Artigo
Vitiligo - novas esperan?as
::: 08/04/2003

O Vitiligo ? aquela doen?a em que o paciente vai ficando com manchas brancas que o preocupam tanto. N?o ataca nenhum ?rg?o interno, s? tem repercuss?o est?tica mas justamente por isso ? t?o temida.

Sua caracter?stica ? ser uma mancha bem branca, totalmnte sem pigmento, com as bordas bem definidas e, ?s vezes, at? mais escura. Geralmente come?a em ?reas de trauma, como m?os, p?s, joelhos e cotovelos, lugares onde o cinto, a calcinha apertam, mas ? tamb?m comum ao redor dos l?bios e olhos. Pequenos arranh?es, roupas apertadas e pequenos ferimentos podem funcionar como fator desencadeante ao aparecimento das manchas (Fen?meno de Koebner). Um pouco de sol ajuda os medicamentos a repigmentarem a pele, mas em excesso pode ser prejudicial em quem j? tem a predisposi??o ? doen?a.

Pode ser confundido com micose, alergia ao sol, mancha branca de nascen?a ou manchas brancas que aparecem em crian?as al?rgicas e que n?o tem nenhuma rela??o com Vitiligo, por isso ? fundamental ir ao especialista.

Causa: ? autoimune, que significa o pr?prio organismo destruindo os pr?prios melan?citos (c?lulas que d?o cor ? nossa pele). Tem algum fundo familiar e comumente pode ser desencadeada por stress. Em crian?as, por exemplo, pode aparecer ap?s separa?ao dos pais, mudan?as bruscas de vida, perda de algum ente querido. Eventualmente pode estar associado a diabetes, doen?as da tire?ide, anemia perniciosa e alop?cia areata. N?o h? evid?ncias de rela??o com algum tipo de alimento ou se alguma dieta influenciaria a melhora.

Tratamento: Tem evoluido muito. Os antigos incluiam o Viticromim, a Meladinina e a Melagenina(aquele rem?dio vindo de Cuba), que junto com a radia??o ultravioleta ou infravermelha estimula os melan?citos a produzirem pigmento. Em geral 1/3 dos pacientes melhoram 70%. Certos tipos de laser como o Excimer ou Dye Laser podem ajudar em vitiligos pequenos e localizados.

Casos em que a progress?o ? muito r?pida, deve-se usar cortic?ide sist?mico. A grande novidade ? o aparecimentos de medicamentos que atuam, especificamente, na autoimunidade, como o pimecrolimus (Elidel), que foi lan?ado recente no Brasil e o Protopic (pimecrolimus), que breve chegar? ?s farm?cias.

Outra novidade que come?a a se tornar realidade s?o os implantes destes melan?citos. Colhe-se um pedacinho min?sculo de pele do pr?prio paciente e atrav?s de biotecnologia eles s?o reproduzidos em grandes escala e enxertados na pele com vitiligo, sempre que for necess?rio. Sugiro que consultem o site desta firma: MelanoSeed (melanocyte transplant) http://www.biotissue-tec.com

A evolu??o ? imprevis?vel
Crian?as em geral respondem muito bem ao tratamento. Les?es em face respondem maravilhosamente, principalmente com o Elidel ou Protopic, les?es de membros e tronco respondem regularmente, enquanto os dedos, genit?lia e mamilo respondem pobremente. Familiares e portadores de vitiligo , a medicina tem pesquisado muito esta doen?a que afeta 3% da popula??o, e sempre vem chegando t?cnicas mais eficazes!


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br