Artigo
Depress?o Infantil.
Essa doen?a que quase ningu?m v?!
::: 29/10/2002

"H? olhos que n?o v?em, h? bocas sempre caladas,
Muitas m?os que n?o seguram
Bra?os que n?o abra?am,
Mentes que se esqueceram de abrir-se para o sol."
Ziraldo

A crian?a demonstra apatia, desinteresse, dist?rbios escolares, do sono e da alimenta??o e se isola de grupos. Quando uma crian?a apresenta estes sintomas, ? comum ouvir da fam?lia e da comunidade escolar, que esta crian?a ? desatenta, irrespons?vel, tem g?nio dif?cil e n?o quer nada...

? ainda complicado para o mundo adulto, reconhecer nestes sintomas uma doen?a, que se n?o vista, diagnosticada e tratada a tempo, se cronifica, trazendo danos posteriores ao aspecto afetivo-social desta crian?a. As depress?es hoje, representam motivo de grande preocupa??o, uma vez que, manifestada, diminuem a capacidade criativa, afetiva e produtiva do indiv?duo. E em conseq??ncia disto, com o sofrimento que da? adv?m, as pessoas e as crian?as tendem a uma atitude isolacionista, numa tentativa de se defenderem. Resultado pouco positivo entretanto, porque uma das maneiras de evitar ou diminuir a depress?o, ? a intera??o com o grupo familiar e social.

O diagn?stico da Depress?o Infantil, quase sempre demora a ser realizado, e a crian?a adquire v?rios r?tulos que lhe s?o impostos pelos que est?o ao seu redor, at? que se forme a consci?ncia de que as crian?as tamb?m sucumbem a depress?o. ? importante ressaltar aqui, que existem dois tipos de quadros depressivos mais comuns: depress?o end?gena (se manifesta sem motivo aparente e muitas vezes est? ligada a uma pr?-disposi??o familiar). Em algumas fam?lias, ? maior o n?mero de membros acometidos de depress?o. E a depress?o reativa, que est? ligada a uma rea??o de defesa e nega??o da crian?a frente a algum acontecimento em sua vida: perda, por morte, separa??o dos pais, mudan?a de cidade, escola ou grupo social (gerando inadequa??o) e conflitivas familiares.

O melhor meio para detectar uma depress?o infantil ? a observa??o em casa e na escola, tentando identificar os fatores e o tipo da depress?o, manter di?logo constante, e procurar ajuda m?dica e terap?utica, para tratamento e diagn?stico diferencial. Porque, assim como a dor de cabe?a constante, alguns sintomas de depress?o podem estar associados a outras patologias, tornando de extrema import?ncia, uma avalia??o m?dica para um eficiente diagn?stico diferencial.

Aos pais, ? importante a orienta??o no sentido de perceberem e entenderem a depress?o, mas n?o super-valorizando a sintomatologia, para n?o incorrerem no risco de rotular a crian?a. ? importante que a crian?a se sinta cuidada, mas tamb?m cobrada. Al?m do encaminhamento ao tratamento m?dico e psicol?gico, ? preciso que se busque alternativas de extravasamento das emo?es; atrav?s de pr?tica de esportes e atividades l?dicas (pintura, jogos, trabalhos de grupo, teatro)

A depress?o acomete de beb?s a pessoas idosas e ?, hoje, motivo de grande preocupa??o na ?rea de sa?de mental. Muitas vezes, se n?o for corretamente tratada, caminha para outras patologias ou vem acompanhada de outras. As queixas som?ticas ficam crescentes e muitas vezes est?o s? camuflando uma depress?o j? instalada. Da? a import?ncia de um diagn?stico precoce e diferencial.

Tipos de depress?o na inf?ncia:
A crian?a escolar: A quebra dos processos "ensinar - aprender", e viver bem coletivamente, provocam nos sujeitos envolvidos, estados de depress?o. Principalmente nas escolas p?blicas, onde a vinda das crian?as para a escola significa uma busca de ascens?o social; o emprego futuro, e o acesso a melhores condi?es de vida. Se perguntarmos aos pais porque raz?o colocaram seus filhos na escola, a resposta pode ser: "Quero que eles tenham o que n?o tive..." E aos alunos, pela mesma pergunta, seria dada a resposta: "Quero ser algu?m na vida..." Este grau de expectativa d? para dimensionar o grau de depress?o que os problemas do n?o aprender acarretam.

O fato de n?o aprender, traz a depress?o de n?o ser algu?m em rela??o ao aluno e a de n?o conseguir desempenhar bem seu papel em rela??o aos pais. E existem fatores predisponentes do n?o aprender: crian?as vindas de lares sem recursos, o ambiente da escola que ? projetado pelos padr?es da classe m?dia, e ?s vezes, o pr?prio livro did?tico, que traz fam?lias remuneradas e felizes.

Ent?o... como aprender, se as coisas e situa?es parecem t?o distantes do seu cotidiano, da sua viv?ncia? Da? o conflito, o n?o aprender, da?... a depress?o.

A crian?a hospitalizada: A crian?a fisicamente doente, est? afetada na sua integridade, uma vez que a doen?a agride o organismo como um todo, estando seu desenvolvimento emocional, tamb?m comprometido. Na hospitaliza??o, a crian?a apresenta emo?es que podem desencadear depress?o:

  • Sensa??o de abandono,
  • Medo do desconhecido,
  • Sensa??o de puni??o ou culpa,
  • Limita??o de atividades,
  • Dor f?sica.

    A crian?a e a fam?lia: A sintomalogogia ? quase sempre a mesma: crises de choro constantes, abatimento afetivo, medo, irritabilidade, perda de apetite e energia, dist?rbios de sono, dificuldades escolares, perturba?es digestivas, cefal?ias, dist?rbios motores, apatia.

    Seriam causas:

    • Org?nicas:

      • Quadro infeccioso
      • Acidentes
      • Doen?as f?sicas
      • Defici?ncia f?sica

    • Psicol?gicas:

      • Qualidade de relacionamentos
      • Ambiente familiar, que pode traduzir quest?es como:
    - Rejei??o: A falta de um amor aut?ntico, leva a crian?a a comportamentos anti-sociais, e a sentimentos de inferioridade, n?o se sente aceita em sua individualidade (excesso de compara?es) e manifesta crises emocionais e de depress?o.
    - Car?ncia afetiva: Aus?ncia de di?logo, separa??o dos pais, competi??o e compara??o entre irm?os, castigos indevidos e injustificados, interna?es.
    - Superprote??o: Crian?a excessivamente protegida, sem chances de criar, se fragiliza.
    - Fator s?cio-econ?mico: Modifica??o de padr?o ou exig?ncia de participa??o na renda familiar.
    - Outros fatores: morte, fal?ncia, desemprego familiar, doen?as graves na fam?lia.

    Conseq??ncias da depress?o:
    S?o grandes as conseq??ncias que podem surgir de um quadro de depress?o infantil.

  • Individuais: Altera??o do comportamento, hetero e auto agressividade, baixo n?vel de toler?ncia a frustra??o e a dor, desenvolvimento escolar prejudicado, procura de grupos onde possa ser aceita.

  • Sociais: Drogas, roubos, marginaliza??o, exclus?o do grupo social.

    Como prevenir?
    Sempre atrav?s de observa??o constante aos sinais apresentados pela crian?a e desta forma, tentando remover ou minorar as causas.


    V?nia Fortuna
    ? psicanalista e conselheira em depend?ncia qu?mica na cl?nica Psicomed
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas voc? quer ler nesta se??o? A psicanalista V?nia Fortuna aguarda suas sugest?es no e-mail vania@jfservice.com.br