Artigo
Fendas Labiopalatais - parte I
::: 15/07/2002

Os estudos anat?micos n?o podem continuar s? baseados em imagens bidimensionais, sem levar em conta a vida emocional.
Keleman

Muitas crian?as nascem com malforma??o cong?nita da face, entre elas as chamadas fendas labiopalatais que comprometem a voz e a articula??o das palavras, al?m de causarem em problemas dent?rios e emocionais.

As causas das fendas labiopalatais
As pesquisas nessa ?rea ainda n?o identitificaram todas as causas dessa malforma??o. Sabe-se, por?m, que h? evid?ncias que comprovam que problemas de nutri??o (em classes s?cio-econ?micas mais baixas), amea?as de aborto, fumo e alcoolismo durante a gesta??o, drogas de um modo geral, estresse emocional no primeiro trimestre de gravidez, rub?ola, podem gerar o problema. Alguns estudos indicam que a idade dos pais tamb?m interfere. Crian?as, filhas de pais mais velhos, t?m maior propens?o para nascerem com fendas labiopalatais.

Descobrindo a fenda labiopalatal
O problema ? identificado logo que a crian?a nasce, durante o exame geral feito pelo m?dico. Os l?bios podem nascer abertos (fenda de l?bios) assim como, o nariz e os palatos (c?u da boca) podem vir em conjunto ou separados. Quando a crian?a nasce com duas ou mais fendas, podemos considerar o caso mais complicado, em virtude do comprometimento da comunica??o, al?m de fatores emocionais estarem presentes em todos os casos.

As altera?es que as crian?as sofrem
Os problemas respirat?rios e de alimenta??o s?o constantes nesses beb?s, logo ao nascerem. A respira??o inadequada vai comprometer as fun?es articulat?rias e da voz, prejudicando a clareza das palavras e a voz fanhosa (rinofonia), caracter?stica nessas crian?as.

As arcadas dent?rias tamb?m ficam prejudicadas, o que leva ? necessidade de avalia??o com o odontopediatra e, posteriormente, ortopedista funcional e ortodontista. ? comum o problema auditivo, da?, a import?ncia de se realizar audiometria (exame auditivo), para detectar se a crian?a teve perda ou n?o da audi??o.

Os problemas emocionais
A alimenta??o tem rela??o estreita com o emocional tanto da m?e quanto de seu beb?. A impossibilidade da amamenta??o natural come?a a gerar ansiedade na m?e, al?m da apar?ncia f?sica diferente. Os pais precisam se reequiibrar e se reorganizar devido ? frustra??o das suas expectativas. Cada membro da fam?lia reage de modo particular, mas carrega consigo sentimento de tristeza.

O importante ? a fam?lia tomar provid?ncias imediatas, seguindo as orienta?es m?dicas e buscando tratamento adequado, como cirurgias e tratamentos especializados, de acordo com cada caso. Em geral, essas crian?as v?o precisar de atendimento psicol?gico e fonoaudiol?gico (fonoterapia). Quanto mais cedo come?arem os tratamentos, melhor o progn?stico.

No pr?ximo artigo, detalharemos cada ponto aqui descrito, enfatizando o trabalho de equipe interdisciplinar no tratamento das fendas labiopalatais.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br