Artigo
Horm?nios antienvelhecimento
retardam o "rel?gio biol?gico"

26/07/2001

O homem moderno luta ardentemente para aumentar e otimizar seu tempo de vida aqui na terra. As pesquisas cient?ficas que visam "retardar nosso rel?gio biol?gico? s?o aperfei?oadas a cada ano. Aquela senhora francesa de 121 anos, l?cida, um dos seres humanos mais velho do mundo, foi considerada um anomalia gerontol?gica! Dentro de poucas d?cadas, ela deixar? de ser exce??o.

O envelhecimento que conhe?o agora ? muito diferente do que quando eu tinha 15 anos: naquela ?poca j? achava uma pessoa de 50 anos velha! Hoje, nesta idade, me sinto cheia de vida, sa?de, entusiasmo e sonhos! E assim est?o pessoas de 70 anos, 80 anos!

A teoria gen?tica ? a mais investigada no antienvelhecimento. Nos humanos existem duzentos genes que controlam importantes fun?es relativas ao envelhecimento: uns genes aumentam nosso tempo de vida e outros o diminuem. Se conseguirmos alterar com sucesso estes genes, aumentaremos nossas defesas imunol?gicas e controlaremos doen?as neurol?gicas comuns no envelhecimento como o Mal de Parkinson e Alzheimer. Estas chances de sucesso aumentam dia a dia com o trabalho do Projeto Genoma Humano, que identifica a localiza??o exata de cada gene, tentando aperfei?oar o nosso conjunto gen?tico.

Os horm?nios representam uma pe?a importante no jogo da longevidade, pois podemos alterar e prolongar a vida de forma muito significativa atrav?s do uso dos 4 horm?nios pr?-longevidade.

Esses horm?nios, mesmo que simples, que n?s temos naturalmente em nosso organismo, alteram de forma eficaz o curso do processo de envelhecimento dos homens que chegam aos 80 ou 90 anos cheios de energia, sem amea?a de infartos e das mulheres sem a preocupa??o de artrose, da imobiliza??o por uma osteoporose, suores e noites mal dormidas, dias longos e cansativos. Ressecamento de pele, mucosa, rugas, queda de cabelo. Nosso destino era este, pelo menos at? agora.

Os horm?nios pr?-longevidade

O uso da reposi??o de horm?nios em humanos exauridos pela idade, no intuito de lhes dar mais vigor e sa?de, ? patrim?nio dos anos 90, e ? muito pol?mico ainda. S?o eles:

  • Estrog?nio e Progesterona
    Foram os primeiros horm?nios usados com esta finalidade. As mulheres est?o repondo em seus organismo o que a idade lhes tomou, e a maioria delas sente-se bem, vive mais e mais saud?veis do que as que n?o se submetem ao tratamento. ? claro que devem ser avaliadas hist?rias pessoais e familiares de c?ncer de mama ou ?tero, cardiopatia, tromboses venosas, etc.

  • Horm?nio de Crescimento Humano (HCH):
    Este horm?nio tem papel fundamental no desenvolvimento de crian?as e cai abruptamente na idade adulta. Em 1990 inicia-se a revolu??o hormonal quando Dr. Daniel Rudman da Univ. de Wisconsin usa este horm?nio em um grupo de 21 idosos. Ficaram com pele mais lisa e saud?vel, a densidade ?ssea aumentou, os m?sculos desenvolveram, ?rg?os internos como f?gado, rins e ba?o ganharam volume e perderam gordura. Ap?s 6 meses de tratamento, muitos pareciam 10 a 15 anos mais jovens.

    O uso deste horm?nio deve ser feito sob grande controle por m?dico especializado, com dosagem do horm?nio no sangue, j? que pode predispor ? diabetes, crescimento de extremidades ou potencializar o crescimento de tumores. Dizem que os artistas de cinema como Sophia Loren e Demi Moore est?o usando!

  • DHEA (Dehidroepiandrosterona)
    Parece ser o mais promissor dos horm?nios pr?- longevidade pela disponibilidade, baixo custo e aus?ncia de efeitos colaterais significativos. O homem tem grandes doses deste horm?nio, que ? fabricado pela gl?ndula suprarenal. O idoso tem apenas 10% desta quantidade. A a??o dele ainda ? um enigma, mas seus efeitos s?o n?tidos: altos n?veis protegem contra c?ncer e doen?as card?acas. Ajuda na preven??o do diabetes, osteoporose, artrite reumat?ide, obesidade, fadiga cr?nica, melhora a mem?ria e diminui a depress?o. Melhora tamb?m o sono e parece aumentar o impulso sexual, por isso ? considerado o "horm?nio do sentir-se bem".

  • Melatonina
    ? o respons?vel pelo sono. Os dist?rbios do sono s?o muito comuns entre as pessoas idosas, porque elas produzem quantidades pequenas de melatonina ou produzem fora da hora. T?m dificuldade de manter n?veis mais profundos do sono, que ? o est?gio em que o organismo mais se recomp?e e ? a hora em que ocorrem os sonhos. Sem este est?gio, a mem?ria falha, aprender coisas novas ? dif?cil e ocorrem desordens psicol?gicas.

  • Testosterona
    Por que os homens n?o est?o fazendo o mesmo tipo de reposi??o hormonal que a mulher? ? porque os n?veis da testosterona n?o caem t?o de repente como os horm?nios da mulher, n?o h? ondas de calor, n?o h? decl?nio alarmante na massa ?ssea, nem atrofia genital repentina. Mas a verdade ? que aos 70 anos o homem tem 30% a 50% menos testosterona do que quando jovens, e lentamente o processo de envelhecimento vai aparecendo.

    Por isso, todo homem com mais de 50 anos e com n?veis sang??neos de testosterona menor que 400 pcg/ml devem procurar um especialista que provavelmente lhe far? a reposi??o de testosterona, muito facilmente atrav?s de cremes ou gel local. A andropausa masculina ? seguramente trat?vel pela medicina, e os homens merecem tanto quanto as mulheres que j? se tratam h? muito tempo!

    Sugiro que voc?s leiam o livro Retardando o Rel?gio, de Elmer Cranton e William Freyer, da Editora L?!

Como vemos, a engenharia gen?tica, os horm?nios pr?-longevidade, o exerc?cio f?sico e a alimenta??o correta aumentar?o muito nosso tempo de vida nesta terra. J? devemos nos perguntar o que conseguiremos com isso, porque queremos chegar l?, quanto estamos dispostos a pagar por essa longa caminhada, e qual ser? o destino final de uma ra?a humana que n?o envelhece e morre bem al?m dos 100 anos. Ser? que n?o seremos robotizados, como Aldous Huxley sonhou em seu livro Admir?vel Mundo Novo?

N?o importa filosofar demais, temos j? que nos preparar e pensar o que fazer com esse ganho de tempo! Somos seres criativos, podemos desenvolver mil atividades gostosas que nos ajudem a ser mais felizes... mesmo com 100 anos!


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br