Artigo
M?os, colo e pesco?o

05/04/2002

"... uma mulher sem saboneteiras
? como um rio sem pontes. Indispens?vel."

J? dizia o s?bio poeta Vin?cius de Moraes, em seu famoso poema Receita de Mulher.
Para quem n?o sabe, saboneteiras s?o as depress?es existentes no colo, que fazem ressaltar as sali?ncias das clav?culas.

E se a idade de uma pessoa pode ser medida pela apar?ncia do colo, do pesco?o e das m?os, devemos cuidar muito bem deles. Pode n?o parecer, mas estas regi?es s?o espelhos do nosso dia-a-dia e a gente nem sempre d? a aten??o necess?ria para elas. S?o ?reas expostas, degeneradas progressivamente pela exposi??o ao sol, e, infelizmente, as pessoas n?o se acostumaram a trat?-las diariamente, o que ? fundamental!

Com a idade, o vento e o sol do dia-a-dia v?o degenerando os vasos sangu?neos e a pele do pesco?o fica ?spera, avermelhada ou manchada - quase sempre debaixo do queixo fica branco. A pele desta ?rea tamb?m ? agredida constantemente ao dirigir um carro ou mesmo ao permanecer em ambientes fechados, por?m muito claros.

O barato de todo dia

Quais s?o os cuidados principais com essas regi?es?
Pela manh? deve-se usar filtro solar com fator de prote??o acima de 30, e sempre que poss?vel repetir a aplica??o a cada 3 horas. O uso de golas altas tamb?m protege muito.

A noite usa-se cremes a base de vitamina c, retinol, ?cido glic?lico ou retin?ico. Sempre lembrar que esta regi?o ? mais sens?vel, por isso usar ?cidos mais fracos ou com menos frequ?ncia.

Pessoas que lidam muito com sab?o, detergente ou outros produtos qu?micos devem usar cremes com ?leo de am?ndoas e silicone frequentemente. Quando a pele j? est? muito lesada, devemos associar tratamentos mais fortes.

Siga as dicas:

  • Manchas escuras: Nitrog?nio L?quido para as manchas maiores ou Laser Rubi ou de Alexandrita para manchas pequenas. Estes aparelhos esquentam as fibras el?sticas e col?genas da pele, provocando uma remodula??o da derme e portanto s?o usadas tamb?m para melhorar a textura e dar brilho ? pele.
  • Pesco?o ou Colo muito vermelho: Geralmente associado com mancha branca embaixo do queixo, devido ?s les?es nos vasos sangu?neos desta regi?o pelo sol. ? de dificil tratamento s? com medicamento, mas atualmente existem lasers espec?ficos para esta les?o, e em poucas sess?es os pacientes conseguem se livrar do famoso pesco?o vermelho de per?.
  • Botox: Tem sido usado no pesco?o, somente em caso de poucas rugas, sem flacidez. O resultado n?o ? maravilhoso. N?o pode-se fazer doses altas, por haver o risco de enfraquecimento do m?sculo que mantem o pesco?o em p?, pode alterar o tom de voz ou dificultar a degluti??o.
  • Lipoescultura: S? ? usada quando existe um "discreto papo", porque se tirar muita gordura a pele vai ficar fl?cida, e o aspecto ficar pior do que antes.
  • Lipostabil: Esta subst?ncia ? a lecitina de soja injetada dentro das c?lulas gordurosas, tentando diminuir o papo. D? resultado discreto quando n?o existe flacidez associada. Deve ser feita de 15/15 dias e se em 5 aplica?es o paciente n?o ver resultado ? bobagem insistir porque n?o responder?.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br