Artigo
L?ngua presa
::: 19/02/2003

A fala ? o maior espet?culo
que o homem encena.
Benjamin Lee Whorf

Assim que nasce, o beb? j? come?a a usar os ?rg?os fonoarticulat?rios, seja atrav?s do choro, do sorriso, das express?es faciais em geral. Vai desenvolvendo sua fala atrav?s do que ouve e tenta articular corretamente as palavras. Assim, entra no processo de comunica??o para ouvir e ser ouvido.

Algumas crian?as o fazem com desenvoltura, outras, por?m, apresentam certas dificuldades, que em geral passam desapercebidas pela fam?lia, por serem muito sutis. Os problemas s? ser?o, ent?o, detectados pelo olhar do profissional fonoaudi?logo, que vai ajudar os parentes a conduzir o processo.

Um caso simples que pode ser resolvido, de prefer?ncia o mais cedo poss?vel, ? a l?ngua presa que anda sendo confundida com outros problemas articulat?rios.

O que ? a l?ngua presa?
Como o pr?prio nome diz, ? a l?ngua que fica presa dentro da boca por causa do freio curto que a impede de moviment?-la na amamenta??o, na suc??o, na degluti??o e, posteriormente, na articula??o das palavras. Observamos esse encurtamento logo ao nascer por ser cong?nito. O beb? j? nasce com esse freio curto de l?ngua.

Quais as conseq??ncias que podem ocorrer ?
A l?ngua ? muito importante para ajudar em toda a movimenta??o da boca. Ela tem fun??o ativa na suc??o e na degluti??o do leite materno, da mamadeira junto com os l?bios, na mastiga??o dos alimentos e, posteriormente, na articula??o das palavras.

Imaginemos essa l?ngua presa no soalho da boca! Tente prend?-la nos dentes debaixo e articule: pRato; boLa; pLanta. E por ?ltimo, expresse : caRamba, ? mesmo!! Pois ?, a? est? uma das conseq??ncias que ocorrem quando a l?ngua est? presa na boca.

Quais as provid?ncias imediatas a serem tomadas?
O primeiro tratamento ? cir?rgico, feito com anestesia local, em seguida um pequeno corte no freio para liberar a l?ngua e deve ser realizado o mais cedo poss?vel para que n?o ocorram s?rios problemas com as fun?es na boca da crian?a, chegando mesmo a engasgos freq?entes. Ap?s a cirurgia, que pode ser feita pelo m?dico ou cirurgi?o-dentista, a crian?a dever? fazer fonoterapia para melhorar a postura da l?ngua que facilitar? a correta articula??o das palavras. Todo trabalho de preven??o ? o ideal para o bem estar f?sico, psicol?gico e ling??stico da crian?a e sua fam?lia.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br