Artigo
Matern?s:
A melodia na rela??o m?e-beb?
::: 18/12/2002

"O que na m?sica n?o est?,
Meu cora??o nada mais quer
Que a melodia em que ti h?".
Fernando Pessoa

A intera??o inicial entre m?e-beb? ? fundamental para todo o processo de desenvolvimento da crian?a, pois ? a partir dela que se constr?i as intera?es afetivas e sociais com o ambiente.

O beb? ao nascer demonstra capacidades e compet?ncias e, uma delas, est? relacionada ao fato de chegar ao mundo equipado com todos os instrumentos necess?rios ? percep??o da fala e ? sua produ??o, o que facilita a intera??o e o aprendizado.

Para chegar a emitir suas primeiras palavras significativas, um longo per?odo de comunica??o n?o verbal foi percorrido por m?e e beb?. Nesse per?odo, todas as formas de intera??o s?o importantes e ser?o interpretadas como sinais comunicativos, como por exemplo: o olhar, sorrisos, vocaliza?es, choro, express?es, atos motores. Nesse processo comunicativo, a m?e realiza adapta?es em sua fala para chamar a aten??o de seu beb?, facilitando a intera??o.

De uma forma bastante peculiar e especial, a m?e tende a usar uma intensidade mais alta do que a usual, exagera na inflex?o vocal de sua fala, aparecem senten?as pequenas e simplificadas, ocorre a presen?a de diminutivos, h? omiss?es, o timbre da voz ? mais agudo e ?adocicado?. Tal modifica??o da voz da m?e ao se dirigir ao beb? ? conhecida como ?manh?s ou matern?s?.

No ?matern?s?, a voz da m?e possui uma musicalidade significativa para o seu beb?, na medida em que suscita rea?es de sua parte. A import?ncia dessa fala dirigida ao filho est? na manuten??o da aten??o e ativa??o da mem?ria do mesmo, bem como na constru??o do v?nculo e do apego, na medida em que atrav?s do contorno mel?dico, a m?e pode transmitir seu afeto, interesse e cuidados.

Dirigindo-se ao seu beb? e construindo com ele (e para ele) uma seq??ncia de turnos de fala em que tem a estrutura de um di?logo, a m?e vai realizando um trabalho interpretativo, atribuindo ?s vocaliza?es do beb? uma significa??o. Com isso, ? atrav?s desse primeiro ?di?logo? que a ela atribui sentido aos sinais do beb?, onde a corporeidade sonora da linguagem desencadeia todo um prazer na crian?a pela descoberta. Portanto, o ?matern?s? ? crucial para a aquisi??o e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional da crian?a.


No pr?ximo artigo, continuaremos com o assunto, confirmando a import?ncia do di?logo inicial m?e-beb? para a sa?de da comunica??o.

*Colabora??o de Martha Choucair - prof. de fundamentos de psicologia I e II do curso de fonoaudiologia do CES/JF.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br