Artigo

A voz no teatro - parte II

A voz est? para o teatro
assim como as cores est?o para a pintura

21/03/2002

O trabalho em fonoaudiologia para atores de teatro ?, fundalmentamente, o equil?brio entre voz e emo??o. ? buscar o controle da voz sem perder a espontaneidade, tentando expandir a sua voz por todo o espa?o c?nico onde est? atuando.

O movimento corporal ? outro fator de import?ncia para o trabalho c?nico. Todo o corpo deve estar em sintonia constante com a palavra que sai da voz e da emo??o. Essa harmonia ? que vai facilitar o ator a criar entidades, personagens durante a sua atua??o no palco.

Entretanto, nem sempre o ator busca o trabalho vocal para melhorar a sua performance art?stica. Problemas vocais come?am a aparecer nessa situa??o. A redu??o dos abusos vocais ? poss?vel quando seguida de boa orienta??o. Ensina-se o ator a compensar comportamentos inadequados com h?bitos que favore?am a sa?de vocal, tais como: hidrata??o, aquecimento da voz e relaxamento do aparelho fonador, ap?s as apresenta?es.

O treinamento b?sico ? constitu?do de:

  • libera??o das tens?es desnecess?rias ao corpo: relaxamento de pesco?o e ombros, associados ? respira??o profunda, por?m suave. Identificar pontos de tens?o. Contato visual
  • suporte respirat?rio: estimular a respira??o nasal, respira??o livre e suavizar o fluxo a?reo
  • dic??o precisa: leitura de trava-l?ngua
  • resson?ncia: exerc?cios de relaxamento de mand?bula, l?ngua e bochechas

O fonoaudi?logo participa da constru??o vocal do personagem dentro das etapas de montagem do espet?culo. Ir? atuar nos ensaios, junto ao elenco, diretor e o texto. Al?m disso, tentar? fazer com que o ator "fale" com a voz e com o corpo. O fonoaudi?logo que trabalha com atores n?o precisa ser ator. ? preciso se interessar pelo teatro, estar atualizado, entender o texto, mas n?o precisa saber representar.

Outros aspectos que dever?o ser aprimorados por meio do trabalho fonoaudiol?gico s?o:

  • ritmo, dic??o e musicalidade da fala: ajustar os pontos de articula??o (pedir ao ator que sinta o seu corpo, se escute e se perceba para detectar poss?veis inadequa?es). Cantar.
  • proje??o vocal: imaginar uma pessoa no in?cio, no meio e no fim da plat?ia e emitir a voz para que cada uma delas ou?a, respectivamente.
  • express?es faciais: tentar demonstrar diversas emo?es / sensa?es em frente a um espelho.
  • sotaques: suaviz?-los ou increment?-los de acordo com o personagem.

Enfim, o bom desempenho da voz e do corpo desenvolver? no ator auto-conhecimento, permitindo a ele seguran?a para melhorar sua performance art?stica.

Colabora??o da fonoaudi?loga, L?cia Maricato dos S. San?bio.

Leia tamb?m:
A voz no teatro - parte I


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br