Artigo
Como eliminar as inc?modas olheiras

28/09/2001

As olheiras s?o causas frequentes de consulta aos dermatologistas e cirurgi?es-pl?sticos. Um pouco de olheira pode ser charmoso, d? uma profundidade ao olhar, mas quando ? muito acentuada pode aparentar cansa?o e envelhecimento. As olheiras s?o originadas por:

Dep?sito de melanina (pigmento escuro) na pele, cujo dep?sito pode ser:

  • Cong?nito ou familiar, mais comum em adultos e mulheres de olhos e cabelos escuros
  • Secund?rio ao excesso de sol, estrog?nio e progesterona end?genos ou ex?genos, gesta??o, amamenta??o.
  • Ap?s dermatite inflamat?ria causada por alergia de contato e atopia (associada ? rinite e bronquite al?rgica)
Vascular
Devido ? grande vasculariza??o venosa subcut?nea com hiper-transpar?ncia da pele. Estes casos pioram com estresse, falta de sono, menstrua??o, gripes, ou qualquer transtorno que altere a circula??o local. Pode ocorrer tamb?m em doen?as sist?micas como renais, hep?ticas, Doen?a de Adison e linfomas.

Sombra Palpebral
Ocorre principalmente em casos de edema periorbital, sobra ou flacidez da pele, profundidade dos ossos da ?rbita.

Op?es de tratamento

O primeiro passo ? identificar a origem do problema. Quando a causa ? aumento da melanina, s?o usados despigmentantes como a hidroquinona, ?cido retin?ico, Laser de CO2 (tira a pele velha formando uma pele nova , clara, sem pigmento), Laser de Alexandrita ou Ruby, Peelling de Fenol ou peeling com lixa de diamante (Dermoabras?o).

Se o problema for vasculariza??o venosa, usam-se produtos ? base de Vit K, Vit.C ou cafe?na, para contrair a parede dos vasos sang??neos, ou destru?-los com os Laser Vasculares (Dye Lasers). Mas se a causa ? o excesso de pele, o indicado ? a blefaroplastia, cirurgia pl?stica de uma p?lpebra destru?da, utilizando a pele vizinha do olho.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br