entraves judiciais entre a concession?ria respons?vel pela conserva??o da rodovia BR-040 e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) levaram a UFJF a buscar um novo espa?o".

J? a justificativa para o n?o acontecimento da cola??o no Campus Universit?rio, como acontecia em anos anteriores, foi calcada em quest?es econ?micas. "Com o objetivo de reduzir gastos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) optou por procurar um local alternativo para realizar a sua cola??o unificada".

Formandos

Os alunos com a vida acad?mica regularizada devem procurar a Diretoria de Comunica??o da UFJF para pegar suas becas. ? importante que todas as suas notas tenham sido publicadas e que n?o haja nenhum empr?stimo de livro registrado na Biblioteca Central e demais unidades.

A distribui??o de convites come?a nesta quarta-feira, dia 28, no per?odo de 8h ?s 18h, tamb?m na Diretoria de Comunica??o. Cada formando ter? direito a tr?s convites. O Exposhop tem capacidade para 4 mil pessoas e o estacionamento ser? pago. A UFJF informa que est? negociando linhas de ?nibus extra para o dia do evento.