Artigo
Infec?es de pele
::: 6/02/2003

Com o ver?o, todas as infec?es da pele tornam-se mais comuns. N?s temos na nossa pele normalmente as bact?rias de defesa. No ver?o, com o suor e aumento da temperatura de pele, as bact?rias patog?nicas vencem as de defesa da pele , e passam a causar doen?as.

A mais comum ? o Impetigo, antes chamado de Pereba. Antigamente achava-se que era s? falta de higiene, mas ele ocorre frequentemente no ver?o, nas praias por estarem com a ?gua contaminada ou mesmo em praias e piscinas limpas, j? que s? ficar muito na ?gua, com corpo molhado facilita a penetra??o dessas bact?rias. Em geral quando a les?o tem muita crosta ? causado por estreptococus. Quando tem muita bolha o agente ? o estafilococus, uma bact?ria mais resistente, que requer antibi?tico oral. Sempre aconselha-se o banho di?rio com sabonete antiss?ptico, trocar e lavar as roupas diariamente e se for muito frequente pesquisar alguma doen?a sist?mica, principalmente a diabetes.

Nas pernas as bact?rias costumam penetrar mais, podendo deixar marcas e manchas que demoram a sair. Por isso tratar o mais precoce poss?vel.. Quando a bact?ria desenvolve no fol?culo piloso, tem aquele olhinho de pus no poro, ? o que chamamos de Foliculite ou Fur?nculo, e o agente causal ? quase sempre o estafilococus, necessitando tratamento oral. Existem casos de furunculose muito recidivante. Nestes, devemos sempre afastar diabetes, outra infec??o como urin?ria que pode servir de foco. Usar sempre antibi?ticos locais em ?reas que podem n?o ter fur?nculos, mas que servem como reservat?rio e s?o as narinas, umbigo e regi?o genital.

Quando a bact?ria penetra no tecido gorduroso subcut?neo, causa a Erisipela. ? causado por estreptococus, e apesar da perna ser o local mais frequente, pode ocorrer tamb?m na face. Para diagnosticarmos como Erisipela, o local dever? ter calor, rubor, dor e edema. Machucados pequenos, picadas de inseto, frieiras, fissuras nasais ou eczemas seborreicos na face s?os as portas de entrada mais frequentes do estreptococus.. Frequentemente ? recidivante, o que ? s?rio pois pode levar a fibrose dos vasos linf?ticos que drenam os l?quidos da perna, e causar elefant?ase. O tratamento de escolha, que dever? ser feito por especialista, ainda ? o antigo Benzetacil.

Estas infec?es de pele respondem bem ao tratamento e assepsia local.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br