Artigo


Gagueira - parte 2
Quando o problema j? se instalou

17/12/2001
A ?nsia do ouvinte apressa a l?ngua do narrador.

Charlotte Bront?

Uma vez instalada, a gagueira tende a se auto perpetuar e a se agravar com o tempo. Come?a ent?o a mudan?a do comportamento verbal da pessoa. As repeti?es, que at? ent?o eram simples, podem tornar-se crescentes e complexas, chegando mesmo a bloqueios verbais, sem evid?ncia de sons, mas com alto grau de tens?o. Alguns sinais f?sicos e psicol?gicos tornam-se evidentes.

Aspectos f?sicos da gagueira
Aos aspectos f?sicos est?o envolvidas v?rias partes do corpo. Sinais de tens?o ficam muito evidentes, tornando a gagueira uma ?teia? de complexidade tal, que a pessoa come?a a criar movimentos corporais secund?rios, tais como: tens?o nos l?bios, na l?ngua, nos olhos, suor excessivo nas m?os, no rosto, enfim, o corpo da pessoa que gagueja apresenta-se, de maneira geral, muito tenso.

Algumas pessoas gaguejam enquanto est?o conversando, mas n?o o fazem em leitura em voz alta. Outras, gaguejam falando ou lendo.

Observa-se que, geralmente, a pessoa gagueja mais no princ?pio de uma palavra e no in?cio de uma conversa. Muitas vezes, a pessoa sabe quais as palavras que s?o realmente incapazes de pronunciar e tentam substitui-las por outras mais f?ceis para ela. Al?m do fato em si, o de gaguejar, a pessoa apresenta rea?es psicol?gicas que o acompanham.

Aspectos psicol?gicos da gagueira
N?o encontramos em momento algum duas gagueiras exatamente iguais. Cada pessoa que gagueja tem um modo pr?prio de lidar com sua gagueira, que varia de acordo com as situa?es. E, de acordo com a ocasi?o, fatores psicol?gicos podem agrav?-la ou abrand?-la. ? importante que a pessoa aprenda a lidar com essa flutua??o e junto com seu fonoaudi?logo, analisar que fatores podem estar interferindo no seu comportamento verbal.

Em certos casos, as pessoas t?m conhecimento das situa?es que apresentam maior ou menor grau de dificuldade. Os graus variam de acordo com cada pessoa, embora tenham algumas situa?es constrangedoras bastante comuns entre elas: falar ao telefone, fazer compras, ler para os outros, por exemplo.

O temor para falar pode tomar conta da pessoa e quando ela observa que est? gaguejando muito em uma palavra ou mais, ou mesmo em um som, come?a a acreditar que jamais conseguir? diz?-los. Esse ? um dos casos em que a terapia fonoaudiol?gica associada ? psicoterapia poder?o obter melhores resultados.

As atitudes em rela??o ? gagueira tamb?m variam muito. Para umas pessoas, falar em fam?lia pode ser mais f?cil do que para outras. Com amigos, em geral, se sentem mais ? vontade. As maiores dificuldades est?o nas atitudes diante de estranhos, de autoridades, no conv?vio social.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br