Artigo

Dificuldades de
aprendizagem parte III
Relato de uma professora *

17/06/2002

"Conscientizar-se, eis a palavra-chave."

Existem crian?as que podem ser ajudadas com a compreens?o e aux?lio da professora. No entanto, h? outras, que apesar de n?o terem dificuldades graves, necessitam de atendimento complementar, fora da escola.

A crian?a com dificuldade na comunica??o oral, problemas de dic??o, entre outros dist?rbios da fala, da leitura e da escrita, pode beneficiar-se com o acompanhamento sistem?tico de um fonoaudi?logo. Atrav?s de exerc?cios constantes e de orienta??o aos familiares, essa crian?a poder? superar suas dificuldades, tornando-se mais segura, integrada ao seu grupo e com maior chance de aprendizagem.

No maternal 3, t?nhamos um aluno que n?o era capaz de se comunicar oralmente, de forma alguma, nem com os colegas, nem com a professora. Ele apenas se manifestava atrav?s de gestos, sempre apontando o dedo para as situa?es que desejava.

Ap?s algumas conversas com a diretora e os familiares, constatamos que o melhor caminho seria a consulta com um fonoaudi?logo para detectar com mais rapidez e efici?ncia o que estava acontecendo, nos tirando de uma situa??o de ansiedade.

Depois do in?cio das sess?es de fonoaudiologia, o aluno j? se manifesta oralmente, tentando se comunicar atrav?s da fala. J? notamos grande evolu??o, o que tem deixado os familiares mais seguros e contentes com a melhora da crian?a. Por outro lado, o pr?prio aluno j? est? se sentindo mais confiante e se entrosando com os coleguinhas, porque j? consegue se comunicar.

O que vale extrair desse caso e de outros parecidos ? que n?o temos mais d?vidas de que um trabalho no ?mbito escolar s? se realiza com efici?ncia quando buscamos a parceria.

Agrade?o a oportunidade deste espa?o para contribuir com uma experi?ncia neste campo de parceria profissional, que tem dado resultados positivos para a quest?o das dificuldades da aprendizagem.

*Colabora??o de Fernanda Henrique Monteiro ? professora e aluna do 2?. Per?odo de Pedagogia do CES/JF .


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br